01 fevereiro 2011

COMBATI O BOM COMBATE


"Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.”.

O apóstolo Paulo está chegando ao final de sua vida. Olha para trás e faz um balanço de tudo o que se passou. Verifica que muita coisa havia sido feita. Muitas almas ganhas para o Senhor, várias igrejas levantadas e a sã doutrina havia sido impartida com as igrejas. Neste texto ele destaca alguns pontos importantes para nossas vidas. Em primeiro lugar ele diz que: “combati”. A idéia é de uma luta bem renhida e constante. Combateu pela causa de Cristo e gastou sua vida nisso. Ele havia combatido. Em momento algum vemos o apóstolo reclamando de seu combati na vida. Também não o vemos amarrando demônios em possíveis batalhas espirituais, mas pelo contrário, ele afirma em I. Cor. 9:27 "Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado". Para Paulo e o autor do livro de Hebreus a vida cristã era igualada a uma corrida de longo alcance. Era necessário ter concentração, resistência e graça.

Em segundo lugar fala sobre o “bom combate”. Combateu o combate correto. Desgastou-se naquilo que valia a pena. Nem todo combate é bom combate. Aplicou suas energias na obra de Deus e esse mesmo Deus havia reservado para ele uma corôa de vitória. O que mais tenho visto em meu ministério são cristãos gastando energias naquilo que é improdutivo. Por exemplo: Disputa entre irmãos, a busca por defender seu nome e imagem etc. Estas e outras coisas somente nos fazem perder o alvo da obra de Deus neste mundo. A igreja foi colocada no mundo para anunciar a salvação em Cristo Jesus. Nada mais do que isso. Como corolário dessa pregação do evangelho virá uma sociedade transformada, uma melhoria nas relações humanas etc. Vejo cristãos se desgastando na busca desenfreada por dinheiro, posição social e reconhecimento e fazem disto seus alvos de oração. Um dos ensinamentos modernos que mais têm contaminado a igreja é o ensino sobre "semear sementes". Esta erva daninha tem estragado a lavoura de Deus, pois, muitos contribuem em busca de algo. Como se Deus fosse obrigado a fazer porque nós fizemos. Se temos de combater que combatamos o bom combati. Deus nunca se esquece daquilo que fazemos em Sua obra. Mas também disse: “acabei a carreira”. Deus tinha um plano na vida de Paulo e ele concluíra este plano. Não se desviara do alvo de sua vida. No caminho de Damasco Paulo teve uma experiência com Cristo e não perdeu de vista aquilo que lhe havia sido entregue. Que consciência do dever cumprido! Em nada havia sido negligente, mas em tudo trabalhara firmemente. Muitos ainda nem perceberam que Deus tem um plano em suas vidas. Que o Senhor espera algo deles. Vivem dia - após- dia lutando seus combates pessoais e buscando suas próprias carreiras, enquanto o que o Senhor planejou fica para trás. Falta-nos este senso de objetividade na vida. Saber que temos uma carreira a ser cumprida e que precisamos terminá-la ainda nesta vida. Que não nos arrependamos no final de nossas vidas, ao olharmos para traz e ver que muito ficou por ser feito. Só temos esta vida para cumprir aquilo que o Senhor traçou para nós. Esse é o bom combati.

Paulo conclui seu pensamento com a afirmativa: “guardei a fé”. Apesar das lutas e desafios Paulo manteve a fé. Fé conforme disse Judas que uma vez foi entregue aos santos. Fé que expressa sua confiança em Cristo como uma doutrina sadia. Não precisamos sacrificar a Sã Doutrina porque passamos por lutas e provações. Serão a doutrina correta e a graça de Deus nossos sustentáculos durante os combates desta vida. Eles nos garantirão a vitória.

Meu irmão apesar de tudo resta-nos o bom combate, resta-nos concluirmos a carreira e nunca abandonarmos a fé.

A VITÓRIA É PARA O QUE COMBATE O BOM COMBATE.

Soli Deo Gloria

Pr. Luiz Fernando R. de Souza

26 comentários:

  1. Olá Pr. Luiz Fernando,
    Shalom!!

    Meu pastor amava pregar esta palavra de Paulo, aliás o Apostolo Paulo sempre estava em suas ministrações bíblicas.

    Meu pastor foi um referencial de vida em todos os sentidos. Faleceu no ano passado.

    Obrigda pelo texto! Lindo texto,

    Abraços
    Suely

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto! "A doutrina correta e a graça de Deus serão nossos sustentáculos durante os combates desta vida".
    Ainda que a figueira não floresça, confiarei no Deus da minha salvação.FÈ
    Dai -nos fé inabalável grandioso Deus.
    Em Cristo
    Andréia

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber o que significa "Soli Deo Gloria" ou em que lingua è?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soli Deo gloria (Do Latim: Glória somente a Deus) é o princípio segundo o qual toda a glória é devida a Deus por si só, uma vez que salvação é efetuada exclusivamente através de sua vontade e ação. Não só o dom da expiação de Jesus na cruz, mas também o dom da fé, criada no coração do crente pelo Espírito Santo.

      Excluir
  4. Irmão Paulo,
    Soli Deo Gloria vem do Latim e quer dizer A Deus Seja a Glória.
    um abraço

    ResponderExcluir
  5. Ola amigo parceiro seu blog foi premiado com um SELO passe no meu blog e pega lá.

    ResponderExcluir
  6. Soli / Deo / Gloria

    Literalmente,

    Somente / a Deus / Glória!

    Abraço anônimo, mas sincero.

    ResponderExcluir
  7. Vie estas palavras no filme o livro de eli e
    desde entao pasei a refletir sobre as mesmas
    paulo e um exemplo pra nois de fe att bley

    ResponderExcluir
  8. Sabias palavras, uma pena que muitos nao sabem como buscar a Espiritualidade para alimentar a alma.

    ResponderExcluir
  9. parabéns pr... q vc possa continuar sendo ispirado pela pessoa do espirito santo .. !!!

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito de tudo que li, vou refletir muito sobre tudo isso,e vou combater o meu bom combate sem nunca abandonar a minha fé, pois a fé e tudo que ainda me restou...

    ResponderExcluir
  11. A Paz do Senhor Pastor , gostei da explicação , DEUS continue te usando ...

    ResponderExcluir
  12. A paz do Senhor Pastor , gostei muito da explicação , Deus continue te usando ...

    ResponderExcluir
  13. paz pastor gostaria de poder falar com o senhor será que seria possivel? meu nome é cezario e sou de sarandi no pr obgd.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado irmão Cesário,
      será um prazer conversarmos. Meu telefone está no meu perfil do blog. Quando quiser é só ligar.
      Deus o abençoe ricamente.
      Um abraço

      Excluir
  14. paz pastor lindo o testo gotaria de poder falar lhe será que é possivel

    ResponderExcluir
  15. Muito boa Palavra. Falou a mim, confirmando um pensamento que me tem ocorrido nos últimos dias. Obrigado.

    ResponderExcluir
  16. Esta chegando o tempo em que aqueles que nao deixaram sua cruz no meio do caminho conjugarem esses verbos do apostolo Paulo.. Belo texto louvado seja Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade as pessoas estão perdendo tempo correndo atrz só de dinheiro um querendo matar o outro pra manter uma posição na mídia e se esquecendo que Deus está voltando misericórdia só Deus pra ter compaixão dessa almanidade

      Excluir
  17. Sábias palavras, Paulo foi um grande exemplo de servo fiel, valente e consagrado! Que possamos pautar as nossas vidas segundo essas palavras, e combater o nosso bom combate, acabar a nossa carreira guardando a fé é Cristo Jesus!

    ResponderExcluir
  18. não entendi direito o porque do semear contamina a igreja ou quis se falar que semeia-se a troco de alguma coisa que não seja o premio maior a salvação

    ResponderExcluir
  19. gostei gue deus continue ti usando como um canal de bencsaos para nossas vidas

    ResponderExcluir

Construindo Casamentos Fortes na Era da Distração

  Construindo casamentos fortes na era da distração Por  Foco na FamíliaQuinta-feira, 7 de março de 2024 Na sociedade acelerada de hoje,...