19 outubro 2022

ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE VÍDEO RECEBIDO DE UM COLEGA PASTOR


 ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE VÍDEO RECEBIDO DE UM COLEGA PASTOR

Não teço críticas ao pregador, que por sinal, não conheço pessoalmente. Creio na boa intenção do mesmo em afirmar o que afirmou. Somente pondero sobre algumas afirmações que creio ser discordantes em relação à Bíblia e Teologia.

1 - Mortos que ressuscitaram foram os antigos ou patriarcas que foram justificados pela lei?.

R – Não existe nenhuma passagem bíblica para afirmar quem eram. Poderia ser os mais antigos quanto os mais recentes mortos. Se entraram na cidade, podemos deduzir que conheciam alguns dos moradores da cidade, então pode ser que fossem mortos recentes como: João Batista - Zacarias, pai de João Batista - o bom e velho Simeão, José esposo de Maria e outros, bem conhecidos das pessoas agora vivas. Quem sabe exatamente?

2 - Abraão foi Justificados pela Lei ?

Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão”. Gl 2.21.

Os judeus não compreenderam o papel da Lei. Primeiro, achavam que podiam guardá-la por seus próprios esforços. Segundo, pensavam que, por guardá-la, teriam méritos para a salvação. A Lei mostrava o ideal de Deus para a conduta humana

Gálatas 3:10 diz: Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las.”

Para que a Lei foi dada:

1 – Para mostrar a pecaminosidade do homem

2 – Para mostrar a incapacidade do homem em relação ao pecado e as exigências de Deus

3 – Serviu para conduzir a Cristo

Portanto, a Lei nunca foi dada para salvação e não poderia salvar nenhum homem e ninguém conseguiria cumprir todos os requisitos da Lei. 

Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Tg. 2:10

 Gal. 3:10-14 “Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. 11 E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé.12 Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá. 13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; 14 Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito”.

Abraão foi justificado pelos sacrifícios de animais?

Não, Abraão foi justificado pela fé na promessa que Deus enviaria o Salvador Jesus Cristo. Rom. 4:1-5

O expositor quer usar a lógica de que Abraão não poderia ter sido justificado pela fé em Cristo porque este não havia vindo ainda. Ele não havia vindo para ninguém. Todos que morreram antes de Cristo e praticaram os sacrifícios de animais, morreram na fé de que o Salvador viria.

Jesus só ressuscitou 3 dias depois porque tinha umas contas para acertar com o diabo?.

Nunca o Senhor do Universo acertaria contas com uma criatura. Isso é ilógico, pois coloca o diabo como um outro deus em pé de igualdade com Deus. Se assim for, viveríamos novamente o maniqueismo. Em filosofia, no universo não pode haver dois Deuses iguais, porém opostos, um anularia o outro.

A Bíblia nunca diz que Jesus entrou no inferno e tomou as chaves da morte e do inferno das mãos do diabo.

houve confusão e mistura os textos de I Pe. 3:19 + Apoc. 1:17-18. Leiamos os textos.

I Pe. 3:18 -20 Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;

19 No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão;

20 Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água;”

Apoc. 1:17-18Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno”.

Observe que no texto em nenhum momento Jesus diz que “agora tenho” ou “tomei as chaves da morte e do inferno das mãos do diabo”.

Jesus se apresenta como o Soberano Deus eterno (primeiro e último), aquele que venceu a morte e aquele que “tem as chaves da morte e do inferno”. Apenas esse trecho já deixa claro que Jesus não arrancou essas “chaves” das mãos de ninguém.

O pregador fala do verbo Kerygma.

O contexto de I Pe. 3:18-20 que se refere aos tempos de Noé e não uma ida ao inferno para anunciar sua vitória aos espíritos encarcerados.

Aqui existem várias correntes de interpretações deste texto. A mais conservadora aponta para que Cristo por meio do Espirito Santo pregou através de Noé aos seus contemporâneos durante 120 anos, tempo da construção da arca, pela qual os homens poderiam ser salvos, já que o juízo já havia sido decretado e seria executado por meio do dilúvio.

O pregador fala que os demônios tentaram prendê-lo, mas não conseguiram porque Ele não tinha pecado.

Não existe nenhum versículo no Novo Testamento que sugira isso. A Bíblia não fala isso. A fala do pregador vem da sua imaginação e nada mais. 

O pregador fala que enquanto Cristo andava no inferno os demônios fugiam dele.

Não existe nenhum versículo no Novo Testamento que sugira isso. A Bíblia não fala isso. A fala do pregador vem da sua imaginação e nada mais. .

O pregador fala que o escrito de divida foi arrancado e Cristo expôs Satanás publicamente no meio dos demônios.

Vejamos este texto de Col. 2:14-15

“ 14e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu completamente, pregando-a na cruz; 15e, despojando as autoridades e poderes malignos, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre todos eles na cruz. …

O pregador confundiu textos o Novo Testamento e praticou uma estranha exegese e hermenêutica quando tira e cria imagens de sua cabeça totalmente desprovidas de base bíblica.

 Não existe nenhum versículo no Novo Testamento que sugira isso. A Bíblia não fala isso. A fala do pregador vem da sua imaginação e nada mais. 

Em lugar algum do Novo Testamento diz ou sugere que Cristo colocou o diabo no meio do círculo de demônios tomou as chaves da morte e do inferno das mãos de Satanás e rebaixou sua patente.

Isso é uma lucubração

Não, a exposição do diabo foi na cruz, pois ali ao morrer e depois ressuscitar Ele mostra para seres humanos, anjos e demônios a ineficácia das prisões que o diabo intentava contra os homens. Na cruz foi expostas à vergonha as estratégias e intentos de Satanás em aprisionar a raça humana juntamente com seu fracasso.

A imagem é de um imperador ou general romano que volta das batalhas vitoriosos e traz os reis conquistados amarrados e humilhados, enquanto eles desfilam em seus cavalos brancos e o povo aplaude e ovaciona os vencedores. O destino dos perdedores seria a morte.

O pregador fala que o diabo perdeu as chaves da casa dele e as entregou a Cristo e este à igreja.

Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Mt 16:18

Aqui mais uma vez o pregador confunde o que são as chaves.

E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”.  Mat. 16:19

Apoc 1:18 “E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno”.

Pela exposição do pregador as chaves que foram dadas à igreja estavam em posse do diabo? Mas o texto de Mat. 16:19 diz que as chaves entregues à igreja eram as chaves do reino dos céus. Então pergunto: As chaves do Reino dos céus estavam em poder do diabo? Se estavam Deus não é onipotente, pois em algum momento o diabo tirou as chaves da posse de Deus.

O pregador fala que se o cristão ligar o que já foi ligado nos céus, tudo o que os cristãos orarem, Jesus descerá e agirá nas causas dos cristãos.

Aparentemente parece ser uma boa palavra, mas totalmente equivocada.

Mat. 18:18 – “Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu”.

O problema com a fala do pregador é o texto bíblico fala especificamente da disciplina eclesiástica.

Aqui a autoridade e a responsabilidade pela admissão à comunidade e o desligamento da comunidade foi dado a igreja. O texto não fala sobre ligar qualquer coisa ou pedido, mas sobre a vida da igreja quando recebe ou desliga membros.

Vale a pena dedicar tempo para Palavra e Teologia. Assim, cresceremos em discernimento.

SOLI DEO GLORIA

Luiz Fernando Ramos de Souza

8 comentários:

  1. Excelente a sua explicação.
    Parabéns 👏 👏 👏 👏

    ResponderExcluir
  2. Excelente pastor! Ficou muito claro! Ddus te abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz, boa tarde Pr Luis Fernando. Acredito que o Apóstolo Joel, o pregador do vídeo, abordou essa passagem: "onde diz que Jesus entrou no inferno e tomou as chaves da morte e do inferno das mãos do diabo", usando de duas outras na Bíblia: Ef 4:9 - “Ora, isto ‘ele subiu‘ que é, senão que também antes tinha descido às partes inferiores da terra?” ; Apoc 1:18 - “...e tenho as chaves da morte e do inferno”, penso eu que seja a união desses dois versículos para chegar nessa conclusão que ele teve. Mas, é importante ponderar que, Cristo foi morto e sepultado e, quando foi sepultado (colocado no seio da terra), cumpriu-se a palavra que diz: ‘desceu as partes mais baixas da terra’, ou seja, cova, sepultura, abismo ( Mt 12:40 ). Descer às partes mais baixas da terra refere-se ao evento em que o corpo de Cristo foi depositado na sepultura, e não que Ele tenha ido ao limbo, purgatório, paraíso, céus, infernos, etc.
    ‘As partes mais baixas da terra’ é o mesmo que ‘abismo’, ou ‘sepultura’, como atesta o Salmo 30, através do paralelismo, recurso que é próprio as poesias hebraicas:
    “SENHOR, fizeste subir a minha alma da sepultura;
    conservaste-me a vida para que não descesse ao abismo“ ( Sl 30:3 ); “E, havendo eles cumprido todas as coisas que dele estavam escritas, tirando-o do madeiro, o puseram na sepultura“ ( At 13:29 ).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Prezado colega Pr.Júnior, entendi sua posição, mas mesmo o texto de Ef. 4:9, nunca diz o que o pregador do vídeo falou e você foi muito feliz em apontar o que significa as partes mais baixas da terra. Acho que o pregador do vídeo teve ótimas intenções, mas falou mais de sua imaginação e muito menos de Bíblia e teologia. Mas vale para como um exercício mental.
      Obrigado pela visita. Um abraço.

      Excluir
    3. Sl 30:3 SENHOR, fizeste subir a minha alma do sheol; conservaste-me a vida para que não descesse ao abismo (בוֹר - VOR - cova).
      Sl 30:3 Senhor, fizeste subir a minha alma do Sheol, conservaste-me a vida, dentre os que descem à cova.

      Excluir
    4. R (Bentes) – Jesus não desceu ao inferno (Lago de Fogo, Geena). Ele desceu ao Hades/Sheol, o Estado Intermediário:
      Hermann Barvinck na sua Dogmática reformada volume 3 afirma:
      “Quando, na igreja cristã, surgiu a confissão da descida de Cristo ao inferno, as pessoas, de fato, procuraram textos de prova na Escritura e recorreram a vários lugares, como Oséias 13.14; Salmo 16.10; Atos 2.27, 31; Mateus 27.52; Lucas 23.43; João 8.56; Romanos 10.7; Efésios 4.9; 1 Pedro 3.18-22; Hebreus 11.40; 12.22s. No entanto, a exegese cuidadosa revela a natureza ilegítima dessa apelação. Em Oséias 13.14, o Senhor promete que redimirá seu povo do Sheol e da morte, mas não se menciona uma descida ao inferno. Atos 2.27, 31, citando o Salmo 16.10, ensina que Cristo, tendo morrido, estava no Hades e pertencia aos mortos, mas não contém nenhum vestígio da ideia posteriormente associada, em várias denominações eclesiásticas, ao artigo referente à descida ao inferno”.
      Os 13.14 Eu os remirei [אֶגְאָלֵם - Egëålem] da mão do sheol, e os resgatarei da morte. Onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó sheol, a tua perdição? O arrependimento está escondido de meus olhos.
      Bavinck ainda afirma: “segundo Hebreus 12.23, os crentes do Antigo Testamento formam a assembleia dos primogênitos arrolados nos céus e receberam a cidadania celestial antes dos crentes do Novo Testamento”. Ele esquece que Hebreus foi escrito mais ou menos em 68 d.C. e os santos que estavam no Paraíso (seio de Abraão) já haviam sido trasladados para o 3º Céu, e o autor de Hebreus está consolando os crentes vivos de seu tempo dizendo que aqueles santos já estavam no céu.
      Concordamos totalmente com Bavinck: “Cristo não desceu ao inferno, todavia ele desceu ao Hades. Entendemos claramente que inferno não é o hades. Em Apocalipse 20 o próprio hades será lançado no Lago de Fogo que é o inferno final.

      Excluir
  4. Meu Deus!!! Esse pregador exalou heresias!!!

    ResponderExcluir

FÉ SECRETA, MUITAS LUTAS: UMA ENTREVISTA COM UM CRISTÃO EGÍPCIO

  Um advogado egípcio que nasceu e foi criado numa família muçulmana falou sobre o seu caminho para Cristo e detalhou os desafios que os con...