23 março 2023

Richard Dawkins Diz que Existem Somente 2 Sexos

 

Richard Dawkins diz que JK Rowling está sendo 'intimidada' por ativistas trans: 'Existem 2 sexos'

O conhecido ateu e autor de best-sellers Richard Dawkins fala para a multidão durante o festival "Rock Beyond Belief" na base militar de Fort Bragg, na Carolina do Norte, em 31 de março de 2012. | (Foto: Reuters/Chris Keane)

O biólogo evolucionário ateu Richard Dawkins defendeu a autora de Harry Potter, JK Rowling, das críticas que ela recebeu por sua resistência aos esforços de ativistas trans de “fingir que a biologia não existe”.

Dawkins  apareceu  no programa “Piers Morgan Uncensored” na segunda-feira, onde ele e o apresentador Piers Morgan discutiram uma sugestão de um grupo de cientistas para abandonar o uso de termos de “gênero” como homem, mulher, mãe e pai.

Morgan denunciou o esforço para “degenerar e neutralizar a linguagem”, lamentando que “eles estão fazendo isso com um pretexto completamente falso de que você pode de alguma forma fingir que a biologia não existe, principalmente quando se trata do sexo de alguém”.

“É incontestável, não há dúvida científica sobre isso, e mesmo assim um pequeno grupo de pessoas tem sido bastante bem-sucedido em remodelar vastas formas de como a sociedade fala e tem permissão para falar”, acrescentou Morgan.

Dawkins descreveu esse fenômeno como “bullying”, denunciando a maneira como a famosa   autora  de Harry Potter, JK Rowling  , e a professora de filosofia britânica  Kathleen Stock foram “intimidadas” porque “enfrentaram isso”.

Rowling foi repetidamente ao  Twitter  nos últimos anos para expressar suas preocupações sobre o que ela caracterizou como esforços para apagar “a realidade vivida pelas mulheres”. Em junho de 2020, ela expressou indignação particular com um artigo de opinião publicado na Devex que apresentava a frase “pessoas que menstruam” na manchete. Rowling comentou sarcasticamente: “Tenho certeza de que costumava haver uma palavra para essas pessoas”, oferecendo os termos “wumben”, “wimpund” e “woomud” em vez da resposta correta: “mulheres”.

As observações de Rowling sobre a realidade do sexo biológico geraram reação de ativistas LGBT, incluindo  Kerry Kennedy  da Robert F. Kennedy Human Rights Foundation. Kennedy sustentou que os comentários do autor do livro infantil sobre sexo biológico diminuíram “a identidade de pessoas trans e não binárias, minando a validade e a integridade de toda a comunidade transgênero”.

A condenação de Kennedy a Rowling levou a escritora a determinar que ela “não tinha outra opção a não ser devolver o prêmio Ripple of Hope concedido a mim no ano passado”. Rowling afirmou que estava “profundamente triste que RFKHR tenha se sentido compelido a adotar essa postura”, insistindo que “nenhum prêmio ou honra, não importa minha admiração pela pessoa para quem foi nomeado, significa tanto para mim que eu perderia o direito de consciência de seguir os ditames de minha própria consciência”.

Reagindo ao tratamento de Rowling e outros, Dawkins insistiu que “é muito perturbador o modo como essa pequena minoria de pessoas conseguiu capturar o discurso e realmente falar bobagens errantes”. Quando questionado, “qual é a resposta para isso”, Dawkins respondeu, “ciência”.

“Existem dois sexos”, afirmou Dawkins. “Como biólogo, existem dois sexos e isso é tudo.” 

Como Rowling, a defesa de Dawkins em nome do sexo biológico não veio sem consequências.

No caso do biólogo, ele foi destituído do título de “Humanista do Ano” após enviar um  tweet  em abril de 2021 declarando que “alguns homens optam por se identificar como mulheres e algumas mulheres optam por se identificar como homens” antes de alertar que “ você será difamado se negar que eles são literalmente o que se identificam.

Dawkins defendeu seu tweet de 2021 durante sua aparição no “Piers Morgan Uncensored”, enfatizando que estava apenas pedindo às pessoas que “discutissem” seu comentário. Depois que Dawkins lembrou como incentivou discussões durante toda a sua vida trabalhando em universidades, Morgan perguntou: “por que perdemos a capacidade de realmente ter um debate aberto e franco?”

“Existem pessoas para quem a palavra 'discutir' não significa discutir. Significa que você tomou uma posição,” ele respondeu. "Eu pensei que era uma coisa razoável para discutir."

Dawkins abordou outro comentário que fez no tweet de abril de 2021 , referindo-se a como “em 2015, Rachel Dolezal, uma presidente do capítulo branco da NAACP, foi vilipendiada por se identificar como negra”. Dawkins detalhou como “na verdade, escrevi alguns artigos de acompanhamento para isso”, argumentando que “raça é na verdade um conceito muito mais fluido do que sexo” à luz da alta taxa de casamento inter-racial.

“Na verdade, é perfeitamente razoável alguém se identificar como uma raça em particular, se quiser”, acrescentou Dawkins. “Sexo não é assim. O sexo é realmente binário e, portanto, certamente vale a pena discutir essa estranha anomalia.”

Em 2021, Dawkins assinou uma  declaração  se opondo a cirurgias de mudança de sexo e bloqueadores de puberdade para crianças identificadas como trans.

Ryan Foley é repórter do The Christian Post. Ele pode ser contatado em: ryan.foley@christianpost.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Construindo Casamentos Fortes na Era da Distração

  Construindo casamentos fortes na era da distração Por  Foco na FamíliaQuinta-feira, 7 de março de 2024 Na sociedade acelerada de hoje,...