10 janeiro 2023

O PRINCÍPIO DA GENEROSIDADE

 


O PRINCÍPIO DA GENEROSIDADE

Prov. 11:25 “A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido”.

O princípio da liberalidade permeia toda a Bíblia. Desde Jacó que teve um sonho com a escada que ligava o céu a terra e disse que certamente daria o dízimo de tudo o que o Senhor lhe desse, se este fosse consigo, passa por provérbios e chega ao Novo Testamento nos dizeres de Paulo que Deus ama ao que dá com alegria.

Nosso texto diz: A alma liberal será engordada , .... Ou, "a alma da bênção", isto é, como a versão da Vulgata Latina a traduz, "a alma que abençoa"; não que apenas ora por uma bênção para os outros, deseja-lhes o bem e lhes dá boas palavras; mas concede-lhes bênçãos, dá-lhes boas coisas liberal, alegre e abundantemente; e assim é uma bênção para os pobres e recebe uma bênção deles novamente; como tal também fazem do Senhor, por quem eles são "engordados"; ou são abençoados com bênçãos temporais e espirituais; e estão em circunstâncias prósperas e florescentes, tanto na alma quanto no corpo. Assim, aquele que chega repleto das bênçãos do Evangelho de Cristo para os outros é enriquecido com elas e torna-se cada vez mais próspero em dons e graça, aquele que reparte, distribui o Evangelho da salvação, receberá salvação em sua casa.

“e aquele que regar também será regado”; aquele que compartilha amplamente com os outros, como uma fonte de água corrente, terá uma abundância comunicada a ele novamente por Deus, a fonte inesgotável de misericórdias. Regar as plantas na vinha de Cristo é uma parte do trabalho de um ministro do Evangelho; "Eu plantei, Apolo regou", c. 1 Coríntios 3: 6 e aqueles que fazem bem o seu trabalho são regados, recompensados, revigorados e consolados por Deus, sendo amplamente ensinados e ricamente providos para tal serviço por ele.

Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço. Lc 6:38

SOLI DEO GLORIA

Pr. Luiz Fernando R. de Souza

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FÉ SECRETA, MUITAS LUTAS: UMA ENTREVISTA COM UM CRISTÃO EGÍPCIO

  Um advogado egípcio que nasceu e foi criado numa família muçulmana falou sobre o seu caminho para Cristo e detalhou os desafios que os con...