05 julho 2010

SONHOS, SONHOS E MAIS SONHOS

Tenho ouvido o que dizem esses profetas que profetizam mentiras em meu nome, dizendo: Sonhei, sonhei. Jr 23:25

Martin Luther King tinha um sonho, na padaria da Mary tem dúzia deles (inclusive de goiabada, que me faz sonhar), mas ninguém tem tanto sonhos como os levitas modernos. É tanto sonho nos louvores que os próprios pregadores fizeram de sonhos a temática de suas pregações

São sonhos de todos os tipos e para todos os gostos. Raquel Malafaia sonha "sonhos de vitória", enquanto Nani Azevedo tem "sonhos de alegria", Diante do Trono tem "sonho de amor" e Genésio de Souza tem "sonhos de louvor e adoração". Há sonhos ameaçados de morte, pois "tentaram matar os seus sonhos" (Ludmila Ferber), alguns "sonhos já morreram" (Mara Lima), mas como a Lázaro "Deus faz ressuscitar" os sonhos (Mara Lima).

Nossos sonhos são bons, mas é melhor "os sonhos que Ele sonhou para mim" (Nani Azevedo), pois "os sonhos de Deus são maiores que os meus" (Nani Azevedo). E como "infinitos são os sonhos de Deus" e por maior que sejam os nossos, os de Deus "supera seus sonhos", é melhor ficar com "os sonhos que o meu Deus sonhou pra mim" (Alda Célia), afinal "Deus sonha os teus sonhos por você" (Melissa).

Apesar de que "o sonho de Deus é maior" (Robson Fonseca), pode ser que Deus não sonhe por você. Neste caso, você mesmo pode "gerar os sonhos de Deus" (Raquel Malafaia), afinal "você foi escolhido pra gerar os sonhos de Deus" (Jossana Glessa). Não fique sem sonho, declare com J. Neto: "escolhi sonhar os sonhos de Deus" (J. Neto). Mesmo que alguém diga que "os teus sonhos são pura imaginação" (Mara Lima) e que "jovens sonhadores são ingênuos e só quebrando a cara aprenderão, não desista de seus sonhos" (Henrique Cerqueira), pois "se você acredita nos seus sonhos Deus investe em você" (Michelle Nascimento).

"Há quem diga ainda que Deus não realiza sonhos" (Beatriz Andrade), mas isso é porque "o inimigo quis roubar, tua vontade de sonhar" (Rayssa e Ravel). "Nunca deixe de sonhar, Deus pega o pesadelo e faz virar canção" (Michelle Nascimento).

Todo lugar é um bom lugar para sonhar. Raquel Malafaia sonha "dentro de um poço", lugar onde são "gerados os sonhos de Deus". Ou pode entrar "no celeiro dos sonhos" com Ludmila Ferber. E se estiver difícil sonhar, sonhe "os sonhos de Deus com o toque do shofar" (Gilmar Brito), que ajuda.

E de sonho em sonho, vamos esquecendo a realidade do evangelho...

Fonte.: Cinco solas

Soli Deo Glória.

Pr. Luiz Fernando R. de Souza

20 comentários:

  1. Por um momento pensei que fosse uma crítica ao meu texto cujo título é: "Eu também tenho um sonho". Entrementes, não me achei relacionados nos muitos exemplos citados pois partilho das mesmas idéias que o ilmo amigo. O que me torna feliz é saber que Martin Luther King ainda é citado por homens de peso como você. Assim como Luther King, nós ainda temos sonhos! Paz!

    ResponderExcluir
  2. muito boa essa postagem, Deus continue o abençoando para nos ensinar. Teu servo Pr. Marcelino.

    ResponderExcluir
  3. Pr Luiz Fernando: paz seja contigo!

    A mensagem que você postou é muito boa. Outro dia, vi em um párachoque de caminhão: "antes eu sonhava, hoje nem durmo mais", demonstrando o desespero de muitos que caminham à nossa volta.

    Os cantores, penso eu, cantam muito sobre sonhos porque os pastores pregam muito sobre sonhos: - pregamos sobre José, o jovem sonhador e que interpretou os sonhos de Faraó; pregamos que o nosso Deus, quando enviasse o Espírito Santo, conforme escreveu o Profeta Joel, daria sonhos e visões.

    Então, se as músicas são o reflexo das mensagens pregadas, precisamos enriquecer mais nossos púlpitos com a total palavra de Deus, e não apenas parte dela.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Só não podem é se esquecer de acordar dos sonhos pra viver a realidade do novo nascimento antes de Cristo lhes chamar à Sua presença.

    Caso contrário, será um eterno pesadelo...

    ResponderExcluir
  5. Prezado colega Pr. Israel,
    obrigado por sua visita. Realmente os sonhos de Luther King eram factíveis. Esses do texto são etéreos. A igreja está sonhando acordada e e acordada dorme.
    Um abraço
    Em Cristo

    ResponderExcluir
  6. Prezado colega Pr. Freitas,
    realmente creio que se existem culpados somos nós pastores que temos negligenciado a Palavra. Estamos confirmando essas sandices sem usarmos de uma crítica saudável. Vale o alerta para voltarmos a ter um ministério centrado em Cristo e em Sua Palavra.
    Obrigado pela visita.
    Um abraço
    Em Cristo

    ResponderExcluir
  7. Prezada irmã Elaine,
    creio que vivemos, em alguns momentos, pesadelos no meio do povo de Deus. Estes cantores gospel estão levando toda uma geração ao nada. Cantam canções desprovidas de vida e significado e ainda afirmam que fazem a obra de Deus. É uma pena!
    Um abraço
    Em Cristo

    ResponderExcluir
  8. Pr. Marcelino,
    sua visita enriquece o blog. Vamos nos encontrar em Agosto lá em Fabriciano na reciclagem teológica, ok?
    Um abraço
    Em Cristo

    ResponderExcluir
  9. Pr. Luiz Fernando,
    Paz no Eterno

    Dormi mal na noite passada, quando soube que o embusteiro do Morris Cerullo, voltou ao Brasil. Definitivamente, Deus provou não estar “nem ai” para o camisa 9 da seleção que, absolutamente, nada fez para evitar o retorno antecipado da nossa seleção de futebol. Praguejei-o por mais de 9 vezes e, por 9 x 9 vezes, orei para que voltasse à sua pátria, imediatamente.

    Rolando na cama, lembro ter sonhado com o JIM BAKKER;
    Sonhei com o livro que ele escreveu na prisão, cujo título é "I WAS WRONG" (EU ESTAVA ERRADO);

    Sonhei com o já decrépito Cerullo, encarcerado em cela especial (ele é Dr), implorando o perdão de Deus, enquanto escrevia, o que julgo ser, o seu futuro "best-seller": "FORGIVE ME LORD - you are not nine" - (Perdoe-me Senhor - você não tem nada a ver com o nº 9);

    Sonhei com o Mike Murdock, o homem “mais sábio do mundo”, numa penitenciária lá do Texas, também em cela especial (Ele também é Dr), escrevendo um novo livro: "THE 1001 KEYS OF REPENTANCE" - (As 1001 chaves do arrependimento), o que poderá, realmente, garantir aquela sua fama de sábio.

    Sonhei com o Terra Nova, sem algemas, na prisão, em traje cafona, meio acafajestado, na prisão, escrevendo uma obra literária que poderá redimi-lo das suas charlatanices. Ele já escolheu o título: "REGRET I WAS PLAYING POPE", (Eu estava brincando de Papa);

    Tive um pesadelo com Silas Malluf-aia. Ele estava na penitenciária de Bangu, aqui no Rio, de bigode, pregando, ainda, a teologia da prosperidade aos detentos, com uma Biblia do Cerullo às mãos, berrando, como uma gralha com crise renal: Só o dinheiro salva, seus trouxas! Jesus tinha tanto dinheiro e lucrava tanto, que empregou 12 administradores para cuidar do seu rentável NEGÓCIO! Aprendam de uma vez por todas: Evangelho é business!

    Acordei, abruptamente,após outro pesadelo: O "apostu", digo, apóstolo Waldemiro, chegando às vias de fato com o RR Soares. E, em meio à confusão, saindo totalmente do sério, como do seu feitio, urrava: Tio ladrão, tio hipócrita, tio safado, tio covarde, tio mentiroso, tio enganador, tio pilantra, tio isso, tio aquilo - Tu roubou o meu horário na Rede TV! Tu sabe bem como eu sô! Eu digo na lata! Não tenho papa na língua! Tu vai vê só! Eu vô ti pegá!

    Quase cai da cama. Já acordado, considerei: Senhor, eu não mereço!
    Mas, sonhos são sonhos; pesadelos são pesadelos e a realidade está nos entristecendo.
    Levantei-me; Orei ao Senhor; Lavei meu rosto; Fiz a higiene bucal; Cheguei ao meu note, ainda sem o café da manhã e cliquei no seu blog, para fazer uma higiene mental e me deparei com esta excelente postagem.
    Parabéns!
    Seu conservo em Cristo

    Alberto Couto Filho

    ResponderExcluir
  10. Prezado irmão Alberto,
    simplesmente sensacional.
    Um abraço
    Em Cristo

    ResponderExcluir
  11. Só uma pergunta para o meu amigo Luiz e como dizem os americanos para "everybody else":

    DEUS SONHA?

    ResponderExcluir
  12. Prezado Rev. Pr. Luiz Fernando R. de Souza,

    Postagem interessante essa sobre os sonhos! Sonhos são expressões do desejo ou do medo inconscientes, segundo S. Freud. Não há problemas com os sonhos, desde que os tomemos como tais. Aliás, os sonhos são, antes, reveladores dos problemas ou anseios que carregamos. Mas como temos a tendência a esconder o que nos incomoda, preferimos não discuti-los sob esse prisma.
    O problema mesmo está no sonho-projeção, ou seja, no intenso desejo de realização de algo consciente que projetamos em Deus ou Sua vontade. Pensamos, queremos intensamente e, por fim, propomos a Deus sua realização. Deus se torna o afiançador dos meus devaneios, de meus desejos de grandeza, de minha busca insensata pelo que não promove a Cristo, mas apenas a mim mesmo.
    Há aqueles que sonham para os outros realizarem; o sonho como meta diz respeito a quem é dele sujeito. Se "sonhar o sonho de Deus" significa apenas querer a vontade de Deus, então é algo inócuo, pois a vontade de Deus não pode ser apenas algo que quero (como desejo), mas algo que devo fazer (ação) como cristão. Esses "sonhadores" não fazem mais do se esconder da dura realidade no seu mundozinho de glamour gospel.

    Um abraço,

    Hermes

    ResponderExcluir
  13. Prezado irmão Salun,
    faço minha as palavras do irmão Hermes.
    Um abraço
    Em Cristo

    ResponderExcluir
  14. Prezado irmão Hermes,
    verdadeiramente tais sonhadores estão no limbo da inocuidade. Sonham com o irreal e o impraticável. Melhor ficarmos com os pés no chão alicerçados na Palavra.
    Um abraço
    Em Cristo

    ResponderExcluir
  15. De fato, Pr. Luiz Fernando...

    Está se tornando um sacrilégio escutar esses "hinos" de atualmente, que mais massageiam o ego das pessoas do que adoram a Deus. Isso, aliás, quando têm algumas frases que realmente fazem sentido, porque na grande maioria das vezes, trata-se mesmo de letras vazias, sem inspiração divina, sem objetividade, sem fundamento, até...

    Barulham demais e adoram de menos. Muito emocionam, pouco falam à alma.

    Uma lástima, em se tratando de um assunto tão extraordinário quanto são Jesus, Sua Salvação e o Seu Reino...

    Abraço.

    ResponderExcluir
  16. No momento estou sonhando mesmo é com o sonho da padaria da Mary....rrssss
    Ficou bacana demais este artigo.Cristãos, vivendo um evangelho de sonhos e deixando um Deus VIVO.
    Graça e paz!
    Andréia

    ResponderExcluir
  17. Excelente postagem e seu blog também. Estou seguindo e deixando um convite para que o irmão visite meu humilde espaço:
    www.pranselmomelo.blogspot.com
    Paz!!!

    ResponderExcluir
  18. Prezado irmão Anselmo,
    obrigado pela visita. Fui até seu blog. Está muito bom. Conteúdo real e factível. Parabéns pela iniciativa.
    Um abraço
    Em Cristo

    ResponderExcluir
  19. Tudo bem... e outra necessidade é mudar o nome dos músicos cristãos, por que "levitas modernos" não é uma designação adequada. Levita??? Alguém conhece algum músico cristão que seja levita??? Talvez em alguma sinagoga messiânica...

    ResponderExcluir
  20. Prezado anônimo,
    realmente levitas no sec. XXI não existem. Isso é coisa do A. Testamento. Esse errou entrou e quase ninguém criticou, por isso, ficou.
    Muito bem lembrado.
    Em Cristo

    ResponderExcluir

Construindo Casamentos Fortes na Era da Distração

  Construindo casamentos fortes na era da distração Por  Foco na FamíliaQuinta-feira, 7 de março de 2024 Na sociedade acelerada de hoje,...