08 junho 2023

MORRE PR. PAT ROBERTSON DO CLUBE 700


 O notável locutor cristão conservador e ex-candidato presidencial Pat Robertson, amplamente conhecido como o apresentador de longa data do popular programa da Christian Broadcasting Network "The 700 Club", morreu. Ele tinha 93 anos.

A CBN News divulgou um comunicado anunciando que Robertson morreu em sua casa em Virginia Beach na manhã de quinta-feira. Robertson deixa quatro filhos, 14 netos e 24 bisnetos.

"Pat Robertson dedicou sua vida a pregar o Evangelho, ajudando os necessitados e educando a próxima geração", afirmou a CBN .

"Pat tinha fome de conhecimento do Senhor e queria compartilhar o amor e a fidelidade de Jesus com o mundo. O desejo de seu coração era que todas as pessoas conhecessem Jesus."

Vida pessoal

O televangelista Pat Robertson e sua esposa, Dede Robertson, em uma foto sem data. Cortesia CBN

Nascido Marion Gordon Robertson em Lexington, Virgínia, em 22 de março de 1930, Robertson teve uma extensa formação educacional, ganhando um bacharelado em artes magna cum laude da Washington and Lee University em 1950, um diploma de juris doctor da Yale University Law School em 1955, e mestre em teologia pelo New York Theological Seminary em 1959.

Robertson serviu como reservista no Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, sendo posteriormente enviado para a Coreia durante a guerra dos anos 1950, onde serviu principalmente em um quartel-general a alguns quilômetros do front. 

Em 1960, Robertson foi ordenado ministro batista do sul pela Freemason Street Baptist Church de Norfolk, Virgínia. Mais tarde, ele teve seus votos de ordenação rescindidos quando concorreu à presidência dos Estados Unidos em 1988.

Em 1954, Robertson se casou com Adelia Elmer, com sua união durando até a morte dela em 2022. O casal teve quatro filhos, incluindo o atual apresentador principal do "The 700 Club", Gordon Robertson.

Carreira pública

O fundador da CBN, Pat Robertson, aparece no "700 Club" apenas dez dias após sofrer um derrame. Captura de tela/CBN

Em 1960, Robertson fundou a Christian Broadcasting Network, ou CBN. Seu programa principal, "The 700 Club", permaneceu uma presença regular na televisão nacional no século XXI.

Iniciada como uma estação de televisão local em Portsmouth, Virgínia, a programação da CBN agora pode ser vista globalmente.

"Hoje, a CBN é uma organização sem fins lucrativos multifacetada que fornece programação por cabo, transmissão e satélite para aproximadamente 200 países, com uma linha de oração por telefone 24 horas", observou o site da estação .

"O ministério internacional da CBN trabalhou em 122 idiomas diferentes, do mandarim ao espanhol e do turco ao galês."

Em 1977, Robertson fundou a Regent University em Virginia Beach, servindo como seu presidente e chanceler por muitos anos. No ano seguinte, ele fundou a Operation Blessing International Relief and Development Corporation.

Robertson fundou e co-presidiu a International Family Entertainment, Inc. em 1990, que se tornou o Fox Family Channel e depois o ABC Family quando a Disney o adquiriu em 2001.

Robertson também ajudou a fundar o escritório de advocacia conservador American Center for Law & Justice em 1990 e é autor de quase 20 livros, tanto de ficção quanto de não-ficção.

Os livros de Robertson incluem Beyond Reason: How Miracles Can Change Your Life (1985), The New World Order (1991), The End of the Age (2002), The Ten Offenses (2004) e America's Dates With Destiny .

Em 1986, Robertson anunciou sua intenção de buscar a indicação republicana para presidente nas eleições de 1988. Embora sua campanha tenha sido bem financiada e ele tenha terminado forte em Iowa e Minnesota, ele acabou perdendo a indicação para George HW Bush.

Em 1987, Robertson fundou a organização de defesa política conservadora Christian Coalition. Na década de 1990, a Christian Coalition começou a produzir guias eleitorais apartidários que eram distribuídos nas igrejas. O status de isenção de impostos do grupo foi negado pelo IRS em 1999 em meio a reclamações de que os guias do eleitor eram partidários.  

Comentários controversos  

Donald J. Trump com Pat Robertson na Regent University em Virginia Beach, Virgínia, em 24 de fevereiro de 2016. | (Foto: Joshua Roberts/Reuters)

Como uma figura pública que frequentemente comentava questões sociais, religiosas e políticas, Robertson frequentemente recebia críticas por fazer comentários provocativos, especialmente enquanto apresentador do "The 700 Club".

Dois dias após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, Robertson convidou o Rev. Jerry Falwell para o "The 700 Club". Quando Falwell culpou o 11 de setembro pela crescente aceitação das ideias socialmente liberais pelos Estados Unidos, Robertson respondeu: "Concordo totalmente".

Logo depois que a transmissão foi ao ar, Robertson divulgou um comunicado esclarecendo que "ninguém além dos terroristas e das pessoas e nações que os capacitaram e abrigaram como responsáveis ​​​​pelos [os] ataques a esta nação".

Em 2010, depois que um terremoto devastador atingiu o Haiti, Robertson culpou o desastre pela aceitação do vodu pela nação caribenha e um suposto pacto com o diabo feito na época de sua fundação.

“E eles se reuniram e fizeram um pacto com o diabo. Eles disseram: 'Nós o serviremos se você nos libertar dos franceses.' História verdadeira. E então o diabo disse: 'OK, é um acordo'", afirmou Robertson .

Durante a década de 2010, Robertson endossou a descriminalização da maconha, uma vez que argumentou que as pessoas casadas com pessoas que sofrem de Alzheimer podiam se divorciar delas por causa da doença. Ele também sugeriu que os Estados Unidos deveriam assassinar o ditador venezuelano Hugo Chávez, pelo qual ele se desculpou mais tarde .

Um firme defensor do ex-presidente Donald Trump, ele previu incorretamente que Trump venceria a reeleição em 2020, apenas para reconhecer mais tarde , em dezembro daquele ano, que o adversário democrata Joe Biden havia vencido por direito.

Últimos anos

Pat Robertson, fundador e chanceler da Regent University, fala na cerimônia de formatura virtual da escola em Virginia Beach, Virgínia, no sábado, 8 de maio de 2021. | Regent.edu

Em agosto de 2017, Robertson foi hospitalizado após cair de um cavalo. Ele sofreu ferimentos leves e voltou a hospedar o "The 700 Club" no final daquele mês.

Robertson sofreu um derrame embólico em 2018, o que o levou a ser hospitalizado por alguns dias. Ele voltou a apresentar o programa no final daquele mês, referindo-se à sua recuperação como um exemplo da " cura milagrosa " de Deus.

Em 1º de outubro de 2021, como parte do 60º aniversário do "The 700 Club", Robertson anunciou que estava deixando o cargo de apresentador principal regular do talk show cristão de longa duração após 55 anos.

Robertson ocasionalmente fazia aparições como convidado e continuou a ensinar e liderar na Regent University. 

Fonte - The Christian Post



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FÉ SECRETA, MUITAS LUTAS: UMA ENTREVISTA COM UM CRISTÃO EGÍPCIO

  Um advogado egípcio que nasceu e foi criado numa família muçulmana falou sobre o seu caminho para Cristo e detalhou os desafios que os con...