31 maio 2011

SE JESUS CRISTO HOUVESSE CASADO, PODERIA TER NASCIDO UMA RAÇA SUPERIOR, DIZ MARCO FELICIANO

Veja esta pérola de um dos maiores teólogo do Brasil o PhD em teologia Pr. Marco Feliciano. A afirmativa deste douto teólogo é no mínimo risível. Aponta para uma total ignorância bíblica e teológica.

Em primeiro lugar O Senhor Jesus nunca se casaria, pois, não foi para este fim que Ele se encarnou. Não que o casamento fosse algo impuro, mas não estava no escopo da obra salvadora do Senhor Jesus. Ele veio especificamente para a finalidade da salvação. Assim sendo, especular sobre um possível casamento do Senhor e uma possível geração de filhos é algo esdrúxulo e impróprio quanto a Cristo. Tais sandices não passam de delírios dos desocupados e inúteis dentro do Reino de Deus.

Em segundo lugar o douto teólogo afirma que o cromossomo X veio de Maria e o Y não era humano o que leva a crer que na encarnação Jesus Cristo era um ser híbrido, meio homem e meio super homem ou meio homem e meio Deus. Se assim fosse esse ser híbrido, mais do que homem, nunca seria o salvador de que tanto a raça precisava e ao mesmo tempo seria a grande frustração de Deus o Pai, pois, a ofensa da raça humana continuaria existindo e a encarnação teria sido inócua. Vamos entrar um pouquinho em teologia elementar. Se a encarnação houvesse acontecido conforme explicou Marco Feliciano, a salvação da raça humana seria uma impossibilidade, pois, um ser totalmente diferente do humano seria seu representante ou vigário, o que não serviria para quitar a dívida da humanidade com o Criador, pois, somente um homem completamente homem deveria se apresentar a Deus e saldar a dívida oriunda no Éden, pois, foi o homem que ofendeu o Criador e gerou uma dívida eterna, pois, a ofensa foi contra um Deus eterno. Daí termos uma impossibilidade teológica na afirmação do PhD em teologia.

Em terceiro lugar a afirmação descabida do M. F. aponta para uma supra humanidade de Cristo como se ela tivesse sido superior à humanidade criada por Deus. A idéia que a humanidade de Cristo era pré-existente ou superior anula em 100% a obra do Calvário. A História da Teologia vem discorrendo ao longo de quase 2000 anos que a humanidade de Cristo não existia antes da encarnação, mas que foi gerada pelo Espírito Santo no ato da encarnação. Não podemos confundir imagem e semelhança de Deus com natureza humana do verbo.

Em quarto lugar a afirmação descabida de M. F. seria a maior frustração de Deus o Pai. De que adiantaria uma encarnação para salvação se o ser encarnado fosse superior à raça que havia pecado contra Ele? Deus não poderia aceitar a morte deste ser alienígena à raça humana como substitutiva no Calvário. A raça humana ainda estaria sem salvação e Deus teria esgotado suas possibilidades de salvação, pois, a salvação somente se realizaria e se realizou mediante a encarnação. Não existe outra forma de salvação senão aquela que passe necessariamente pela encarnação do Verbo. Deus não poderia salvar através de um ato deliberado de Sua Soberana vontade a raça humana, pois, sua justiça não seria satisfeita e nós nunca seríamos justificados diante dEle, por isso, o Verbo se encarnou e cumpriu toda lei.

Em quinto lugar o cromossomo X de Maria foi preservado da contaminação do pecado de Adão e por isso, Cristo não participou da culpa do pecado do primeiro homem. Ele foi sem pecado desde seu nascimento. Temos a péssima idéia de achar que o homem é o que conhecemos hoje. Hoje, após o pecado de Adão, nós como raça somos menos homens do que o original. Somos raça corrompida e totalmente contaminada pelo pecado. Assim sendo, não correspondemos ao modelo exato da criação. Somos criação corrompida. Como a encarnação foi proporcionada pelo Espírito Santo, a natureza humana de Cristo foi totalmente preservada da contaminação do pecado. Cristo é cabeça de uma nova humanidade. Ele é o segundo Adão. A nossa posição em Cristo é superior a de Adão antes da queda.

Em sexto lugar o cromossomo Y que não veio de Maria só podia 100% humano e nunca supra humano, para que fosse gerado uma natureza 100% humana. O Concílio de Calcedônia em 451 já afirmava que "Seguindo então, aos Santos Padres, unanimemente ensinamos a confessar um solo e mesmo Filho: nosso senhor Jesus Cristo, perfeito em sua divindade e perfeito em sua humanidade, verdadeiro Deus e verdadeiro homem (composto) de alma racional e de corpo, consubstancial ao Pai pela divindade, e consubstancial a nós pela humanidade, similar em tudo a nós, exceto no pecado, gerado pelo Pai antes dos séculos segundo a divindade, e, nestes últimos tempos, por nós e por nossa salvação, engendrado na Maria virgem e mãe de Deus, segundo a humanidade: um e o mesmo Cristo senhor unigênito; no que têm que se reconhecer duas naturezas, sem confusão, imutáveis, indivisas, inseparáveis, não tendo diminuído a diferença das naturezas por causa da união, mas sim mas bem tendo sido assegurada a propriedade de cada uma das naturezas, que concorrem a formar uma só pessoa. Ele não está dividido ou separado em duas pessoas, mas sim é um único e mesmo Filho Unigênito, Deus, Verbo, e Senhor Jesus Cristo como primeiro os profetas e mais tarde o mesmo Jesus Cristo o ensinou que si e como nos transmitiu isso o símbolo dos padres". Em momento algum houve qualquer insinuação que Cristo fosse super humano.

Assim sendo, as afirmações do excelente PhD em teologia M. Feliciano somente expressa sua incapacidade teológica e bíblica. Cabe a nós expurgarmos tais conceitos de nossas vidas.

Soli Deo Gloria

Pr. Luiz Fernando R. de Souza



60 comentários:

  1. Texto oportuno!

    Só achei estranha a insistência em referir-se ao Marco Feliciano, esse infeliz, como PhD...
    Você deve ter sido irônico, claro. Mas, a referêcia é a que achei nesse site?

    http://www.faculdadeteologica.com.br/marco-feliciano/

    Por favor, uma "faculdade" picareta que não tem sequer um curso de Mestrado recomendado pela CAPES pode conferir diploma de Doutor honoris causa a quem? Essa palhaçada educacional no meio cristão me enoja! Imprimem um papel e acham que é isso!

    Mas é bom para alertar os leitores contra essas falcatruas com nome de faculdade: MESTRADO E DOUTORADO SÓ VALEM SE FOREM RECOMENTADOS PELA CAPES (HÁ UMA LISTA DISPONÍVEL NO SITE WWW.CAPES.GOV.BR).

    Abraço anônimo e sem PhD, mas sincero.

    ResponderExcluir
  2. "Em sexto lugar o cromossomo Y que não veio de Maria só podia 100% humano e nunca supra humano, para que fosse gerado uma natureza 100% humana."

    Como pode o cromossomo Y ser "100% humano" se ele nao veio de NENHUM HOMEM? Esta e' uma grande incoerência. Se ele nao veio de NENHUM HOMEM, entao esse comossomo NAO E` HUMANO!!!

    Se nao e` humano, foi colocado ali por um ser com poderes superiores. Um ser nao terráqueo (Deus). Portanto, o raciocinio do pastor, duble de dono de consorcio de veiculos e imoveis, tem algum fundamento, embora estejamos falando de especulacao do mais alto nivel.


    Rodrigo

    ResponderExcluir
  3. Prezado anônimo,
    concordo com você em 100%. Sei que essas ocorrem em nosso meio e precisamos denunciar tais erros.
    Um abraço
    Pr. Luiz Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe querido, posso concordar e dar uma opinião?? penso que agora é moda usar o que diz o Marco Feliciano para pegar carona na "onda" de discordâncias a respeito do que ele diz. Nota: Não concordo e nem gosto deste cidadão, porém acho que vc é bem mais capacitado e pode discorrer de assuntos interessantes e muito mais interessantes, do que viver metendo o pau nos outro.
      Isso para mim pareceu caça as bruxas...
      Deus abençoe.

      Excluir
    2. Aplaudo em reconhecimento a todos, porém, reprovo-lhes em degladiar contra um homem consagrado.Ora, se vc gosta ou não do Pr. Marco, ore por ele ou simplesmente calem-se irmãos, enquanto discutem o tal assunto, o diabo aplaude vossa perseguição teórica!!!

      Excluir
  4. Prezaod Rodrigo,
    entendi seu argumento, mas vale lembrar que dentro da teologia e da Bíblia o homem veio do pó da terra, por isso, na encarnação do Verbo um cromossomo gerado por Deus não poderia ser outro a não ser humano, senão não atenderia a lógica da Salvação. Nenhum outro ser poderia acertar a contas com Deus a não ser um homem. Ficaria estranho o Senhor Jesus ser diferente da raça humana.
    Espero que tudo esteja indo bem com você.
    Deus o abençoe ricamente.
    um abraço
    Em Cristo
    Pr. Luiz Fernando

    ResponderExcluir
  5. Que infelicidade do pr. Marco Feliciano, e tem igrejas que pagam quase 30.000,00 para ter um pregador desta magnitude em seu púpito. Onde esta a leitura e o conhecimento da palavra deixada por Deus?
    Oremos
    Pr. Jorge

    ResponderExcluir
  6. Marco infeliciano, como diz Caio Fabio, deveria ir para a maçonaria,porque com o evangélho ele se deu mal e sua insanidade está atrapalhando a igreja de Cristo em se moralizar.Seria bom se este sr.procurasse um psiquiatra urgentemente.

    ResponderExcluir
  7. realmente p entender o fato procura se definiçoes e teorias criativas nem sempre verdadeiras , o teologo tem boa vontade mas talves atirou no escuro , supor qualquer coisa sobre o divino e como delirar em cima de um delirio , a propria situaçao é inexplicavel , como? porque ? o proprio conciliu é so verbal , o que adianta explicar o que somente sente , intocavel assim como adao , a afirmaçao do phd é apenas vaidade e querer aparecer , daqui a pouca vao afirmar que torcia para o corintians e etc... opa ja afirmaram!!!! o ser humano é pecador e não tem jeito , so cristo mesmo entrando em vc para melhorar um pouco . se cristo tivesse filhos ??? so sendo a humanidade ,pois somos todos filhos d deus. o resto é balela...

    ResponderExcluir
  8. A VERDADE É QUE SE TEM DADO MUITAS HONRA A QUEM NÃO TEM HONRA, SE ESTENDE TAPETES VERMELHO PARA MUITOS HOMENS ENGANADORES, FALSOS PROFETAS QUE RECEBEM DIPLOMAS E TITULOS DE VARIADAS DENOMINAÇÕES PORQUE SABEM DE MAIS DOS SEUS LIDERES OPU SÃO FILHOS DE PASTORES, SOBRINHOS DE PASTORES, IRMAÕS DE PASTORES E ATÉ AMANTES DE PASTORES E POR ISTO TORNAN- SE CELEBRIDADES DA NOITE PARA O DIA SEM TER UM PINGO DE UNÇÃO. DIGA NÃO AOS FALSOS PROFETAS INVESTIDOS DE AMIGOS DO rEI, rEI CO R MINUSCULO MESMO rEI DE MONARQUIA DE TRANSFERENCIA DE PODER SEM UNÇÃO MAS DE ENGANAÇÃO.

    ResponderExcluir
  9. Pastor amado, concordo com o irmão em quase tudo; que Deus tenha misericordia do senhor Marcos Feliciano; entretanto, Maria não é a mãe de Deus, não pode ser, não cedeu o cromossomo X, ela simplesmente emprestou o ventre para o nascimento de Jesus Cristo (que é totalmente homem e totalmente Deus - união hipostatica); claro que ela é bem aventurada, foi um grande privilégio emprestar o ventre, mas ela não é a mãe de Deus; assim como Deus formou o homem original, sem pecado, tambem formou a humanidade de Jesus Cristo, sem cromossomo de Maria, sem cromossomo de José, sem pecado; quanto a nossa posição em Cristo ser superior a de Adão antes da queda não posso concordar porque me parece que isso implicaria em Deus reconhecer que sua criação original não foi perfeita e por isso precisou, de alguma forma, ser melhorada; creio que em Cristo, pela fé, somos colocados de volta a mesma condição original, que é perfeita em termos de homem perfeito criado por Deus.

    Um abraço,
    em Cristo
    Manfred

    ResponderExcluir
  10. Caro Pr. Luiz Fernando,

    Muito bom o texto escrito. O que vem de Marcos Feliciano não se pode dar crédito. O dia em que ele contar algo inteligente, ninguém vai dar crédito.

    Um abraço

    Or. GG

    ResponderExcluir
  11. Prezamado pr. Luiz Fernando,

    A paz de Cristo, o nosso Senhor!

    Com certeza, absoluta, estas declarações evidenciam o desvio seguro, do trilhar correto segundo a Palavra de Deus nas sugestões transloucadas sem a menor consideração com a responsabilidade que deve existir em um servo de Deus.

    Creio que o caminho do que assume irrrrrrrrrresponsavelmente, o título de o MAIOR AVIVALISTA DO PLANETA, já demonstra a sua imaturidade e os vídeos postados no youtube.com relatam a sua indefinida capacidade em proclamar a verdadeira Palavra de Deus com suas invencionices bizarras acompanhadas de heresias ao extremo. Sinto vergonha por estas alucinações!

    Vamos em frente. Não nos calemos diante destes enganadores e falsificadores da coerência em seus eventos artísticos.

    O Senhor sejs contigo, nobre pastor,

    O menor de todos os menores.

    ResponderExcluir
  12. Realmente as coisas cada vez mais se complicam para o nosso irmão deputado. Não sei o que estava fazendo neste dia quando traz tal afirmações (esdrúxula). Pobre dos irmãos que congregam com um pastor assim!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Luiz Fernando!

    Infelizmente pessoas que deveriam ser referências do verdadeiro conhecimento, se perdem em seus conceitos sem o direcionamento de Deus. Pois estão sendo extremamente soberbos em achar que sabem alguma coisa sem Deus. Isso só confirma que sem o discernimento do Espírito de Deus podemos afirmar grande sandices. E graças ao Deus uniciente, unipotente e unipresente que nos deu o acesso a sua sbedoria em parte e não em sua totalidade, faz com que um analfabeto de conhecimento humano se torne sábio diante desses que se acham detentores da sabedoria, sem depresar o conhecimento humano que nos foi colocado por Deus e que todos nós devemos buscar, mas sem o conhecimento de Deus não nos vale de nada, e como está escrito "Os loucos se perderam em sua sabadoria" e também "O meu povo perece por falta de conhecimento". Essas duas frases me dizem que devemos buscar o conhecimento de Deus e não tentarmos ser Deus.

    ResponderExcluir
  14. Valney,
    é preciso observar que o Feliciano é semi-analfabeto. Se você acha que ele não tem conhecimento de Deus (e acho que você está certo), eu AFIRMO que ele não tem nenhum conhecimento acadêmico.
    Abraço anônimo, mas sincero.

    ResponderExcluir
  15. Gostaria que o pastor explicasse como Maria foi fecundada ou coberta , pois minha cabeça não entende como isso foi possivel , ja que vivemos num mundo onde so se acredita no que se ve ,tipo Tomé , e em um comentario acima se fala em extraterrestre ... seria como ET ? não consigo entender este misterioso acontecimento em plano terreno ...POR FAVOR SEI QUE PODE ME EXPLICAR , E DESCULPE SE É INGENUA A PERGUNTA MAS É SINCERA .

    ResponderExcluir
  16. Graça e Paz Pr. Luiz Fernando,
    Tenho lido os seus textos e também as suas contestações a alguns pastores e líderes. Só gostaria de lhe deixar uma opinião particular acerca de tudo isso: Tenha cuidado Pastor pra não se tornar crítico demais, inteligência voce tem, sabedoria também, mas isso as vezes sobe muito rápido para nossa mente. Prefiro mais os seus textos que falam sobre o nosso viver diário e a Bíblia. Que Deus te abençoe a cada dia mais e mais!

    ResponderExcluir
  17. Gostei do texto. E já passou da hora de desmascararmos esses falsos evangélicos ao estilo de Feliciano, Mala, apóstolos, vices-deus e tantos outros que não preciso citar o nome. Gostei também das afirmações do "anônimo". Mas penso que cristãos maduros devem se identificar. Esconder por que sr. anônimo????
    Mas fica aí a pergunta: Se Jesus é Deus, logo Maria é mãe de Deus. Não no sentido espiritual, mas no tocante à carne, pois Jesus encarnado é Deus também. Certo?
    Rev. Haroldo Mendes+

    ResponderExcluir
  18. GRAÇA E PAZ!
    AMADO PASTOR NO SENHOR:FOI MUITO BOA A TUA CONTESTAÇÃO DAS BESTEIRAS QUE "MALCON HERESINO",COMO TEMOS CHAMADO ESTE JOVEM QUE NÃO SABE NEM O QUE É SALVAÇÃO OU QUEM É JESUS, TEM PREGADO POR AÍ. QUEM CONHECE A CRISTO,TEM A MENTE DE CRISTO E NÃO PREGA HERESIAS,AINDA MAIS HERESIAS SEM "PÉ NEM CABEÇA".

    QUE DEUS O ABENÇÕE NA DEFESA DO VERDADEIRO EVANGELHO(cf fil 1:16.

    EM CRISTO,

    MÁRIO CESAR

    ResponderExcluir
  19. Estimado Rev. Haroldo,

    Não sei se o anônimo a que você se refere sou eu. Fica difícil saber justamente por causa do anonimato, que pode mesmo ser algo ruim, mas também pode facilitar o diálogo aberto algumas vezes, em casos específicos. O autor da carta aos hebreus não era cristão maduro??? Brincadeira sem graça a minha. Desculpe-me.
    Mas aí vai minha opinião sobre sua pergunta: Sinto-me à vontade com o conhecido termo grego aplicado a Maria: THEOTOKOS, isto é, aquela que pare Deus. Mas a famosa expressão latina, MATER DEI, me incomoda, talvez por que o termo "mãe" implica, a meu ver, uma primazia ou autoridade que é comum nas relações ordinárias entre mãe e filho. No caso Jesus (Deus)-Maria, há algo completamente extraordinário acontecendo.
    Um abraço anônimo, mas sincero, de alguém que gosta de te assistir na tv horizonte.

    ResponderExcluir
  20. Pr. Jorge Rodrigues,
    a igreja evangélica tem alimentado este tipo de dissonância em seu meio. Pregadores desqualificados sempre apareceram, mas agora são aplaudidos e ovaconados. Uma pena!
    Um forte abraço.
    Pr. Luiz Fernando

    ResponderExcluir
  21. Prezado colega João Ferreira,
    ainda veremos mais coisas desagradáveis em nosso meio. A igreja está acéfala e caminha queda abaixo.
    Oremos.
    Um forte abraço
    Em Cristo
    Pr. Luiz Fernando

    ResponderExcluir
  22. Prezado colega Pr. Manfred,
    sua visita ao blog o enriquece. Quanto suas discordâncias as respeito e ao mesmo tempo discordo.rsrsrs.
    Quanto a Maria somente ter emprestado seu ventre para encarnação verbo, creio que isso seria um contrasenso, pois, uma natureza criada do nada somente para acolher o verbo seria um impecilho à obra de salvação. A fórmula de Calcedônia (451) fala de Cristo como "consubstancial conosco de acordo com a humanidade"; o credo de Atanásio especificamente liga sua humanidade à substância de sua mãe e, mais tarde, os credos protestantes fizeram o mesmo. A confissão de Westminster, por exemplo, fala dele como "concebido... no ventre da virgem Maria, da substância dela". A derivação da substância da virgem também significa que ela, como mãe, contribui com tudo o que qualquer mãe contribui para o seu filho, exceto o pecado. Através do cordão umbilical, ele é esse homem específico, o filho dessa mulher específica, o portador de toda a história genetica anterior do povo dela e o recipiente de inumeráveis aspectos hereditários. Ele foi um genótipo singular exatamente porque ela contribuiu ao menos com metade dos cromossomos (como qualquer mãe contribuiria). Maria não poderia contribuir com o cromossomo Y, que é determinante do sexo, que é exclusividade do pai biológico. Esse cromossomo deve ter sido proporcionado miraculosamente, pois, ato divino que fertilizou o óvulo simultaneamente criou 23 cromossomos complentamentares aos derivados da mãe.
    Quanto a sermos, como cristãos, superiores a Adão, somos sim, pois, não somos passíveis mais de queda em termos de perdermos nossa posição em Cristo. Adão foi criação perfeita da parte de Deus com possibilidade de cair, o que aconteceu. Nós, em Cristo, somos salvos pela Graça e determinação de Deus e somos preservados pela mesma Graça até aquele dia conforme Jd. 24-25 "Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória,
    25 Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém".
    Um forte abraço
    Em Cristo
    Pr. Luiz Fernando

    ResponderExcluir
  23. Prezado colega Pr. Gualter,
    creio que esse dia nunca chegará. Ele sobrevive de parvoices que profere constantemente. Nada inteligente tem a dizer, daí buscar visibilidade em afirmações descabidas.
    Um forte abraço
    Pr. Luiz Fernando

    ResponderExcluir
  24. Olá Pr. Newton,
    concordo 100% com seu comentário. M. F. se autointitula isso e aquilo. Só de saber quem o consagrou ao ministério dá para perceber que a coisa seria confusa. Ninguém equilibrado quiz impor as mãos sobre ele. Tinham algum receio do que viria?
    Seus gritos e berros já sucumbiram a muito tempo. Nada tem a acrescentar no cenário gospel brasileiro a não ser mais desequilíbrio.
    Obrigado por sua visita.
    um forte abraço
    Pr. Luiz Fernando

    ResponderExcluir
  25. Prezado irmão Dilson,
    as ovelhas têm o pastor que aceitam e merecem. M. F. faz afirmações que aparentemente são lógicas, mas não resitem ao crivo da verdade. Ainda veremos muito mais.
    um abraço
    Em Cristo
    Pr. Luiz Fernando

    ResponderExcluir
  26. Irmão Valney,
    você bem colocou que estes aparentam sabedoria. Praticam uma verborragia insuportável. São meros palreadores como Paulo disse. Criam fábulas caducas e o povo delira com isso. Voltar para sã doutrina é fundamental.
    Um abraço
    Em Cristo
    Pr. Luiz Fernando

    ResponderExcluir
  27. Irmão João Carlos,
    que bom ter sua visita ao blog. Como sua resposta exige mais tempo e escrita, por favor, mande-me um email que eu responderei, ok?
    Um forte abraço
    Pr. Luiz Fernando

    ResponderExcluir
  28. Prezado anônimo,
    entendo suas preocupações. Crítica somente advem de afirmações que chegam aos limites da idiotices. Senso critito todos nós devemos utilizar e é exatamente isso que pratico aqui no blog. Não tenho receio de ser somente crítico, pois, como bem você constatou existem bastante texto abordando outros assuntos sobre a vida cristã.Mas calar-se diante de um besteirol desses seria um pecado, não acha?
    O Novo Testamento nos incentiva a lutar pela fé que uma vez foi entregue aos santos e fé neste texto de Judas não é crença, mas corpo de doutrina.
    Um forte abraço e apareça sempre.
    Pr. Luiz Fernando

    ResponderExcluir
  29. Amigo Rev. Haroldo,
    concordo com seu comentário. Nada a acrescentar. Quanto a Maria ser THEOTOKOS outro comentarista já se posicionou e deixo para vocês estes discussão. rsrsr.
    um forte abraço
    Pr. Luiz Fernando

    ResponderExcluir
  30. Meu irmão Mário,
    este é infeliciano mesmo. Já estou seguindo seu blog.
    Um forte abraço
    Pr. Luiz Fernando

    ResponderExcluir
  31. Olá Pr. Luiz.

    Tenho dificultades em entender tal raciocínio: "Em quinto lugar o cromossomo X de Maria foi preservado da contaminação do pecado de Adão e por isso, Cristo não participou da culpa do pecado do primeiro homem". O argumento é seu ou é do MF. Para preservar tal cromossomo, não seria necessário então preservar a árvore geneálogica de Maria. Complicado. Se puder explicar ficaria satisfeito. obrigado.

    ResponderExcluir
  32. Com todo respeito, a teologia, quando deixa de ser uma reflexão hermenêutica e passa a elocubrações filosóficas, chega a ser meio meio chata.
    Daqui a pouco vamos investir nossos neurônios em um "Projeto Genoma Cristo". Ops... não temos o corpo para coletar DNA!!! Graças a Deus!!!
    A razão não acompanha a lógica do milagre, porque este está além de toda lógica.
    Abraço anônimo, mas sincero.

    ResponderExcluir
  33. Prezado Helder,
    o argumento é meu mesmo. Quanto a preservar toda árvore genealógica de Maria seria o mesmo que dizer que ela seria sem pecado e no retrocesso até seu primeiro ascendente esbarraríamos em Adão, daí somente a não contaminação de Maria. Se Cristo tivesse participado da contaminação do pecado em Maria Ele não seria o nosso Salvador, pois, este deveria ser sem pecado, o que Ele foi integralmente.
    Um abraço
    Em Cristo
    Pr. Luiz Fernando

    ResponderExcluir
  34. Meu preclaro Anônimo,
    Teologia e Filosofia quase sempre andam juntas. A Filosofia não explica a Teologia, mas a subsidia na elucidação de suas grandes questões, haja vista, os grandes embates das definições teológicas até o quinto século. Neste período a filosofia foi de grande ajuda para esclarecer pontos fundamentais. Vale lembrar que nos primeiros séculos da era cristã tudo era pensado no pano de fundo da filosofia grega, por isso, entendo que não precisamos esmorecer nas grandes questões, mas nos dedicarmos com afinco buscando elucidações. Ninguém pode explicar milagres pela lógica humana, pois, a própria lógica é limitada à razão, mas temos o dever de tentarmos entender tudo o que nos for possível.
    Um abraço
    Pr. Luiz Fernando

    ResponderExcluir
  35. Pr. Luiz F.

    Sei que tens razão.

    Abraço anônimo, mas sempre sincero.

    ResponderExcluir
  36. Prezado Pr. L. Fernando
    Sua observação a estranha afirmativa nada teológica do requisitado pr. M.Feliciano, e sua refutação pontual à luz da espada de dois gumes, a Palavra de Deus, é uma ajuda preciosa para a nova geração de pregadores que sinaliza os abismos anti-bíblicos como estes em que não devem cair. É doloroso que em nossos dias, faltam-nos crentes como os de Beréia, que examinavam o que era pregado à luz da verdade bíblica se havia coerência. Vivesse o pr. M.Feliciano naquela época e pregasse coisas como essas, seria identificado e evitado como "doutor de heresias". Um abraço.

    Pr. José Braz

    ResponderExcluir
  37. Prezado colega Pr. José Braz,
    o atual estado da igreja é de total lassidão doutrinária e teológica. Hoje os crentes querem mais emoções e frases feitas do que isto que o colega apontou como comportamento dos bereianos. O pior é que este "dr. em teologia" é aceito em muitas igrejas como um profeta de nossa geração. Não nos resta muita coisa.
    Sua visita ao blog somente o enriquece.
    Um forte abraço
    Em Cristo
    Pr. Luiz Fernando

    ResponderExcluir
  38. Pr Luiz Fernando,
    A paz
    Isto é só o princípio das dores. Por ai vem mais Infelicianos - Marcos de um final já profetizado pelo Ev Mateus.
    Citei seu blog e esta matéria na minha recente postagem DEUS, CIÊNCIA, SICOMOROS – O JOGO DO MISTÉRIO, quando escrevi sobre esta última beotice do senhor Marcos Feliciano, PhD em Teologia da Absurdidade ao cogitar uma progênie de um fantasioso casamento de Jesus.

    “O eminente pastor Luiz Fernando, editor do blog “FORÇA PARA VIVER”, com rara felicidade, identificou o deputado Marcos Feliciano, autor da baboseira sobre o DNA de Jesus, como um pseudo-intelectual que por achar o espiritual algo demeritório ao seu diminuto intelecto, passou a valorizar a absurdidade, as coisas absurdas, e o faz, ostentando uma vaidade grotesca, próxima ao risível”

    Por lá, citando uma das célebres frases de Albert Einsten, comentei sobre a infinitude do universo e da estupidez humana, em que aquele cientista declara ter dúvidas, apenas, sobre o universo.
    Querem saber? Eu também. A insólita reflexão do MF leva-me a caracterizá-lo como uma autêntica azêmola.
    Adorei esta qualificação de um seu comentarista: DUBLÊ DE DONO DE CONSÓRCIO DE VEÍCULOS E DE IMÓVEIS rsrsrs
    Excelente artigo. Algo trivial em se tratando do “FORÇA PARA VIVER”.
    Convido o amigo e seus leitores/seguidores a honrarem o meu humilde espaço com seus comentários.
    Com Deus, até, para sempre.
    Alberto

    ResponderExcluir
  39. Pr luiz Fernando,todos os dias nos deparamos com hereges que com seus argumentos arrastam uma multidão de seguidores,hoje a nossa luta é mais intensa com os de dentro de com os de fora os saido do meio de nós,estão entre nós mas não são dos nossos,rsrsrsr,talvez a escarses de referencia p os mais jovens seja um fator que proporciona erros como esse ,na minha pequenes entendo q não justificação p as eresias já que as santas escrituras,estão a disposição de todos e podemos nos aconselhar com os paiz da igreja no s seus escritos,glorifico a Deus pela defesa da fé já que Deus te levantou nessa terra como um Apologéta Graça e paz . Pr Marcelo Piero

    ResponderExcluir
  40. Sabe Pr. estas coisas são apenas o início da indução ao erro. O homem lê a palavra do Eterno e sem o pudor ou reverência interpretam e vomitam heresias levando ovelhas ao fundo do abismo.

    Aos que acreditam nessas loucuras " Olhai dentro de vós e sabereis que nada tem feito, nem a sua própria vontade, nem o que foi ordenado".

    Um abraço
    em Cristo Jesus
    Obrigado por abençoar minha vida com vossas palavras.

    ResponderExcluir
  41. O Pr Marco Feliciano NÃO precisa de minha defesa, mas mesmo assim:
    .
    1) Onde ele citou esta frase ? (data, local, mídias: TV, Rádio, Internet, link, Jornal DVD, CD, ao Vivo ? Qual é a fonte ?)
    .
    2) Sem querer duvidar da seriedade e idoneidade do auotor do digno blog Ministerio Forca para Viver; Realmenet foi o Pr Marco Feliciano mesmo quem fez tal afirmação ?
    .
    SE CASO FOI o Pr Marco Feliciano mesmo quem fez tal afirmação, segue :
    .
    3)A frase publicada no blog esta TOTALMENTE fora do contexto, e se torna pretexto para inúmeras e inimagináveis interpretações
    .
    4) A frase ~toda se encontra na conjução CONDICIONAL " se " ; Ou seja, é filosofia pura, é virtual, é sugestão, conjectura
    .
    'SE Jesus Cristo....casado', ou 'PODERIA...raça superior' . É tudo condicional
    .
    5) (sem querer comparar a frase do a Sagradas escrituras)
    Se trata de uma figura de linguagem, a exmplo de João 21:25 '...cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem' ou João 3:23 " de tal maneira"
    .
    6) Seria como conjecturar: Se em Caná da Galileia, precisassem de Azeite, ao inves de Vinho, o Senhor Jesus teria o mesmo poder em TRASNFORMAR a água em azeite, em perfume, em betume, etc
    .
    7) No entanto, a conjectura da frase é excelente, pois ai cairia por terra o pensamento de séculos e malígno de que
    .
    ''o Senhor Jesus casou e teve filhos com Maria Madalena, e que até hoje existiria seus descendentes''
    .
    Claro que nós servos de Deus e Cristãos NÃO aceitamos tal HERESIA
    .
    No entanto É DEFENDIDA POR MUITOS DOUTORES E TEOLOGOS EM TODO O MUNDO, icnlusive citando livros apócrifos
    .
    A DEUS TODA A GLÓRIA
    .
    Deus nos abençoe

    ResponderExcluir
  42. Prezado colega Pr. Afonso,
    agradeço seu email. Sua preocupação procede e gostaria de esclarecer: A citação foi feita diretamente do twiter do Pr. Marco Feliciano, então a citação é direta dele mesmo como foi a citação que o castigo que Caim recebeu foi gerar descendentes negros. Dai Marcos Feliciano ter dito e por isso foi aberto inquérito em Brasília contra ele por ter afirmado que os negros estão debaixo da maldição dde Caim.
    Quando o colega diz que a frase está na condicional, o colega está correto, pois, a afirmação somente pode existir no campo teórico e nunca no prático, daí ele ter usado a condicional. Por ter usado uma expressão condicional nada tem a justificar o erro grotesto praticado, pois, sua afirmação mesmo na condicional constitui-se um erro primário de teologia, sinal que o autor da frase pouco estudou ou quase nada sabe sobre o assunto. Sendo que Cristo nunca casou as hipóteses levantadas sobre uma virtual descendência precisam ser eleboradas dentro de princípios teológicos bem fundamentados, o que não fez o senhor Feliciano.
    Não vejo conexão no argumento do colega sobre o uso de figura de linguagem e o texto citado sobre os feitos de Jesus; não cabe como padrão para afirmar que o que Feliciano quis dizer foi uma figura de linguagem. Ele realmente fez uma afirmação baseado em um conhecimento e interpretação apriorístico e como resultado somente poderia obter uma heresia. O que o apóstolo João fez não foi uma interpretação, mas uma comparação com alguma coisa que já existia.
    Pode ficar tranquilo que antes de publicar no blog algum texto procuro buscar a exatidão das fontes.
    Deus o abençoe ricamente e lhe dê saúde e graça sempre.
    um abraço
    Em Cristo

    ResponderExcluir
  43. EU NÃO ENTENDO PORQUE TANTA INDIGNAÇÃO COM O POBRE MARCO FELICIANO. EU ME ASSUSTARIA SE ELE TIVESSE FALADO ALGO QUE PRESTA, GENTE ESSE CARA É UMA PIADA NM MERECE IBOPE, EU LEVO MAIS A SÉRIO O INRI-CRISTO O QUE ELE KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  44. Se Jesus é 100% homem e 100% Deus então Ele já é diferente do homem pois o homem não possui divindade. Como então Ele poderia ser o representante do homem no calvário?
    Por favor, me ajudem a entender isto.

    ResponderExcluir
  45. Todos cometeremos equívocos ao longa da vida. E é tão fácil cometer-se equívocos em questões de Teologia... Também é normal a crítica a supostos equívocos teológicos. O que não é normal é o comportamento encarniçado dos então críticos contra os supostos equívocos, quando eles são simples e sequer polêmicos!
    Agora, o senhor Pastor Luiz Fernando R. de Souza e seus colegas de perseguição encarniçada interpretam mal textos. Pois o texto reporta que o doutor Feliciano disse que “SE JESUS CRISTO HOUVESSE CASADO, PODERIA TER NASCIDO UMA RAÇA SUPERIOR”. E o pastor de Souza, no texto, procura criticar as duas informações presentes na reportagem. Sobre a primeira informação, interpreta mal, pois o que é reportado é que: “Se Jesus Cristo houvesse casado”. Obviamente, ao pôr essa conjunção, não quer-se dizer que havia essa alternativa para Jesus Cristo! Isso é uma mera suposição! Mas são tão apressados pelo espírito encarniçado esses seus perseguidores que não reparam direito no texto e se precipitam. Preciso dizer que a segunda informação está condicionada à primeira? A segunda informação é falsa, é um legítimo equívoco, eu admito. Fica claro no modo como jaz escrito nos Textos bíblicos que falam da conceição e nascimento dO Salvador que Miriam, ou “Maria” (que é humana) forneceu de sua capacidade natural de mulher para engravidar, a formação do corpo dE Jesus, que é apenas o veículo que Jesus utilizou. O entendimento daquele tempo e espaço era que o corpo era uma coisa e o espírito era outra. É sabido, de outros Textos dA Bíblia, que Esse que nominaram “Jesus” já existia, em corpo celestial, antes de encarnar no feto que Miriam concebeu! Destarte, concordando com a mensagem da crítica do pastor de Souza, sim, Jesus de Nazaré era totalmente humano, pois, o que demonstra se alguém é humano ou celestial não é o espírito, mas o corpo que essa pessoa tem. Que Cristo era também celestial (pois vivia desde sempre, desde a eternidade, nas regiões celestes em corpo celeste), Ele mesmo diz em diversos Textos bíblicos, dentre os quais estes: João 1, de 1 a 14 e João 3 de 1 a 19. No último versículo 13, O Salvador diz: “Ora, ninguém subiu ao Céu, senão o que desceu do Céu, o Filho do Homem (ou “o ser humano”), que está no Céu”. De modo que o doutor Feliciano realmente se equivocou, como disse o pastor de Souza, ao dizer que Jesus era meio homem e meio deus. Na verdade, Jesus era totalmente homem, no que se refere ao seu corpo e totalmente celeste, no que se refere a Sua pessoa! Não mencionarei os equívocos presentes na citação notavelmente católica romana do Concílio de Calcedônia, em 451, por não estarem à balha. Termino repetindo que, embora de Souza tenha se equivocado na primeira crítica e acertado na segunda e última, minha reprovação a ele (e a seus coolaboradores) não é pelo erro crítico (ora, tanto é comum seres inteligentes se equivocarem em publicações quanto em críticas de publicações), mas, sim, por se engajar numa perseguição encarniçada contra um ser humano que é um Deputado Federal, um pastor e um doutor em Teologia, um homem que age em Nome de Deus. Vamos ser corretos e manter a disputa no campo da ética e não no pessoal. Pessoalmente, nem Feliciano nem seus opositores são tão maus! Portanto, essa perseguição encarniçada contra os advogados desse tipo de moralismo é reprovável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliciano é "pastor" de qual igreja local? É doutor em teologia por qual Faculdade Credenciada? Ele "age em nome de Deus de que maneira? Falando besteiras e heresias? Cuidado Flávio Farias, pois "quem poupa lobo sacrifica ovelhas". Esse papo de "perseguição" é sempre usado para "comover" o povo incauto, que não lê/estuda a bíblia.

      Excluir
  46. creio que se a igreja evangélica hoje estivesse dentro de um sistema de governo centralizado nâo estaria tâo dividida na integra?

    sampaio.

    ResponderExcluir
  47. ANTES DE QUALQUER COISA QUERO PARABENIZÁ-LO POR SUA CRÍTICA, NA VERDADE O GRANDE ERRO QUE TEM OCORRIDO EM NOSSOS DIAS É A VAIDADE EM SE INTITULAREM ISSO OU AQUILO, A BÍBLIA DIZ EM PROVÉRBIOS 2:7 QUE DEUS RESERVA A VERDADEIRA SABEDORIA PARA OS RETOS. ENTENDIMENTO DE COISAS ESPIRITUAIS NÃO TEM MÉRITO HUMANO.
    QUERO DIZER QUE NÃO TENHO CURSO SUPERIOR, NÃO SOU DOUTOR EM NADA, MAS OUÇO A VOZ DE DEUS, E ISSO PARA MIM É MAIS QUE QUALQUER FACULDADE.
    PAULO ESCREVENDO EM ROMANOS 12:3 NOS DEIXOU ESCRITO QUE NÃO DEVEMOS PENSAR DE NÓS MESMOS ALÉM DO QUE CONVÉM, NOSSA MENTE É LIMITADA E QUANDO TENTAMOS DESVENDAR MISTÉRIOS QUE PERTENCEM A DEUS COM ESTA MENTE FINITA CERTAMENTE IREMOS INCORRER EM HERESIA.
    NA VERDADE NÃO ESTOU CRITICANDO PESSOAS, MAS SIM O QUE SE DIZ, QUE AO ANALIZARMOS CONSTATAMOS COMO ANTE-BÍBLICO.
    QUANDO ELE COGITA SOBRE UMA GERAÇÃO SUPERIOR COM OS MEIOS QUE ELE USOU, MOSTRA UMA FALTA DE ENTENDIMENTO NA OBRA CALVÍTICA, POIS NÓS QUE CREMOS EM JESUS SOMOS GERAÇÃO DE CRISTO, GERAÇÃO ELEITA E PRECIOSA. ALIÁS O PRÓPRIO SENHOR JESUS EM SUA ORAÇÃO SACERDOTAL DISSE QUE NÓS NEM SOMOS DESSE MUNDO, SOMOS PEREGRINOS, GERAÇÃO SANTA A FIM DE PROCLAMARMOS AS VIRTUDES DAQUELE QUE NOS CHAMOU DAS TREVAS PARA A SUA MARAVILHOSA LUZ.

    UM ABRAÇO pR. SERGIO FRAGA.

    ResponderExcluir
  48. Marcos Feliciano (Não o chamo de pastor) para que não denigra mais ainda a nossa classe.
    Esse sujeito nunca me representou.

    É lamentável, mas ele é o reflexo, produto do que as "novidades" tem feito com a Igreja de Cristo e o ministério pastoral.
    Qualquer um hoje é feito pastor.
    Existem alguns aos quais eu me recuso a tratar como meus colegas!
    Fico realmente indignado!
    Vamos prestar mais atenção em quem ordenamos.
    João

    ResponderExcluir
  49. Estamos no Final dos tempos de Mateus Cap. 24 precognizado por Jeus, e o que nos resta fazer e' ler o Cap 25... Para estrmos nos preparando de como salvos pelo arrependimento verdadeiro e a Graca inefavel do Pai odermos ser aqueles que Jesus clolocara' a sua direita. Porque ? "Quando fizestes a destes pequeninos a mim o fizestes..."

    ResponderExcluir
  50. Lamento comentar o assunto referido em pauta pelo Pastor Marcos Feliciano, acredito eu sem nenhuma dúvida que ele está enquadrado no versículo de número 18, do salmo 68, em que diz "tu subiste ao alto, levaste cativo cativeiro, recebeste dons para os homens e até para os ímpios". Quero até entender que, talvez, ele possa estar enquadrado neste versículo, e sendo assim, tenho a grande preocupação de que seus seguidores estejam no mesmo caminho, e por fim serem até condenados, se não acordarem antes do que possa acontecer.

    ResponderExcluir
  51. Lamento comentar o assunto referido em pauta pelo Pastor Marcos Feliciano, acredito eu sem nenhuma dúvida que ele está enquadrado no versículo de número 18, do salmo 68, em que diz "tu subiste ao alto, levaste cativo cativeiro, recebeste dons para os homens e até para os ímpios". Quero até entender que, talvez, ele possa estar enquadrado neste versículo, e sendo assim, tenho a grande preocupação de que seus seguidores estejam no mesmo caminho, e por fim serem até condenados, se não acordarem antes do que possa acontecer.

    ResponderExcluir
  52. Se Jesus é 100% homem e 100% Deus então Ele já é diferente do homem pois o homem não possui divindade. Como então Ele poderia ser o representante do homem no calvário?
    Por favor, me ajudem a entender isto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Anônimo,
      gostaria de lhe responder, mas não consigo porque você não se identificou. Assim que o fizer lhe responderei.
      Um abraço

      Excluir
  53. VCS ESTAO DIZENDO Q JESUS CRISTO,NAO ERA DEUS? NAO ACEITAM SUA DIVINDADE ? OQ VCS DIZEM SOBRE FILIPENSES CAP .2 VERS,6 -7 PRA MIM ESSA PALAVRA DIZ CLARAMENTE Q JESUS CRISTO E IGUAL A DEUS.ELE SENDO DEUS PODE ASSUMIR UMA FORMA FINITA LIMITADA COMO NOS ,LEMBRO AOS CAROS AI Q ELE NAO PODERIA ASSUMIR UMA FORMA IMPERFEITA,ELE E DEUS,Q DIZER DE JOAO 10,30, É BOM TER CUIDADO PQ NOS DIAS DE HJ TEM SURGIDO MUITAS FALSAS RELIGIOES Q SE ENTITULAM CRISTÃS MAS NAO ACEITAM A DIVINDADE DE JESUS CRISTO COMO DEUS,DEIXO PRA VCS 1 JOAO CAP 4 VERSOS 2,3 NOSSO QUESTIONADO IRMAO DISSE SEE

    ResponderExcluir
  54. Pra mim não é novidade alguma Marco Feliciano falar besteira, o que vocês acham que esse cidadão tem na cabeça? Eu sei onde ele comprou o diploma dele, a sua convalidação em teologia foi feita em Vitória no Espírito Santo pelo IESES, através da proprietária que não é menos culpada do que ele. Um Doutor em Teologia, como Hernandes Dias Lopes, Augusto Nicodemos e outros que conheço pessoalmente, que de fato estudaram, deram anos e anos de suas vidas ao academicismo responsável, jamais abririam a boca pra falar uma merd.. dessas. Lamento termos um tipo desses como pastor no nosso país

    ResponderExcluir
  55. SERVO E ANALFABETO ANDRÉ GUSTAVO

    QUANDO NÓS QUEREMOS UM OBREIRO PARA COMEÇAR UM TRABALHO
    NÃO QUEREMOS NEN SABER SE ELE SABE LER OU ESCREVER DEPOIS ESTAMOS JULGANDO O DIPLOMA O MAIOR DIPLOMA É AS ALMAS

    NA PAZ DO SENHOR É QUE VOS SALDO E PEÇO QUE VIVAM O IR ATÉ O SEU IRMÃO E PEÇAM PERDÃO PARA DEPOIS LEVAR A OFERTA NO ALTAR SER PHD OU ANALFABETO NÃO VAI LEVAR NEN PRO CÉU NEN PRO INFERNO MAS SIM POR QUEM VEM O ESCANDALO DEIXE AS VANS DISCURÇÕES E O NOME DE QUEM QUER QUE SEJA DE LADO E VAMOS PREGAR A PALAVRA.ISSO NÃO TEMOS QUE COLOCAR NA REDE POIS TEM MUITOS IMPIOS... VAMOS ORAR E SABER QUE TEM MUITOS ANALFABETOS QUE ESTÃO GANHADO MAIS ALMAS DO QUE MUITOS ESTUDIOSSOS. AMÉM.

    ResponderExcluir

Construindo Casamentos Fortes na Era da Distração

  Construindo casamentos fortes na era da distração Por  Foco na FamíliaQuinta-feira, 7 de março de 2024 Na sociedade acelerada de hoje,...