26 março 2010

POR QUE SÓ A GRAÇA – SOLA GRATIA

Diante do que temos visto como pregação do evangelho nessa terra Brasiles, podemos observar que tais pregadores e suas pregações abdicaram da Graça. Esforçam-se por ofertar um evangelho antropocêntrico e secular a ponto de entronizar o homem e destronar Deus. Quando observo as afirmações dos tele-pastores fico a me perguntar quem está no trono realmente? Afirmações que entram no domínio do herege e do insulto ao criador. Outro dia um tele-pastor pregava e dizia: “o melhor de Deus ainda está por vir”. Entendi que talvez ele quisesse encorajar seus ouvintes a continuar na luta da vida porque Deus ainda tinha coisas boas a dar. Mas fiquei incomodado com sua afirmativa. Se o melhor de Deus está por vir, então Deus não fez o melhor no dia de ontem e nem no dia de hoje. Se o melhor de Deus está por vir, então Deus está melhorando em seu Ser, pois, conseguirá fazer melhor amanhã em relação ao que fez hoje. Não acredito que tal tele-pastor seja um adepto do Teísmo Aberto, pois, acredito que nem saiba do que se trata, mas pisou em mais de 2000 anos de teologia, desprezou aquilo que os grandes defendiam no passado e anulou a Graça de Deus. Deus nunca fará o melhor amanhã. Ele sempre faz o melhor a cada momento, pois, Ele não cresce em poder ou em sabedoria, mas aplica seu poder e sabedoria através de sua Graça e isso sempre da melhor maneira possível. A Graça de Deus nunca oferecerá o melhor de Deus amanhã, ela o faz hoje, agora.

Tais afirmações são inconsistentes com a Graça de Deus. Somente a Graça é suficiente para restabelecer o equilíbrio interno no homem. Somente a Graça é suficiente para destronar o pecado da vida do homem e libertá-lo para servir a Deus. SOLA GRATIA.

Permeou a igreja um ensinamento que o cristão deve reivindicar, exigir, cobrar e determinar os benefícios de Deus. Se assim for, logo já não é pela Graça, mas pelo agir do homem. Quando entendemos a doutrina da Graça não determinamos nada, mas humildemente pedimos ao criador que nos abençoe. Outro dia fui orar em certa igreja e o pastor pediu que eu fizesse uma oração poderosa. Antes de orar disse a Deus: “não consigo fazer oração poderosa, pois, não tenho poder diante de ti Senhor. Humildemente orarei ao Senhor Todo Poderoso e se aprouver a Ti responder a glória será tua”.

A graça coloca o homem em seu devido lugar, o de servo que nada tem a determinar ou exigir, mas que clama por misericórdia.

A Graça nos faz participantes das vitórias de Cristo. Paulo diz em Rom 8:37: “que somos mais do que vencedores por meio daquele que nos amou”. Por meio daquele, por intermédio daquele, através daquele que nos amou. Sim nossas vitórias são as vitórias de Cristo e elas são reais e factíveis. Quando vencemos em alguma área de nossas vidas nada mais significa do que Deus nos ter concedido um pouco da vitória de Cristo. Ele disse: “tenham bom ânimo, eu venci”.

O apóstolo João nos diz que: “todo aquele que vence o mundo...”. Aqui neste texto o neutro é que chama a atenção. A ênfase está não na pessoa vencedora, mas no poder vencedor que opera através da pessoa. Por que a Graça sempre aponta para Deus e seu poder.

A Graça nos faz descansar na Soberania de Deus. A Graça nos faz fortes nas horas difíceis, pois, nos mostra a Soberania de Deus. Deus está no controle de todas as coisas e lemos no livro de Jó Cap. 42:2 “Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido”.

Nada chega até nós sem que Deus o tenha permitido e quando isso acontece podemos sempre crer que o plano está se realizando em nossas vidas.

Isso deveria nos atrair para os braços do Pai e ali acharmos descanso e segurança. Olhamos para as vicissitudes da vida e nelas nos alegramos porque sabemos que o Senhor trabalha através delas para nossa edificação. Paulo nos diz em Rom. 8:28 “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. Em todas as coisas Deus trabalha para aqueles que o amam. Observe que esse operar de Deus é exclusivo para aqueles que O amam. Meu irmão se você ama a Deus pode ficar tranqüilo que Ele está usando todas as coisas, operando através de cada circunstância da vida para seu bem. A Graça nos mostra com clareza a Soberania de Deus.

A Graça de Deus nos encoraja a continuar. Se Deus dispensa seu favor aos que são seus, então podemos estar confiantes a continuar a jornada da vida sem temor. Aquele que já garantiu o fim também suprirá os meios. A Graça nos faz repetir aquilo que Samuel disse: “Ebenezer, até aqui nos ajudou o Senhor”. E podemos afirmar sem medo de errar: “e continuará a nos ajudar”.

A Graça nos diz para seguirmos em frente, pois, Ele já foi à nossa frente e conhece todo o caminho. Jesus nunca nos levará onde Ele não tenha estado.

Precisamos nos alegrar na Graça. Precisamos descansar na Graça. Somente a Graça nos aproxima de Deus.

Soli Deo Glória

Pr. Luiz Fernando R. de Souza

10 comentários:

  1. Pr. Luiz Fernando,

    perdi o primeiro comentário, mas acho que ele não faria muita diferença. Na verdade, não há o que adicionar ao seu texto, antes, resta-nos glorificar a Deus por Sua graça, a mesma graça que o capacitou a escrever uma reflexão propositiva biblicamente.

    Portanto, resta-nos, ao final, proferir: Amérm!

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Luiz,

    Uma vez mais... Coisa boa é ler sobre a Graça de Deus...

    Gostaria somente de encorajá-lo a reescrever somente a parte quando afirmou "...Ele não cresce em poder ou em sabedoria, mas aplica seu poder e sabedoria através de sua Graça e isso sempre da melhor maneira possível."

    Da melhor maneira possível? Deus? Não seria correto: "Mas sempre aplica Seu poder e sabedoria através de Sua Graça mesmo que aos homens pareça impossível." ?

    Josimar Salum
    jsalum.blogspot.com

    PS: Sigo lendo seus escritos... Coisa boa de gente boa...

    ResponderExcluir
  3. Sou grata a Deus por fazer parte da Igreja Batista da Aliança, tendo O Pr.Luiz Fernando como meu Pr.
    ..O que pode ser maior ou melhor que a graça de Cristo sobre minha vida? Certamente, nada. Apesar de todo pecado vindo já da condição humana,Ele me amou,me escolheu e opera em mim sua graça maravilhosa! Jamais serei capaz de compreender a grandeza de Deus em minha vida e que eu possa ser um bom testemunho D'ele!
    Tudo que sou,o que tenho,entrego a Jesus Cristo! E que eu diminua para que Cristo cresça em mim,cada dia mais.
    Pr. Luiz, obrigada. Todo meu crescimento espiritual na graça de Deus vem também de tudo que aprendi até hoje da Palavra através do Pr.
    Que Jesus abençoe o senhor e sua família, um abraço em Cristo,

    ResponderExcluir
  4. Prezado irmão Jorge,
    somente agradeço.
    Em Cristo

    ResponderExcluir
  5. Prezado colega Pr. Josimar,
    suas colocações são verdadeiras. Quando disse que Deus faz da melhor maneira possível quis fazer o contra ponto com a afirmação da postagem de que "o melhor de Deus está por vir". Mas você tem razão são os homens que não compreendem.
    Deus continue abençoando sua vida, família e ministério ai na América do Norte.
    Um abraço carinhoso
    Em Cristo

    ResponderExcluir
  6. Prezada irmã Viviane,
    tem sido um prazer ser pastor de pessoas como a irmã. Você tem se demonstrado sensível às coisas de Deus e isso enriquece nossa comunidade. Vamos continuar a usufruir esta Graça maravilhosa sempre.
    Um abraço
    Em Cristo

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o texto editado pelo Pr Luiz Fernando e Acrescento:...os tais pastores alados continuam solicitando doações para manter seus programas na TV ou para concluir o pagamento de seus aviões. Ora, vendam seus aviões e paguem suas dívidas!!! Eles compram o alvo de seus devaneios e nós é que vamos pagar a conta? o que vão querer a seguir? ônibus espaciais, naves estelares....?

    ResponderExcluir
  8. Prezado colega Pr. Freitas,
    você suscinto, claro e objetivo. Tais homens nunca pensarão em perder mordomias adquiridas para honrarem dívidas. Quem quiser que as pague, como se a responsabilidade de tê-las contraído fosse dos cristãos incautos.
    Um grande abraço
    Em Cristo

    ResponderExcluir
  9. pr Luiz,de novo confronto nesse texto q diz,q Deus já tem seus escolhidos,ñ creio neste deus q veio para alguns,o vers base da Bíblia é
    E Deus amou o mundo de TAL maneira......para q TODO....cfreio q todos conhecem esse vers,sei q só pela graça,por isso o lívre arbítrio,ele veio pra todos ,mais nem todos os receberam,por isso eu creio q a oração de um justo pode muito aos seus efeitos,orei pela minha filha duarnte 16 anos e hoje ela é uma filha amada de Deus,e continuo orando pelo meu marido e creio q eu e a minha casa serviremos ao Sr.senão q objetivo teriamos?
    É cômodo ,eu estou salva ,e os outros ai tadinhos vão pro inferno pq Deus ñ quer eles?
    Não conheço esse "deus'me perdoe ,ñ sou MESMO calvinista
    E qnt aquele programa de tv ,eu nunca assisti,~pq diz
    Mat 6:22 - A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;

    ResponderExcluir
  10. Prezada irmã Cecília,
    entendi suas colocações e as respeito. Creio que quando a irmã estudar um pouco mais a Palavra encontrará várias passagens que apontam para uma eleição incondicional. Creio que isso não deverá chocar a irmã, pois, essa realidade foi a causa da Reforma no séc. XVI. Spurgeon, o príncipe dos pregadores, era um pastor Batista e por incrível que pareça era calvinista. Quanto sua afirmação que é cômodo.... nenhum calvinista afirmaria isto, antes pelo contrário, qualquer calvinista trabalha arduamente para evangelizar o mundo. Os grande missionários do passado foram calvinistas convictos. Um dia eu fui arminiano e cria que o homem participa ativamente com seu livre arbítrio em sua salvação, mas depois que estudei profundamente o assunto tornei-me um calvinista convicto. Mas isso não é importante. O que vale é a graça de Deus é soberana e somente ela nos conduz a Cristo.
    Idéias diferentes sempre enriquece e nos fazem pensar. Por isso, agradeço seus comentários que são preciosos para enriquecer este blog. Gostaria de vê-los sempre por aqui.
    Um abraço
    Em Cristo

    ResponderExcluir

Construindo Casamentos Fortes na Era da Distração

  Construindo casamentos fortes na era da distração Por  Foco na FamíliaQuinta-feira, 7 de março de 2024 Na sociedade acelerada de hoje,...