02 agosto 2022

EU NÃO PRECISO DE UM AMIGO TANTO QUANTO PRECISO DE UM PROFETA

 



Costumo dizer que em toda nossa vida não conseguiremos adquirir amigos suficientes para preencher os dedos de uma das mãos. Vivemos em uma sociedade onde seus membros estão isolados, são egoístas e criaram seus guetos mentais e sociais a tal ponto de vivenciarem uma tremenda solidão, mesmo rodeados por milhares de pessoas.

A construção de amizades é um esforço deliberado e perene. Isso além de se constituir em desafio é difícil de aceitar.

Essa é uma verdade difícil de aceitar, especialmente considerando o fato de que espelhamos a imagem de nosso Deus trinitário, cuja própria natureza é relacional. Isso significa que fomos feitos para amizades reais e é triste notar que, como Tim Keller disse, a grande maioria das pessoas hoje só se associa a alguém porque acredita que essa pessoa pode ajudá-las de alguma forma, ou como disse o psicólogo Leônio Tomás (in memoriam): “Os relacionamentos são feitos à base de interesses”.

Mas o que dizer quando estas ideias são infiltradas no ministério pastoral? Será pastores sofrem algum prejuízo ou consequências negativas? Pastor ser mais amigo que profeta?

O que é um profeta mesmo?

Essa pergunta nos leva a pensar se temos sido mais profetas para aqueles que pastoreamos ou amigos? A busca exasperada por sermos amigos a qualquer custo, muitas vezes tem roubado do pastor sua voz profética.

E para ser honesto, enquanto eu sou a favor de ter amigos, quando se trata de minha santidade pessoal e andar com Cristo, eu preciso de um profeta muito mais do que preciso de um amigo.

Você pode estar se perguntando, onde o Pr. Luiz Fernando quer chegar?

Quando Paulo lista “profecia” em I Cor. 12 (listas de dons espirituais), a palavra  prophéteia nesse contexto significa o dom de comunicar e reforçar a verdade revelada” e não está se referindo à revelação futura e preditiva. Paulo sublinha este significado alguns capítulos depois quando diz:Mas quem profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação” (I Cor. 14:3).

Então, agora que estamos na mesma linha de pensamento com o que um profeta é hoje, o que exatamente as Escrituras dizem que eles deveriam fazer? Deixe-me responder de forma negativa: não seja acomodador, agradador de pessoas e “amigo” da maneira que nossa cultura define socialmente o termo.

Os profetas de Deus, quer tenham recebido revelações futuras ou simplesmente instruídos a pregar a verdade já revelada, sempre tiveram o trabalho de proteger o povo de Deus, apontar erros e dizer as coisas difíceis que precisam ser ditas. Isso significa que eles eram muitas vezes odiados, dispensados, maltratados e pior.

Não encontramos na Bíblia nenhum profeta sendo recebido com festas e alegria efusiva, porque ele se aproximava, quase sempre, para confrontar o povo com seu pecado e apontar o caminho do retorno à comunhão com Deus.

Caro que essa descrição de profeta nos faz pensar em Jeremias, Isaías, Amós, Oseias, João Batista e outras personalidades do Antigo e Novo Testamento, mas a “caminhada” do profeta tem sido assim até os dias atuais. Como apenas um exemplo, o grande Teólogo e Filósofo Jonathan Edwards foi expulso de sua própria igreja simplesmente porque pediu a seus membros que seguissem o exemplo bíblico de examinar a si mesmos (I Cor. 11:28,29) para validar uma fé genuína antes de participarem da Ceia do Senhor.     

Tais riscos são posições difíceis para muitos pastores viverem e muitos acham mais fácil evitar os confrontos inevitáveis ​​que vêm com o trabalho do profeta simplesmente não dizendo ou fazendo nada remotamente “controverso”, o que hoje equivale a combater o erro espiritual e o pecado. Mas ao fazê-lo, eles caem na armadilha mencionada por Paulo onde os incrédulos implicitamente conduzem o pastor: Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas querendo fazer cócegas em seus ouvidos, eles acumularão para si mestres de acordo com seus próprios desejos, e desviarão seus ouvidos da verdade e se desviarão para os mitos”. (I Tm. 4:3,4)

Há uma máxima entre os pregadores: “Console os atribulados e incomode os acomodados”.

A maneira mais fácil para os pastores não deixar seus barcos ministeriais balançarem é evitar a exposição bíblica. A exposição de um livro inteiro da Bíblia, versículo por versículo, sempre leva a assuntos difíceis e verdades duras que colidem com o compromisso espiritual e as crenças culturais antibíblicas. É por isso que a falta de exposição bíblica (Sermões expositivos) é uma marca registrada de igrejas espiritualmente deficientes (incluindo aquelas que dizem que fazem exposição, mas sempre parecem pular os versículos difíceis).

Andando na linha tênue entre amigo e profeta

Tudo isso leva à pergunta: um pastor pode ser tanto um profeta quanto um amigo para seus membros? Claro, e como sempre, Cristo serve como o exemplo perfeito.

É muito surpreendente que o Filho de Deus nos chame de Seus amigos, mas Ele tem: Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.” (Jo. 15:15). Mas Cristo também enfatizou, ao mesmo tempo que chamou seus discípulos de amigos) Sua autoridade sobre Seu rebanho quando disse: “Tu me chamas Mestre e Senhor; e você está certo, porque eu também sou” (Jo. 13:13). Não podemos ignorar o fato de que Jesus tinha algumas coisas muito difíceis para dizer às Suas ovelhas em seu papel de Profeta, mas Suas admoestações se alinhavam com o tipo certo de amigo descrito em Provérbios: “Fiéis são as feridas de um amigo” (27:6). 

Talvez seja apenas eu que acho que falta em tanta pregação hoje é a autoridade e franqueza que Cristo manifesta nos Evangelhos, que seus representantes deveriam possuir também. Dito de outra forma, eu não me sinto “ferido” a menos que eu me sente sob sólidos professores expositivos que apliquem A Palavra conforme

IITm. 3:16,17: “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra”.

Como você, posso facilmente transigir em áreas que não deveria e esquecer minha primeira prioridade que é ser profeta para aqueles que estão sob meus cuidados. Como João Calvino disse Em seu comentário de Isaías, ele afirma que na pregação “a palavra sai da boca de Deus de tal maneira que ela sai, de igual modo, da boca de homens; pois Deus não fala abertamente do céu, mas emprega homens como seus instrumentos, a fim de que, pela agência deles, possa fazer conhecida a sua vontade”. Mutatis mutandis, o pastor precisa e deve ser boca de Deus, isso é, profeta do Senhor.

E é por isso que, especialmente hoje, preciso muito mais de um profeta do que de um 'amigo'.    

 SOLI DEO GLORIA

Pr. Luiz Fernando R. de Souza


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Construindo Casamentos Fortes na Era da Distração

  Construindo casamentos fortes na era da distração Por  Foco na FamíliaQuinta-feira, 7 de março de 2024 Na sociedade acelerada de hoje,...