11 abril 2024

FÉ SECRETA, MUITAS LUTAS: UMA ENTREVISTA COM UM CRISTÃO EGÍPCIO

 

Um advogado egípcio que nasceu e foi criado numa família muçulmana falou sobre o seu caminho para Cristo e detalhou os desafios que os convertidos cristãos enfrentam no Egito. 

Mussa (nome verdadeiro mantido por razões de segurança) discutiu as suas experiências de vida numa entrevista recente à Global Christian Relief, uma organização de vigilância da perseguição que apoia a Igreja perseguida em todo o mundo. 

Embora ele tenha sido criado em uma família muçulmana, muitos de seus amigos mais próximos eram cristãos, o que o deixou interessado em suas crenças.

Ele disse que começou a ler a Bíblia, pedindo a Deus que lhe revelasse Sua verdade e se tornou cristão. Mussa compartilhou o Evangelho com sua esposa, que também se tornou crente. Mas ninguém fora da sua família imediata sabe que eles são cristãos e, segundo todas as aparências externas, Mussa é muçulmano.

Abaixo está uma transcrição editada da entrevista da Global Christian Relief com Mussa:

Global Christian Relief: Você poderia nos contar mais sobre as dificuldades e desafios que os ex-muçulmanos enfrentam no Egito?

Mussa: Os problemas que os convertidos do Islão enfrentam no Egipto provêm tanto do Estado como da sociedade. Se qualquer pessoa escolher uma crença contrária ao Islão, então essa pessoa é considerada um infiel e um apóstata da sociedade, e é largamente desonrada e rejeitada. Isto se aplica àqueles que se tornam cristãos.

Eles sofrem muita rejeição da sociedade e suas vidas podem estar em risco. Embora os artigos 40.º a 46.º da Constituição Egípcia garantam a liberdade de crença, infelizmente, esta não é aplicada na prática.

Devemos viver num estado civil, onde devemos estar sujeitos à lei governamental e não à lei islâmica. Embora o Estado não puna formalmente aqueles que abandonam o Islão, os ex-muçulmanos são perseguidos pelas forças de segurança e acusados ​​de difamar a religião.

Quando um muçulmano muda de religião, é acusado de blasfémia, embora qualquer pessoa que queira mudar de religião deva ser livre de o fazer, tal como está escrito na Constituição Egípcia.

Assim que as forças de segurança descobrem que um muçulmano mudou de religião, é preparado um ficheiro de segurança para ele e ele é perseguido como se fosse um criminoso.

Deveríamos ter o direito à fé pessoal, mas não posso tornar a minha fé conhecida. Minhas crenças deveriam me tornar um criminoso? Infelizmente, isso acontece com quase todos os convertidos e continua por anos a fio.

Além de serem rejeitados pela sociedade, os convertidos muitas vezes perdem o emprego. Eles podem perder tudo e são ameaçados de morte. A família e os amigos da pessoa muitas vezes a tratam muito mal. É muito fácil para qualquer pessoa converter-se do Cristianismo ao Islão no Egito, e o procedimento para documentar a conversão consiste numa simples visita aos departamentos estatais. No entanto, é impossível converter-se oficialmente do Islã ao Cristianismo.

GCR: As pessoas que se convertem ao Cristianismo enfrentam dificuldades e desafios quando decidem se casar?

M: O casamento é uma das principais dificuldades para quem se converte. Um novo cristão quer casar com outro cristão, mas muitas famílias cristãs coptas hesitam ou recusam-se a permitir que os seus filhos se casem com membros de famílias muçulmanas. Esses problemas sociais são questões importantes para aqueles que seguem Jesus.

Houve até um caso de um padre que foi enviado para uma prisão de trabalhos forçados por casar com um cristão um cristão registado muçulmano convertido. É muito difícil para os crentes de origem muçulmana encontrarem-se para se casarem, uma vez que muitos vivem em segredo.

GCR: Os filhos dos cristãos convertidos também enfrentam problemas e desafios?

M: Filhos de convertidos passam por grandes dificuldades. Eles são tratados como muçulmanos na escola, mas em casa são criados como cristãos. Isto leva a crises psicológicas para essas crianças.

Levei meus filhos a um conselheiro para esses assuntos. Eles podem sentir-se pressionados porque se uma criança disser na escola que a sua família é cristã, a sua família poderá enfrentar problemas. As crianças não conseguem compreender que na escola ele deve manter em segredo a sua fé cristã e que deve seguir outra fé e estudar o Islão, que é uma matéria básica ensinada nas escolas. Então, ele estuda a doutrina islâmica na escola, mas é cristão em casa. Estas são pressões difíceis de exercer sobre uma criança.

GCR: É possível que cristãos recém-convertidos preguem no Egito?

M: O Egipto assinou convenções internacionais de direitos humanos que permitem a liberdade de crença e o direito ao proselitismo, mas ainda não é realmente permitido.

Lembro-me de um jovem cristão, Mina Abdel Sayed. Ele era entregador e tinha uma Bíblia em sua bolsa pessoal. A Segurança Nacional prendeu-o e acusou-o de proselitismo. Ele foi preso e torturado até a morte. Por outro lado, todos são livres para pregar o Islão e há muitas organizações que o fazem, mesmo a nível governamental.

GCR: Quando aqueles que se converteram ao Cristianismo terão os seus direitos, na sua opinião?

M: Acredito que os convertidos obterão os seus direitos quando a constituição for implementada e quando a aceitação for ensinada às crianças pequenas. É então que veremos direitos iguais para todos, sem discriminação. Então, a religião será vista como uma liberdade privada e teremos o direito de escolher as nossas crenças.

Girgis é redator da Global Christian Relief (GCR), a principal organização de vigilância da América focada na situação dos cristãos perseguidos em todo o mundo. Além de equipar a igreja ocidental para defender e orar pelos perseguidos, a GCR trabalha nos países mais restritivos para proteger e encorajar os cristãos ameaçados pela discriminação e violência baseadas na fé. 07/04

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FÉ SECRETA, MUITAS LUTAS: UMA ENTREVISTA COM UM CRISTÃO EGÍPCIO

  Um advogado egípcio que nasceu e foi criado numa família muçulmana falou sobre o seu caminho para Cristo e detalhou os desafios que os con...