15 junho 2010

VIDA ABUNDANTE

VIDA ABUNDANTE

Jo. 10:10

O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

O Senhor Jesus Cristo veio a este mundo com um proposto. Veio trazer vida e vida em abundância para aqueles que o aceitam como Senhor e Salvador. O homem sem Cristo está morto em seus pecados e não conhece a vida plena que Deus pode dar. Tem existência, mas lhe falta a abundância que somente está em Cristo. No grego a palavra abundância quer dizer: excedente, sobre abundante. Isso implica muito mais do que existir, mas ter excedente de vida nesse mundo. Não é algo para o futuro ou para eternidade, mas para o presente e o agora. Esta vida é dita na II Pe. 1:14 “Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo”.

Esta vida é um poder diferente que atua na vida do cristão. Essa vida é de uma qualidade diferente, pois é a própria natureza divina que habita em nós. É a isso que os teólogos chamam de vida eterna. Muitos a têm como uma vida que unicamente dura para sempre, mas é muito mais mais do que isso, é uma qualidade de vida diferente inerente ao próprio Deus. Essa natureza divina em nós clama por santidade de vida e um caráter ajustado ao padrão de Cristo. Capacita e permite ao cristão entrar na eternidade. Ter comunhão com o Pai. Essa vida coloca o cristão acima de suas crises. O cristão terá suas lutas e dificuldades inerentes aos seres humanos, mas saberá distinguir um propósito superior de Deus em todas as coisas. Enquanto o homem sem Cristo tem os seus limites nesta vida, o cristão os tem em Deus.

O apóstolo Paulo nos diz que o mesmo poder que levantou Cristo de entre os mortos também nos levantará. Isso não somente em termos escatológicos, mas também nesta vida. Embora muitas vezes o cristão caia, é levantado por este poder inerente a esta vida abundante.

Esta vida abundante permitirá invadirmos a eternidade e habitarmos para sempre com o Senhor nosso Deus. Não se limita somente a esta existência, mas extrapola o tempo e o espaço. Está qualidade diferente de vida somente Cristo pode dar e Ele o faz totalmente por Sua Graça.

Cabe a nós cristãos deixarmos está vida se manifestar cada vez mais. Ela já está dentro de nós. Jesus disse que do nosso interior rios de águas vivas jorrariam. Daí entender que não precisamos lutar por essa abundância, mas liberarmos o que já foi nos dado na cruz.

Isso implica deixarmos o Espírito Santo fluir de dentro.

SER CHEIO DO ESPÍRITO NÃO É POSSUIRMOS MAIS DO ESPÍRITO, MAS O ESPÍRITO POSSUIR MAIS DE NÓS.

Soli Deo Gloria.

Pr. Luiz Fernando R. de Souza

6 comentários:

  1. Pr. Luiz Fernando,

    excelente reflexão.

    Sempre quando penso no cristão, aquele que é semelhante, igual a Cristo, lembro-me das sábias e santas palavras de Paulo em Gálatas 2.20.

    Parece simples, mas como é difícil, no dia a dia, dizer: já não sou eu quem vivo, mas Cristo vive em mim!

    Que através da sua reflexão, eu e muitos outros mais vivamos em totalidade para Ele.

    Grande abraço!

    Cristo o abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Rosiane Nogueira Kuguimiya16 de junho de 2010 às 11:44

    Pastor Luís Fernando, suas mensagens sempre nos enriquecem e nos animam a buscar uma vida abundante em Cristo. Sentimos muito não podermos mais participar da IBA, já que estamos em SP. Felizmente, podemos compartilhar um pouco da sua sabedoria através do seu Blog. Um grande abraço e que Deus continue iluminando o seu caminho. Rosiane Nogueira Kuguimiya

    ResponderExcluir
  3. Caro Pr. Luiz
    Suas palavras me fazem lembrar do ideal do puritanismo inglês, vida abundante é vida no Espírito, e vida no Espírito é vida em Santidade, suas palavras são mais do que pertinentes em nossa época de "espiritualidade enlatada".
    Minha oração é para que seus textos sirvam de refrigério e orientação ao tão desorientado povo evangélico brasileiro.

    ResponderExcluir
  4. Prezado irmão Jorge,
    realmente viver Gal. 2:20 é algo difícil sem o poder do Espírito Santo. Mas com a ajuda dEle tudo entra em um dimensão mais agradável.
    Obrigado por sua visita.
    Um abraço
    Em Cristo

    ResponderExcluir
  5. Prezada irmã Rosiane,
    vocês sempre terão um lugar aqui na igreja. Lembro com boas recordações aqueles dias de comunhão na igreja. Dê um abraço no Victor e na Gabi.
    Um abraço
    Em Cristo

    ResponderExcluir
  6. Prezado colega Rev. Geremias Vale,
    o ideal puritano estava acima da média. Eles foram gigantes e nós somos anões. Tenho aprendido muito com os puritanos e tenho tentado praticar um pouco da teologia deles. Agradeço sua visita.
    Um abraço
    Em Cristo

    ResponderExcluir

Construindo Casamentos Fortes na Era da Distração

  Construindo casamentos fortes na era da distração Por  Foco na FamíliaQuinta-feira, 7 de março de 2024 Na sociedade acelerada de hoje,...