08 dezembro 2022

439 igrejas do Texas deixam UMC em meio ao cisma sobre a posição da denominação sobre a homossexualidade

 

White's Chapel de Southlake, Texas. Em 7 de novembro de 2022, a congregação votou para deixar a Igreja Metodista Unida. Captura de tela: YouTube/Drone Star State

Mais de 400 congregações no Texas votaram para deixar a Igreja Metodista Unida em meio ao cisma contínuo da denominação protestante sobre questões LGBT. 

No fim de semana, os órgãos regionais da UMC no Texas votaram para aprovar os votos de desfiliação de centenas de igrejas, com a maioria planejando se juntar à recém-criada Igreja Metodista Global . 

O número total de congregações que partiram inclui 294 das 598 igrejas pertencentes à Conferência Central do Texas, com sede em Houston, e 145 das 201 igrejas pertencentes à Conferência do Noroeste do Texas, com sede em Lubbock, informou o The Dallas Morning News .

As congregações que partem constituem quase a metade de todas as congregações da UMC no Texas e se somam a centenas de igrejas em outros estados que tiveram suas saídas confirmadas por seus órgãos regionais. 

A UMC tem enfrentado um debate polêmico sobre sua posição oficial sobre a homossexualidade, conforme estabelecido em seu Livro de Disciplina, que proíbe a bênção de uniões do mesmo sexo e proíbe a ordenação de homossexuais não celibatários. 

Embora os liberais teológicos tenham falhado em mudar a postura oficial, muitos líderes se recusaram a aplicar ou seguir as regras, levando a muita frustração entre os conservadores teológicos. 

Um exemplo é a eleição da Rev. Karen Oliveto como bispo da UMC Mountain Sky Area. Enquanto Oliveto está em um casamento entre pessoas do mesmo sexo e teve sua eleição declarada inválida pelo Conselho Judicial Metodista Unido em 2017, a partir deste mês, ela permanece no cargo. 

Mark Tooley, chefe do teologicamente conservador Instituto de Religião e Democracia, colocou a contagem de igrejas que deixaram a UMC nos últimos meses para mais de 1.300 em um artigo recente , com a expectativa de mais. 

“Até o final do próximo ano (o prazo para sair com a propriedade da igreja), pelo menos 3.000 e possivelmente 5.000 igrejas devem sair”, escreveu Tooley um dia antes das conferências do Texas finalizarem a saída das igrejas. e

“As agências denominacionais estão se preparando para uma queda de 38% no financiamento para 2025-2028, o que implica uma perda aproximada de membros esperada de 2,3 milhões de membros dos quase 6,3 milhões que a denominação tinha nos Estados Unidos em 2020. Isso não é um êxodo menor. "

O Rev. Nathan Lonsdale Bledsoe, pastor sênior da Igreja Metodista Unida de St. Stephen de Houston, disse ao The Texas Tribune que acredita que as saídas refletem a divisão geral nos Estados Unidos. 

"É paralelo a este momento no mundo mais amplo", disse Bledsoe, cuja congregação planeja permanecer com o UMC. "É um momento difícil para unir as pessoas. Nós realmente refletimos a fragilidade da cultura e do mundo."

Em maio, o GMC foi oficialmente lançado para servir como uma alternativa teologicamente conservadora ao UMC, com muitas congregações Metodistas Unidas decidindo se juntar à nova denominação. 

No mês passado, a Conferência UMC da Carolina do Norte realizou uma sessão especial para aprovar oficialmente os votos de desfiliação de 249 congregações, quase um terço das igrejas membros da conferência.

"O futuro é brilhante, especialmente porque Deus tem algo a ver com isso", disse o bispo da Carolina do Norte, Leonard E. Fairley, em um comunicado. "Sabemos o final desta história por causa de quem Jesus Cristo é. Que vocês se considerem queridos, independentemente do que votamos aqui. Tenham uns aos outros queridos em suas orações." 

E-mail: michael.gryboski@christianpost.com Siga Michael Gryboski no Facebook: michael.gryboski Siga Michael Gryboski no Twitter: MichaelGryboskiCP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FÉ SECRETA, MUITAS LUTAS: UMA ENTREVISTA COM UM CRISTÃO EGÍPCIO

  Um advogado egípcio que nasceu e foi criado numa família muçulmana falou sobre o seu caminho para Cristo e detalhou os desafios que os con...