02 janeiro 2012

THE SHOW MUST GO ON - O SHOW DEVE CONTINUAR







O total descompromisso com o Reino de Deus, o total descompromisso com a Palavra de Deus e prática irreverente de comportamentos bizarros têm predominado em algumas igrejas que mais parecerem circos, manicômios e um gueto gospel do corpo de Cristo. Em nome de uma tentativa de serem diferentes, relevantes ou apresentar algo exótico para os cristãos, "pastores" despreparados ou conscientemente levianos introduzem em suas igrejas aquilo que o mundo já não aceita e pratica. Travestem aquilo que copiam de mais perverso e imundo que há no mundo o oferecem como ração espiritual para uma audiência desqualificada e descompromissada com o Reino de Deus. O ditado romano é mais atual do que nunca “panis et circenses”, pão e circo. Os vídeos que estão postados são de reuniões de igrejas grandes e famosas no Brasil. Uma está em Belo Horizonte a outra em Vitória. Como o mundo pode ser provocado a ter sede do Evangelho e de Deus quando as igrejas oferecem este pão bolorento ou sal insípido. (Bolorento = velho, antiquado, cheio de fungos – ou seja, impróprio para se alimentarInsipido = que não tem sabor, desagradável, tedioso e monótono).

Quando o “pastor” quebra a guitarra em frente à sua plateia e não chamo igreja, mas plateia, pois aquilo não é caracterizado como culto, mas como show está somente mostrando desequilíbrio e uma disfunção emocional profunda. Dizem que aquilo segue a linha do movimento Jesus Freak (década de 1990 - Alemanha) que por sua vez é oriundo do movimento Jesus People (década de 1960 – EUA.) Esse movimento é marcado por comportamentos alternativos no louvor e na contemplação e prevalece mais uma propensão ou inclinação pessoal do que coletiva. Se pensarmos um pouco esse movimento Jesus Freak possui somente 20 anos de existência. Não foi provado pela história e seus fundamentos não se encontram na Bíblia, mas em desejos de homens que querem expressar suas emoções espirituais de formas independentes, mesmo que isso leve a comportamentos grotescos. A explicação dada pelo “pastor” por ter quebrado a guitarra é mais ou menos assim: Se os Kurts Cobains e as Cássias Ellers da vida podem quebrar uma guitarra em seus shows, por que ele não podia quebrar uma para Jesus? Realmente é de estarrecer o argumento medíocre utilizado para justificar essa sandice. Copiar comportamentos de pessoas que nada possuem de Cristo, antes são opostas aos padrões bíblicos? Quem foram as referências do pastor e seus comportamentos? “Durante os últimos anos de sua vida, Cobain, vocalista da banda Nivarna, lutou contra o vício em heroína, doenças, depressão, fama e imagem pública, bem como as pressões ao longo da vida profissional e pessoal em torno a si mesmo e de sua esposa, a cantora Courtney Love. Em 8 de abril de 1994, três dias depois de sua morte, Cobain foi encontrado morto em sua casa em Seattle, vítima do que foi oficialmente considerado um suicídio por um tiro de espingarda na cabeça”.

Cássia Eller, cantora brasileira, homossexual assumida, morreu aos 39 anos. Foi viciada em drogras e a causa de sua morte para alguns é incerta.

São essas pessoas que servem de parâmetro para lideranças evangélicas? Os comportamentos dessas pessoas expressavam seus desequilíbrios e angústias mentais. Copiar isso e dizer que é uma manifestação de amor por Jesus é algo insano. A Bíblia nos chama a andarmos de modo equilibrado e não como ébrios. A igreja não precisar copiar essas loucuras para se mostrar apaixonada por Jesus. Precisa sim de copiar os modelos de homens inteligentes, santos e consagrados. Isso sim é demonstração de um profundo amor por Jesus. No fundo tais lideranças por se verem desprovidas de vida e poder do alto, se espelham no mundo para encontrar motivações para continuar a viver. Somente demonstram suas profundas desorientações e transtornos emocionais. Forjam uma geração de zumbis gospel desprovidos de racionalidade e avessos ao equilíbrio. Somente surfam nas ondas da vacuidade proporcionada pela pós-modernidade.

Conheço o Pr. Presidente da igreja onde aconteceu tal sandice. O Pastor desta igreja é meu amigo pessoal há mais de 25 anos, com certeza desconhece tais práticas e creio que ao saber do ocorrido já deve tomado providências para que não mais aconteçam.

Os outros vídeos apontam para um sério problema nestas igrejas: irreverência e fogo estranho no altar do Senhor. Esses vídeos mostram que algumas comunidades ultrapassaram os limites da idiotice e do imoral. Proporcionam divertimento para suas plateias que estupefatas não reagem e se vêm hipnotizadas por lideranças mortais.

Qualquer manifestação em púlpitos de igrejas ou reuniões de cunho espiritual que tem como ápice o mostrar roupas íntimas ou o ato de se despir somente atraem o escárnio do mundo e seu desprezo. Aquilo que foi elevado em nível de sagrado, como o culto a Deus e sua liturgia, deve permanecer sagrado e nunca banalizado ou mediocrizado. Há uma séria advertência na Palavra de Deus para aqueles que praticam tais coisas em Is. 5:20 “Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!”.

Tais comportamentos nunca trazem a glória de Deus e nunca aproximam o homem do Criador. Pelo contrário despem a divindade de sua santidade e poder a ponto de blasfemarem sem receio algum. Vejo na Bíblia algo oposto. Vejo que quando Moisés subiu ao monte para receber as tábuas da Lei, Deus disse para que o povo não se aproximasse e o local foi delimitado. Vejo Isaias temendo por sua vida quando viu o Senhor assentado em seu alto e sublime trono. Vejo João cair como morto ao ver o Senhor Jesus glorificado na ilha de Patmos.

Não encontro Moisés, Isaías, Paulo, João, Agostinho, Tertuliano, Lutero, Calvino, Zwinglio, Melanchton, Spurgeon, Wesley, Piper, MachArthur Jr. Hernandes e etc. tirarem suas calças e mostrarem suas cuecas ou bermudas em danças mundanas nas reuniões do povo de Deus. Nunca soube que estes gigantes na fé fizessem paródias de músicas em seus púlpitos, mas aprendi que estes trovejavam em seus púlpitos, choravam em suas igrejas pelas almas perdidas e traziam a glória dos céus para a terra. Mudavam a ambiência de suas igrejas com suas presenças e seus sermões. Colocavam os pecadores nas mãos de um Deus irado e depois orvalhavam a Graça do Altíssimo sobre estes para que recebessem o refrigério e perdão de Deus.

ATÉ QUANDO A IGREJA VAI SE RECUSAR A SE REBELAR CONTRA ESSA MUNDANEIDADE QUE SE FAZ PRESENTE EM SEU MEIO?

Ouvi, SENHOR, a tua palavra, e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia”. Hab. 3:2

Soli Deo Gloria

Pr. Luiz Fernando R. de Souza

39 comentários:

  1. Ver cenas como essas, literalmente, fazem embrulhar o estômago de quem deseja simplesmente viver e conhecer mais do Evangelho genuíno que Jesus nos deixou.

    Creio que o mundo precisa de uma nova reforma protestante, para denunciar e renunciar esse evangelho fétido dos últimos dias, onde isso que eles chamam de culto merece outra classificação, como atração circense ou espetáculo amador.

    Uma vergonha e uma tristeza que mancha o nome de Cristo e desonra o Evangelho da Cruz - o único que ajuda o homem a chegar no Céu e adentrar os seus portões.

    Que Deus nos ajude a fazermos a diferença.

    Sola Scriptura!

    Paz do Senhor.

    Elaine Cândida

    ResponderExcluir
  2. Amado Luiz,

    necessitamos de igrejas reformadas, de Homems comprometidos com a palavra de DEUS! O resto dará conta de todos os atos perante o Senhor nosso DEUS! a que ponto chegou a "igreja " para chamar a atenção dos incautos! um bando de nécios! DEUS não poupará nenhum deles!

    Continue firme!

    Um abraço,
    Guilherme Herrera

    ResponderExcluir
  3. É verdade irmã Elaine,
    essas coisas embrulham nossos estômagos mesmo. Para aqueles que prezam por equilíbrio essas sandices provocam vômito. Realmente é uma vergonha. Faço coro com a irmã. Que prevaleça a miserícórdia ao invés do juízo.
    Um abraço
    Em Cristo

    ResponderExcluir
  4. Irmão Guilherme,
    o pior é que juízo começa pela casa de Deus. O mundo necessita é poder da Palavra e do Espírito, nada mais. Deus, para os tais, virou nota de rodapé. Uma grande pena!
    Um abraço
    Em Cristo
    Pr. Luiz Fernando

    ResponderExcluir
  5. Pr. Luiz Fernando,
    Foi-se o tempo em que a igreja admoestava e pregava a palavra. Hoje, a "igreja" se tornou a melhor amiga do mundo. Parece acreditar que a VERDADE não é o mais importante e sim se a casa esta cheia. Assim, tudo o que parece ser legal e divertido no mundo estão levando pra dentro da igreja com a desculpa de que estão trazendo estas pessoas para Jesus, mas se esquecem de realmente apresentar Jesus para estas pessoas. Não irei me assustar se daqui uns anos estarem vendendo cerveja e cigarros nas "praças de alimentação" destas igrejas.
    Que Deus continue te abençoando grandemente e que siga SEMPRE pregando a VERDADE QUE LIBERTA.

    ResponderExcluir
  6. Meu querido irmão Roney,
    vendo os vídeos a vontade que dá é chorar e muito. A verdade foi parar nos quartos do fundo do gueto gospel. O mundo encontrou guarida em nosso meio e isso para nossa vergonha e tristeza.
    Suas colocações são exatas e dolorosas.
    Obrigado pela visita.
    Um abraço
    Em Cristo
    Pr. Luiz Fernando

    ResponderExcluir
  7. Por isso e por muitas outras coisas, não tenho mais vontade de ir à igreja.



    Elizangela Vieira

    ResponderExcluir
  8. Prezada irmâ Elizângela,
    ao tirarmos os olhos de Cristo durante nossa caminhada cristã certamente fraquejaremos. Entendo sua colocação, pois, tenho aqui na igreja onde sou pastor várias pessoas que também estavam decepcionadas com o sistema gospel. Creio que um retorno para a Palavra e oração, como passos iniciais, encaminhará você para um patamar de vida onde Deus lhe comunicará Sua vontade e com certeza indicará uma igreja sadia. As vezes achamos que estamos sozinhos e não restou mais ninguém, mas precisamos lembrar que ainda existem 7000 que não dobraram seus joelhos a Baal. Ainda existem igrejas e pastores sérios e tementes a Deus que não se curvaram diante do mundo, da carne e do diabo.
    Naquilo que precisar conte comingo.
    Deus a abençoe ricamente e lhe confirar sempre Sua Graça e Poder do Alto.
    Em Cristo
    Pr. Luiz Fernando

    ResponderExcluir
  9. E saber que Paulo disse a Timóteo "torna-te padrão dos fiéis"... Q drama! A culpa disso é dos pastores que ainda chamam uns malucos desses de evangelistas. Não sou contra a expressao da arte, agora banalizar o evangelho em nome de igreja cheia é falta de temor de Deus. Vamos falar a verdade. Esse tipo de atitude não ganha ninguém pra Jesus. Paulo se fez judeu pra ganhar os judeus, mas ele se fez assim para que entrar na cultura deles e levá-los para "fora" do seu arraial. A igreja hoje usa o texto de Paulo dizendo que tudo é permitido se ganhar almas, mas a minha pergunta persiste: Estamos ganhando ou perdendo almas? Matéria oportuna. Parabéns pastor. Deus continue a abençoar o senhor!

    ResponderExcluir
  10. É irmão Fábio,
    como discordar do irmão? 100% correto. Infelizmente a Palavra foi preterida e o mundo tornou-se o padrão. A insanidade está grassando no meio da igreja. Cabe-nos registir até o fim contra essas sandices.
    Deus o abençoe ricamente.
    Um forte abraço
    Em Cristo
    Pr. Luiz Fernando

    ResponderExcluir
  11. Pr Luiz Fernando

    A paz
    Veja no dicionário a sequência de sentimentos que encontrei, quando procurava definir o nojo que senti ao ver estes vídeos: nojo (no-jo)
    s. m.
    Náusea, enjôo.
    Repulsão, asco.
    Tristeza, pesar.
    Aborrecimento, grande mágoa.
    Tédio.
    Luto.
    Naquele Livro, não mais respeitado por esses pseudo-pastores, um só termo para definir esta orgia: ABOMINAÇÃO>
    Misericórdia Senhor

    ResponderExcluir
  12. Prezado irmão Alberto,
    faço coro com o irmão. Espero que essa tendência tenha vida curta em nosso meio.
    Um forte abraço
    Em Cristo
    Pr. Luiz Fernando

    ResponderExcluir
  13. “Volta, ó Israel, para o SENHOR, teu Deus, porque, pelos teus pecados, estás caído.

    Tende convosco palavras de arrependimento e convertei-vos ao SENHOR; dizei-lhe: Perdoa toda iniqüidade, aceita o que é bom e, em vez de novilhos,
    os sacrifícios dos nossos lábios.” Oséias 14:1-2

    Pr. Luiz, nesta passagem vejo o Senhor exortando seu povo ao arrependimento e a prática da justiça.

    O pecado havia se alastrado de tal forma que os corações se apartaram de Deus, uma estrutura religiosa corrupta comandada por sacerdotes corruptos e gananciosos acabavam com a verdadeira adoração, e todo o povo apoiava.

    Vivemos hoje um tempo muito parecido, o amor ao dinheiro e o orgulho tem destruído muitos servos de Deus, palavras como arrependimento e renúncia sumiram da maioria dos púlpitos, poucos são os que abrem mão da sua vontade para que a vontade de Deus seja feita, poucos são os que falam que o caminho continua estreito.

    A igreja brasileira passa por uma grande transformação atualmente, ela cresce, mas não em justiça, retidão e santidade e a tendência é de uma descida ainda maior.
    A situação é triste, e exige uma busca pessoal cada vez maior pela presença do Senhor.

    A bíblia já não é a única fonte de revelação e direção para a igreja, abraçam-se diversas visões mesmo que muitas delas se choquem diretamente com as escrituras e a maioria parece não se importar mais.

    A pregação e exposição da palavra em muitos lugares tem tido um papel cada vez mais secundário, mesmo sendo segundo as escrituras a maior carência do povo de Deus, porque o povo não é destruído por falta de música, não é destruído por falta de louvor, não é destruído por falta artes e cânticos, mas é destruído por falta de CONHECIMENTO! De quê? do CÁRATER DE DEUS! DA SANTIDADE DE DEUS! DA JUSTIÇA DE DEUS! ETC..É a palavra que edifica, que consola, exorta, salva, conforta e liberta. O amor a verdade vai se esfriando, antigas convicções vão sendo abandonadas pelo brilho enganoso desse mundo, uma estranha sedução ao povo de Deus.

    Assim, deixando de lado as opiniões dos homens, tomemos o firme propósito de seguir nosso Senhor, sua vida, seu exemplo, seus passos, porque o Senhor é fiel e poderoso para nos sustentar em meio a toda e qualquer dificuldade que tivermos que atravessar tempo tão conturbado.

    “Converte-nos a ti, SENHOR, e seremos convertidos; renova os nossos dias como dantes.” Lamentações 5:21

    Deus te abençôe meu irmão!
    Roger L.

    ResponderExcluir
  14. Prezado irmão Roger,
    seu comentário é preciso. A fonte de toda essa baboseira gospel está no abandono da Palavra de Deus para abraçar um modismo doentio e debilitante. Carecemos de arrependimento e este que venha de joelho regado com lágrimas de profundas dores. Caso contrário, como bem disse o irmão, a descida será íngreme e fatal.
    Obrigado por sua visita.
    Um abraço.
    Em Cristo
    Pr. Luiz Fernando

    ResponderExcluir
  15. Prezamado pr. Luiz Fernando,

    A paz de Cristo, o nosso Senhor!

    Lamentável! É lamentável necessitarmos anunciar esta imagem que demonstra que grande parte da igreja está doente, muito doente, pelos ensinos doentios distribuídos aos que desejam um caminho nada excelente e recheado de heresias.

    Grato ao Senhor Jesus Cristo, por esta sua denúncia.

    Siga em frente nesta responsabildade e cautela, pois, estes são os crentes(...) que nos perseguiram dentro em breve.

    O diabo tomou suas vidas como exemplo de rebeldia e como alimento para a carne dos que não conhecem o Deus verdadeiro e suficiente em sua Santidade.

    O SEnhor seja contigo, nobre pastor,

    O menor de todos os menores.

    Citei o seu blog na minha última matéria na qual, copiei a imagem do YOUTUBE.COM, diante da revolta, que me impeliu a dormir quase as quatro da madrugada, sentido-me quase que um inútil diante da vergonhosa apresentação, destes que se perderam em seus próprios e medíocres desejos. Pura tristeza!

    ResponderExcluir
  16. Prezado colega Pr. Newton,
    deixei um comentário em seu site (www.pastornewton.com).
    Um forte abraço
    Em Cristo
    Pr. Luiz Fernando

    ResponderExcluir
  17. Prezado colega Pr. Geremias,
    o que mais dizer? Esse evangelho nauseabundo virou ração de uma geração inepta diante da vida. Está custando mais caro manter a integridade e o equilíbrio.
    Um forte abraço
    Em Cristo
    Pr. Luiz Fernando

    ResponderExcluir
  18. Prezado Pastor,

    A melhor maneira de aparecer é polemizar. Muitos pretendem um espaço na mídia, mas a concorrência é grande. Então fazem diferente somente para aparecerem, ganhar espaço, já sabendo que serão criticados por nós. Nossas críticas é que os tornam conhecidos e os fazem ganhar audiência. Desculpe, mas acho que não merecem sequer os nossos comentários. Acrescento o texto bíblico contido em Atos 19:13-15: "E alguns judeus, exorcistas ambulantes, tentaram invocar o nome do Senhor Jesus sobre possessos de espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus, a quem Paulo prega. Os que faziam isto eram sete filhos de um judeu chamado Ceva, sumo sacerdote. Mas o espírito maligno lhes respondeu: Conheço a Jesus e sei quem é Paulo; mas vós, quem sois?" Ouso fazer a mesma pergunta que o demônio mencionado: "Quem são essas pessoas?"

    ADRIANO/IBA

    ResponderExcluir
  19. Isso não é cristianismo. Concordo com Adriano/Iba, esse tipo de gente não merece nossas críticas, nem nossa atenção.

    ResponderExcluir
  20. Meu santo escritor, o seu comentário já abordou tudo. Pois, quando não temos nenhuma essência de Deus para Ele nos usar, criamos artifícios e queremos usar Deus. Daí, as pessoas tentam justificar o injustificável.
    Se a referência da igreja (papel inverso) é o mundo. Como ficaria Romanos 12.2? “E não vos amoldeis ao esquema deste mundo, mas sede transformados pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

    ResponderExcluir
  21. Simplismente tristeza. Fico triste de dizer que os catolicos carismaticos se comportam melhor. com exeção da idolatria.

    ResponderExcluir
  22. Pr Luiz Fernando, "Uma voz que clama no deserto"
    Que levantem igrejas produzindo frutos dignos de arrependimento. Pr Jonas

    ResponderExcluir
  23. Prezado irmão Adriano,
    mencionar estas coisas somente no intuito de denunciar essas mazelas intragáveis. Creio o bem precisar denunciar o mal, caso contrário não haverá limites para o mal. Vamos continuar buscando o equilíbrio todos os dias. Isso aponta para o longo prazo.
    Deus o abençoe ricamente.
    Pr. Luiz Fernando

    ResponderExcluir
  24. Meu caro colega Pr. Ismael,
    quanto mais a igreja se aproximar do mundo e copíar seus modelos e padrões, mais perderá seu poder de atração. A igreja por natureza é a contra-cultura do mundo. Marcou este mundo por se diferente e assim precisa continuar.
    Se o padrão é o mundo então Rm. 12:1-2 deixou de ser o alvo.
    Um forte abraço
    Em Cristo
    Pr. Luiz Fernando

    ResponderExcluir
  25. Meu querido colega Pr. Jonas,
    agradeço seu carinho e incentivo. Realmente precisamos de igrejas que produzam frutos de arrependimento. Precisamos de igrejas cuja mensagem desperte sede no mundo.
    Deus o abençoe ricamente
    Um forte abraço
    Em Cristo
    Pr. Luiz Fernando

    ResponderExcluir
  26. Pastor Luiz Fernando

    so posso dizer duas coisas, isto é uma vergonha e que Deus tenha misericordia deste povo e me ajude a caminhar para Ele que é o alvo.
    Graça e paz.
    Nilson

    ResponderExcluir
  27. Prezado irmão Nilson,
    vale o que a Palavra nos diz: "olhando para Jesus autor e consumador da nossa fé".
    A Graça nos mantem equilibrados.
    Um abraço
    Em Cristo
    Pr. Luiz Fernando

    ResponderExcluir
  28. Quando a igreja se torna um supermarket onde voce pode comprar o que quiser, não podemos dizer que o pastor não estava sabendo. saudações

    ResponderExcluir
  29. Irmão vim fazer uma visita ao seu blog, li algumas coisas, e dou graças a Deus pelo seu empenho em proclamar a bendita Palavra. Quero porém deixar algo mais do que um simples comentário. Quero deixar estas palavras: Que escreva sempre com humildade, de todo o coração, e com muito amor, escreva principalmente as verdades vividas na sua vida, porque eu creio que o seu alvo e o meu é sermos úteis, e atingirmos o coração dos que lêem. Aproveito para fazer um convite. gostaria de te-lo como meu amigo virtual na Verdade que Liberta. As minhas saudações em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
  30. Graça, paz e Alegria.
    Sou pastor no nordeste do Brasil.
    Pastoreio uma igreja simples, humilde e de pouquissímos recursos.
    Se a atitude (ato profético) foi de Deus, do diabo e/ou da carne não vem ao caso.
    Cada um dará explicações de seus atos e obras naquele Grande Dia.
    Todavia, caso tenha sobrado algum pedaço da guitarra (captadores, tarraxas, ponte, braço, corpo, potenciometros, etc.) que possa ser reaproveitado, por favor, faça alguma coisa útil para o Reino de Deus, doe para nós.

    ResponderExcluir
  31. Prezado irmão Matteo,
    realmente vem ser tornando em um supermercado e cada vez mais procura oferecer produtos para seus clientes. Tem deixado de ser corpo para virar empresa e assim acontecendo as variedades precisam acontecer.
    Um abraço
    Em Cristo
    Pr. Luiz Fernando

    ResponderExcluir
  32. Prezado Antônio,
    agradeço sua visita e já visitei seu blog que por sinal é muito bom. Continuemos na busca por Aquele que tudo pode e sabe.
    Um abraço
    Em Cristo
    Pr. Luiz Fernando

    ResponderExcluir
  33. Prezado colega Pr.Mário,
    agradeço sua visita e tenho uma péssima notícia para lhe informar: Não sobreu nem uma corda da guitarra partida para ninguém. rsrsrs. Se realmente o coração estivesse na obra muita coisa poderia ser feita para aqueles que se encontram distantes como o irmão.
    um forte abraço
    Em Cristo
    Pr. Luiz Fernando

    ResponderExcluir
  34. Irmão Lucas,
    obrigado por sua visita e um forte abraço. Visitei seu blog e está muito bom e com textos muitos coerentes. Parabéns
    Deus o abençoe ricamente.
    Pr. Luiz Fernando

    ResponderExcluir
  35. Não é o que nós escrevemos mas o que vivemos que vai ter impacto com o semelhante, se realmente deseja atingir o coração do ser humano, escreva o que vive, a realidade, seja honesto diante de si mesmo.Você tem todas as caracteristicas de Jesus Cristo, então haja como Jesus iria agir, ame da mesma forma, porque a graça gloriosa de Jesus está em si.Este é o meu comentário para si. Eu te amo em Cristo, e meu desejo é que sejas uma ferramenta nas mãos do Savador. Se desejar, seja meu amigo na verdade que Liberta. Um obrigado, e um abraço.

    ResponderExcluir
  36. É, meu caro amigo, Pr. Luiz Fernando, onde será que isso que se chama igreja vai parar?

    Ainda bem que sempre há os sete mil que não se dobram perante Baal (nem perante Mamom).

    Deus o abençoe. Continue escrevendo com essa lucidez e esse senso de oportunidade. Christus victor!

    Bispo Moreno

    ResponderExcluir
  37. Prezado irmão Antônio Batalha,
    o irmão em seu comentário está me corrigindo, admoestando, encorajando ou algo que não consegui perceber?
    Um abraço
    Pr. Luiz Fernando

    ResponderExcluir
  38. Prezado colega Bispo Moreno,
    essas coisas viraram tendências e tendências não se revertem no curto prazo. Creio que ainda veremos e experimentaremos coisas piores do que estas. Que Deus nos dê graça para ficarmos entre os 7000.
    Um forte abraço
    Em Cristo
    Pr. Luiz Fernando

    ResponderExcluir

Construindo Casamentos Fortes na Era da Distração

  Construindo casamentos fortes na era da distração Por  Foco na FamíliaQuinta-feira, 7 de março de 2024 Na sociedade acelerada de hoje,...