14 setembro 2022

8 Sinais de que Você é um Ateu Funcional


Por definição um ateu é aquele que não crê na existência de Deus ou a nega. Uso esta palavra para tentar descrever aqueles que professam uma fé em Deus, mas vivem como se não houvesse Deus a quem seriam responsáveis e prestariam contas. Infelizmente, na minha opinião, uma porcentagem considerável de cristãos vive como ateus funcionais.

Pontuo a seguir 8 sinais de que você é pode estar vivendo como um ateu funcional, ou seja, que a vida na prática corresponde a de um ateu.

1. Você toma decisões importantes sobre sua carreira profissional sem consultar a Palavra de Deus ou orar.

Conheço vários cristãos que escolhem uma carreira ou um afazer somente baseados em quanto ganharão. Eles não consideram perguntar a vontade de Deus ou mesmo como isso afetaria sua capacidade de amadurecer como crentes no contexto de uma igreja local e como isso afetaria seus relacionamentos-chave; nem como esta carreira poderia servir a um escopo maior de proclamar o Evangelho. Quando uma pessoa faz isso, ela se comporta como um ateu funcional.

2. Você escolhe uma igreja apenas por conexões emocionais ou por localização geográfica.

Como pastor a mais de 35 anos, tenho visto mais pessoas deixarem uma igreja porque seus amigos saíram do que porque ouviram genuinamente de Deus, ou mesmo porque seus filhos não se adaptaram. Consequentemente, as pessoas são guiadas por suas emoções ou por conveniências mais do que pelo Espírito Santo quando se trata desse assunto tão importante em relação à família da igreja.

O normal é uma pessoa vir a Cristo e frequentar uma igreja porque um amigo a convidou. No entanto, uma vez amadurecidos na fé, Deus espera que eles passem do raciocínio carnal para um processo espiritualmente informado sobre a escolha de uma igreja, entre outras coisas. 1 Coríntios 4:15 mostra que um crente maduro escolherá uma igreja baseada na vontade de Deus e na fidelidade às Escrituras, onde está crescendo espiritualmente.

Quando escolho uma igreja pelos motivos acima, vivo como um ateu funcional.

3. Você escolhe um parceiro apenas por atração mútua.

No ministério, tenho visto muitos cristãos se casarem com uma pessoa apenas por causa de uma atração emocional ou física. A não busca da vontade de Deus neste quesito tem trazido enormes problemas para muitos casais. Decidir casar somente com base na atração mútua, não nos diferencia de pessoas não cristãs.

Acredito que Deus usa a maneira como Ele nos conectou emocionalmente, fisicamente e espiritualmente (eu nunca aconselharia uma pessoa a se casar com uma pessoa pela qual não estivesse fisicamente atraída). No final das contas, Deus tem um cônjuge específico que corresponde ao seu chamado e destino, que vem de ser guiado pelo Espírito e ouvir de Deus. Quantos pastores casaram e suas mulheres nunca se identificaram com o ministério do marido e quando não são empecilhos, também em nada auxiliam.

4. Você não tem comunhão consistente com Deus.

Qualquer crente que não busca o Senhor regularmente, visando estar em comunhão contínua com Ele, está vivendo como um ateu funcional. Em Êxodo 33:15 , Moisés disse ao Senhor: “Se a sua presença não for conosco, então não nos envie”. Romanos 8:14 e Efésios 5:15-18 explicam que estar em comunhão com o Espírito e ser guiado por Ele continuamente é um elemento básico do cristianismo normal. Os crentes que constantemente enchem suas vidas com atividades desprovidas de buscá-Lo, comportam-se como ateus funcionais. Gal. 5:25 “Se vivemos pelo Espírito, andemos de igual modo sob a direção do Espírito”.

5. As Escrituras não formam sua visão de mundo.

A cosmovisão do cristão deve ser moldada pelos princípios da Palavra de Deus e isso impacta diretamente a totalidade de sua vida, em família, sua postura no trabalho, na escola, enfim, sua visão de vida é cristã.  Aqueles que não são formados pelas Escrituras sobre sua visão de mundo e vida são ateus funcionais nesta área.

6. Sua vida de oração praticamente não existe.

 

A oração é a respiração do cristão e o impressionante é um grande percentual dos cristãos não sabem o que é orar. Para muitos é pedir a Deus alguma coisa ou benção, mas muito mais do que pedir oração é comunhão.

Mt. 6:6 “Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente”.

No grego é assim: e teu Pai, que está te esperando, te recompensará publicamente.

Deus quer comunhão conosco e a salvação, muito mais do que nos livrar do inferno, é para comunhão com Deus.

Se você vive sem ter tempo para oração, você é um ateu funcional.

7. Sua caminhada com Deus é baseada em bênçãos e conveniências.

Quantos se aproximam da igreja e a frequentam somente visando bençãos, libertação etc. O Senhor disse: “Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes”.

Se sua aproximação de Deus é visando bençãos ou que só serve a Deus quando é conveniente ou exige um sacrifício mínimo, você vive como ateu funcional.

 8 - Você vive independentemente do Seu Corpo, a igreja local.

1 Coríntios 12:12-13 nos permite saber que uma vez que nos achegamos a Cristo, Ele nos coloca em Seu Corpo. Por outro lado, patrulheiros solitários que continuamente vão à igreja e vivem sem estar em aliança ou responsabilidade com a liderança espiritual vivem como ateus funcionais. Ao estudar o Novo Testamento, aprendi que não posso cumprir meu chamado sem uma igreja local. Se você vive sem ser membro de uma igreja local, você vive como um ateu funcional

SOLI DEO GLORIA

Pr. Luiz Fernando R. de Souza

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Construindo Casamentos Fortes na Era da Distração

  Construindo casamentos fortes na era da distração Por  Foco na FamíliaQuinta-feira, 7 de março de 2024 Na sociedade acelerada de hoje,...