18 maio 2012

A IGREJA QUE SE PROSTITUI




Pareja enmascarada

A palavra prostituição lembra comportamentos que traduziríamos em seduzir e deixar-se seduzir. Cada vez mais vemos igrejas seduzindo os homens para o caminho da idolatria (Mamon) hedonismo e lassidão moral dentre vários outros, e se deixando seduzir por doutrinas espúrias, anticristãs, pelo mundanismo.  Quando a igreja se deixa cooptar pelos atrativos e mentalidade do mundo ela está se prostituindo, pois a Palavra de Deus nos adverte que aquele que quer ganhar a amizade do mundo torna-se inimigo de Deus. Tg. 4:4.
Em primeiro lugar vemos a igreja se prostituir quando abranda seus padrões morais. O pecado grassa a passos largos dentro da igreja. Aumenta o número de jovens grávidas dentro das igrejas e isso não incomoda mais nem aos pais nem à liderança. Neste ponto a disciplina eclesiástica foi banida para o fundo do quintal e um comportamento Laissez-Faire é adotado como padrão em nosso meio. O padrão de santidade bíblico foi abandonado porque se for anunciado dos púlpitos provocará um esvaziamento das igrejas. Talvez, exigirá muito dos membros a busca da santidade assim como Senhor nosso Deus é Santo. Vimos recentemente um fato que ilustra o que foi dito acima. Um jogador de futebol que conquistou o título estadual com seu clube apareceu em frente às câmeras de televisão comemorando o campeonato de sunga e com uma faixa em sua cabeça que continha os dizeres: 100% Jesus. Logo após a saída do estádio foram comemorar em uma boate onde este mesmo jogador pagou a festa que teve participação de 10 mulheres para homem presente. Este mesmo jogador já é pai de uma criança sem ser casado. Diz-se evangélico e temente a Deus. Poderíamos nos perguntar onde está o pastor deste jovem jogador? Qual tipo de igreja ele frequenta? Creio que a liderança nada fala porque talvez as ofertas que entrem na igreja superem os R$ 300.000,00 por mês. Nesse caso fica difícil apontar o pecado e o mal frente a este volume financeiro. Sim a igreja tem se prostituído e se tornado prostituta quando abranda seus padrões morais, achando assim que conquistará mais almas para Cristo. No entanto, esquece que o Senhor Jesus nunca se coadunaria com tais padrões. Esquece-se que quando mais próxima do mundo ela for menos impacto provoca. O apóstolo Paulo nos adverte fortemente em  II Tm 3:1-9 “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. 2 Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, 3 Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
4 Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
5 Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.
6 Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências; 7 Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade. 8 E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé. 9 Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles”.
Em segundo lugar a igreja se prostitui quando permite que seus líderes permaneçam nos púlpitos mesmo em pecado. Já virou tendência pastores se divorciarem e permanecerem nas igrejas como líderes. (Abordo aqui somente adultério ou escândalos. Alguns divórcios pastorais devem ser ponderados com outra ótica) Pastores que adulteraram e desonraram o chamado de Deus e quebraram a confiança da igreja ainda permanecem como pastores em nosso meio. Quando isso acontece a porta se escancara para o pecado e o padrão de Deus se esvai pelo ralo. Certamente o Senhor já não fala mais em tais lugares e ai outras vozes se apresentam como vozes proféticas em meio ao caos eclesiástico. Ha pouco tempo vi um chamado pela internet de um congresso de homens da promessa ou homens de valor ou algo parecido em que um pastor que adulterou com uma jovem, de 15 anos era um dos palestrantes. Fiquei a me perguntar que congresso era esse e quais seriam os homens de valor daquele congresso? O que poderiam ofertar diante de uma tal aberração? Mas quando a igreja afrouxa seu padrão de conduta para seus líderes então isso se torna oferecer fogo estranho no altar do Senhor. Acham que Deus é somente amor. Esquecem-se que os salmos nos dizem que a base do trono de Deus é santidade e justiça. O padrão de Deus é homens santos dando exemplo de santidade. Enquanto as igrejas tolerarem o pecado em seus púlpitos estará se prostituindo e envergonhando Deus e sendo envergonhada. A máxima dos puritanos era: “Pastores santos e cultos”. Vivendo esta máxima eles fundaram uma das maiores ou a maior universidade do mundo a Harvard Business School. Necessário se faz uma assepsia nos quadros de lideranças das igrejas onde estas não admitam nem tolerem o pecado em seus púlpitos. Que as igrejas sejam corajosas para destituírem os adúlteros dos cargos de liderança.
Antes das igrejas verem as qualificações dos seus líderes como capacidade de pregar, expressar em publico etc., devem observar caráter, integridade moral e seus modos de vida.

Em terceiro lugar a igreja se prostitui quando aceita em seus quadros ministeriais pastores sem o menor conhecimento de Bíblia e teologia. A onda avassaladora de falsos ensinos que ganhou várias igrejas é algo assustador. Existe um modo de pensar que diz que o conhecimento não importa e sim a atuação do Espírito Santo. Mas a Palavra nos diz que o Espírito nos conduziria em toda verdade e verdade é apreendida e isso por meio de esforço muitas vezes. Lembro-me que anos atrás, enquanto seminarista, um pastor me disse que quando era tradicional ele tinha uma montanha de livros para estudar ao preparar os sermões, mas que depois de ser revestido com poder pelo Espirito Santo deixou essas coisas para traz. Então eu lhe disse: Depois que experimentei o poder do Espirito Santo ai eu passei a estudar mais e a comprar mais livros. Na realidade são pastores preguiçosos que acham que basta abrir a Bíblia em qualquer passagem que o sermão aparece do nada em suas mentes. Pastores despreparados levam as igrejas a se prostituírem no altar do sincretismo religioso. Ha pouco tempo vi um vídeo pela internet onde pessoas vestidas de batas longas carregavam um modelo da arca da aliança dentro de uma igreja e o pastor gritava que quem tocasse na arca seria abençoado. Fazer uma replica da Arca da Aliança e destacar isso é uma das maiores demonstrações de idolatria sendo introduzidas em igrejas que já perderam a pureza doutrinária. Sim a igreja se prostitui ao aceitar um padrão inferior de liderança. O exemplo bíblico deveria ser o nosso padrão quando a igreja primitiva ao enviar os primeiros missionários enviou nada menos que o apóstolo Paulo.

Em quarto lugar a igreja se prostitui quando avalia ministério pelo tamanho de uma igreja e não pelo compromisso com a Palavra de Deus. Quando avaliamos uma igreja pelo seu tamanho precisamos nos dobrar diante da igreja (Growing In Grace International Ministry, Inc.) igreja do megalomaníaco José Luís Miranda que se diz ser Jesus Cristo em carne e osso e já conta com mais de 10.000 membros só no Brasil. Se o critério for tamanho precisamos nos dar por vencido diante do Rev. Moon da igreja da unificação que diz que  Moon veio cumprir aquilo que o Senhor Jesus não fez através do casamento e já arrebatou milhares de seguidores. Se o tamanho é o padrão de avaliação então teremos de descartar milhares de pastores e igrejas que crescem lentamente e são pequenas. Teremos de descartar milhares de missionários que nos rincões do Brasil não pastoreiam igrejas com mais de 30 membros e aqueles que no mundo árabe ganham uma alma para Cristo a cada 5 ou 10 anos.  A igreja se prostitui quando abandona o padrão de fidelidade à Palavra e adota métodos mundanos de ativismo cego. Igreja não é empresa que visa somente lucro. Pastor não é executivo que se gaba de altos salários e mordomias outras. Compromisso com a Palavra de Deus deve ser o único padrão na avaliação de uma igreja. Muitas vezes o Senhor dá o crescimento outras vezes o terreno arado é mais duro e exige mais tempo. Mas negociar o compromisso com a Palavra em troca de igrejas cheias a qualquer custo é se deixar avaliar por outros padrões que não os da Palavra.
A grande realidade é que os milhares que enchem várias igrejas nunca souberam o que é ser regenerados e os líderes dos tais também não se preocupam se são ou não, conquanto que ofertem regularmente.

Outros pontos poderiam ser destacados, mas ficaremos somente com estes quatros. Talvez alguém se encoraje a estendê-los.
Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!”

Soli Deo Gloria

Pr. Luiz Fernando R. de Souza

12 comentários:

  1. Precioso texto querido pr. Luiz Fernando, continue firme, importa é agradar a DEUS!Hoje estamos no tempo do evangelho light , onde importa arrecadar mesmo que os menbros estejam podres, os Pastores em sua grande maioria utilizando de todos os meios possíveis para crescerem financeiramente e se lambusarem com as delícias de mamom, os crentes cada vez mais nécios e não querendo conhecer a palavra de DEUS, se enchendo dos revelamentos criados nas cabeças destes manipuladores da Fé alheia, e assim o País se diz a caminho do protestantismo , mas na realidade estamos com uma massa humana idiota, sem conhecimento algum , que endeuza os analfabetos da palavra que se atrevem a subir no púlpitos das igrejas e enfatizam o receba , o determine, como se DEUS fosse um boneco em suas mãos, nossa certeza é que nosso DEUS chamara a todos no dia do julgamento e todos prestarão conta! Glrória a DEUS! Um abraço e continue assim .

    Guilherme Herrera

    ResponderExcluir
  2. AMADO PASTOR LUIZ FERNANDO, QUE DEUS CONTINUE TE USANDO COM CORAGEM E MAESTRIA PARA FALAR SOBRE ASSUNTOS COMO ESTE, PROSTUIÇÃO.
    NÃO É DE SE ASSUSTAR QUE EM PLENO SECULO 21 LIDERES QUE SE PERDERAM NO CIPOAL DOUTRINÁRIO E HOJE SÃO ESTES OS QUE MAIS ENVERGOHAM O EVANGELHO DE CRISTO DE JESUS.POIS O NEGOCIO DESTES NEOFITOS É EXATAMENTE DINHEIRO, QUEREM FICAR RICOS A TODO CUSTO E COM ISTO DEIXAM DE PREGAR A VERDADE DO EVANGELHO, JÁ NÃO EXISTE MAIS POR MUITOS UM COMPROMISSO COM A VERDADE, MAS SIM COM PROSTITUIÇÃO, ISTO É UMA VERGONHA. O NEGOCIO AGORA É ABRIR IGREJA EM QUALQUER ESQUINA, EM QUALQUER LUGAR,EM QUALQUER CIDADE OU BAIRRO, POIS O FOCO É SIMPLESMENTE DINHEIRO A TODO CUSTO, AGORA EU PERGUNTO ISTO É OU NÃO É PROSTITUIÇÃO? A MAIORIA DESTES LIDERES NÃO RECEBERAM DOS SEUS LIDERES MAIORES UMA INSTRUÇÃO COM A VERDADE DIVINA, ENTÃO O QUE PODEMOS ESPERAR DESTES (LIDERES PROSTITUTOS)QUE NÃO TEM COMPROMISSO COM DEUS E COM SUA PALAVRA.
    É ASSIM QUE PROSTITUIÇÃO ATRAVES DESTES ENTRAM NAS IGREJAS. É INTERESSANTE QUE NAS GRANDES IGREJAS ASSIM QUE TERMINA O CULTO, O PASTOR JÁ MANDA CHAMAR O TESOUREIRO PARA SABER QUANTO DINHEIRO ENTROU,QUANDO DEVERIA PROCURAR SABER QUANTAS PESSOAS ACEITARAM A JESUS.
    PASTOR LUIZ, UMA COISA BOA É SABER QUE ESTES TERÃO QUE PRESTAR CONTAS A DEUS, E ESTAS CONTAS SÃO ALTAS. PARABENS PELO O ARTIGO, ESPERO QUE ALGUM DESTES RETORNE A DIREÇÃO DIVINA.
    UM GRANDE ABRAÇO, SEU COMPANHEIRO SERVO.

    ResponderExcluir
  3. Mensagem dura ,mas verdadeira, mão podemos abrir mão do evangelho de cristo. temos que dizer não ao pseudo-evangelho que nos ilude e nos afasta de Deus ...

    ResponderExcluir
  4. Caro pr. Luiz Fernando,

    A paz amado!

    Diante desta matéria que me deixa exausto, e com o coração bem despedaçado, pela minha pouca força, importa unir-me ao amado e dizer-lhe: Siga em frente é nosso o dever.

    Precisamos do irmão, e da união dos que se sentem ofendidos,, com este falso evangelho, pregado em todas as esquinas do Brasil.

    Estou longe, mas o meu coração deseja ardentemente pregar o Evangelho com Simplicidade.

    O Evangelho da Verdade, tão necessário ao nosso Brasil. Tenho pedido ao Senhor, que me abra as portas, para estar no Brasl, levando a Palavra.
    Não a palavra dos que se perdem nos programas de televisão em excesso de arrogância e destempero, totalmente agressor a imagem do que significa ser um verdadeiro servo de Deus.

    Graças a Deus por sua vida,

    O menor.

    ResponderExcluir
  5. Graca e Paz Amado
    Precisamos neste tempo homens como voce
    que e sem duvida uma voz que clama no deserto
    continue assim.
    Quem tem ouvido ouca o que o Espirito diz as
    Igrejas.

    ResponderExcluir
  6. Ainda me resta uma esperança de que exista algum pastor sério no trato com as coisas de Deus, - (conto nos dedos).Certo é que a bíblia me aponta isso tudo comentado. O deus MAMOM é a bola da vez; e não me venha com essa de que "NOSSO DEUS É O DEUS DO OURO E DA PRATA". não se pode servir a dois senhores; ou há de agradar a um e oborrecer ao outro. não podei servir a Deus e a Mamom.
    DEUS É DEUS E SENHOR DE QUEM O RESPEITA E O AMA DE VERDADE; NÃO DE BOCA, DE APARÊNCIAS, DE OSTENTAÇÕES...
    Que Cristo ache em nossa a verdade vivida dele.
    Oseias

    ResponderExcluir
  7. "Depois que experimentei o poder do Espirito Santo ai eu passei a estudar mais e a comprar mais livros. "
    Grande verdade.
    Somente através do Espírito Santo nos iluminando,mantendo a chama acesa e nos capacitando ,dia após dia, como obreiros que manejam bem a palavra.
    Em Cristo
    Andréia

    ResponderExcluir
  8. Graças a Deus que podemos ainda em meio a este turbilhão de heresias, ter alguém como o amado pastor para falar com coragem e ousadia aquilo que realmente precisa ser dito.

    ResponderExcluir
  9. Soli Deo Gloria! amados, eisa força sem voltagem, sem amperagem, que acende a Luz de Deus dentro de nós. Hallelujah. SEJA LUZ, em qualquer rede humana, vai irradiar muita sabedoria. MARANATHA.

    ResponderExcluir
  10. Caro pastor. Cuidado ao falar da Igreja do Senhor. Ela continua a existir, é esbofeteada por alguns, às vezes tropeça mas continua a caminhada em santidade. Não confunda os bodes com as ovelhas. Não rotule a Igreja do Senhor pelos erros dos bodes no meio das ovelhas. A Igreja do Senhor ainda continua santa. Pode até não ser muito numerosa, mas ainda existe. Não confunda aquele monte de tijolos que abrigam aparatos de alta tecnologia com a Igreja do Senhor. Cuidado na hora de falar da Noiva do Senhor. Acredito que quando chegamos mais perto de blasfemar é quando ofendemos a Noiva do Senhor. Não me leve a mal, não quero ser superior a ninguém e nem sou o dono da verdade. Só deixo este alerta para que não toque no intocável e macule o imaculável. Que a Paz do Senhor seja convosco.

    ResponderExcluir
  11. Caro pastor.

    Quero deixar bem claro que não tenho a intenção de promover discórdia ou ofender quem quer que seja. Entretanto, venho adverti-lo para que tenha o devido cuidado ao falar da Igreja do Senhor. Ela constantemente é esbofeteada, luta como todos nós lutamos para continuar no caminho da santidade. Não é numerosa, mas existe. Lembre-se de que quando falamos da Igreja do Senhor, falamos da única instituição de Deus na Terra. Estamos falando da noiva do Senhor.
    Cuidado, pois acredito que o mais próximo que podemos chegar de blasfemar é quando ofendemos a igreja do Senhor. Não confunda os erros dos bodes no meio das ovelhas com erros da Igreja do Senhor. Não rotule a Igreja pelos erros dos bodes. Não macule a noiva do Senhor. Não confunda os emaranhados de tijolos que possuem equipamentos de alta tecnologia em seu interior, mas que estão vazias, com a Noiva do Senhor. Deus zela por esta Igreja.
    Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo. (2 Coríntios 11:2)
    Que a paz do Senhor esteja convosco.
    Cuidado, pois acredito que o mais próximo que podemos chegar de blasfemar é quando ofendemos a igreja do Senhor. Não confunda os erros dos bodes no meio das ovelhas com erros da Igreja do Senhor. Não rotule a Igreja pelos erros dos bodes. Não macule a noiva do Senhor. Não confunda os emaranhados de tijolos que possuem equipamentos de alta tecnologia em seu interior, mas que estão vazias, com a Noiva do Senhor. Deus zela por esta Igreja.
    Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo. (2 Coríntios 11:2)
    Que a paz do Senhor esteja convosco.

    ResponderExcluir
  12. Realmente isso serve para abrir os olhos de quem vive servindo a homens e não a Deus... muito boa essa mensagem

    ResponderExcluir

Construindo Casamentos Fortes na Era da Distração

  Construindo casamentos fortes na era da distração Por  Foco na FamíliaQuinta-feira, 7 de março de 2024 Na sociedade acelerada de hoje,...