17 abril 2014

CONGRESSO – POR UMA DANÇA QUE ESTABELEÇA O REINO – MAIS UMA BOBAGEM

 Congresso de Dança 2014
CONGRESSO – POR UMA DANÇA QUE ESTABELEÇA O REINO – MAIS UMA BOBAGEM
Não costumo visitar sites de grandes igrejas por entender que com raríssimas exceções não se encontra quase nada de interessante. Mas visitando um destes sites não pude deixar de ver uma chamada, no mínimo infantil ou totalmente descabida, que anuncia um congresso de dança gospel. Li atentamente a chamada (texto) da pra. que lidera tal congresso, acho eu, e não pude deixar de perceber que se trata de um texto infantil, desprovido de qualquer base bíblica, eivado de heresias e que portanto provem de alguém com total desconhecimento de Bíblia, teologia, filosofia, história etc. Mas nada a estranhar porque isso faz parte do cardápio oferecido àqueles incautos que bebem água suja ao invés da pura que vem da Palavra.
Logo no início da chamada para tal congresso celestial a pra. diz que nos dias do evento estarão unidos para adorar, bendizer e atrair Deus. Fico me perguntando em como um congresso de dança gospel atrai Deus? O que em nós atrai Deus? Tal afirmação aponta para uma grotesca heresia e um descompromisso com a Palavra, pois a mesma nos diz que é Ele que nos atrai a si e não nós o atraímos. Que tipo de sacrifício ou modismo tem poder de atrair Deus? Realmente a fundamentação começa mal e mostra o fracasso do esforço humano nas coisas do Reino.

Veja está pérola de valor inestimável: “Nos reuniremos porque desejamos que o Rei tome seu trono, expanda seu governo e retorne para buscar os que o amam de todo coração, alma e entendimento”.
O Rei tomar seu trono? Por acaso Ele o perdeu ou esqueceu onde se encontra ou mesmo depende do homem para tê-lo? Deus algum dia abandonou seu trono e precisa que o ajudemos a consegui-lo de volta? A Palavra nos diz que o Senhor está assentado em um alto e sublime trono. O verbo está no presente nunca no passado. Se precisamos fazer um congresso de dança gospel para Deus tomar seu trono, pergunto: Quem está assentado agora no trono? Quem governa o universo? Hebreus 1:3 nos diz que: “O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas.”
Vejamos estes texto neotestamentários só para vermos como essa infantilidade passa longe da Palavra de Deus e traz vergonha para seu Nome.
Heb. 1:8 – “Mas, do Filho, diz: O Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de equidade é o cetro do teu reino”. Não diz que o trono precisa ser tomado em algum momento.
Heb. 8:1 – “Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade”. O texto é claro demais.
Apoc. 3:21 – “Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.
Continuando com o texto da chamada temos o seguinte: expanda seu governo.
Desconheço essa forma de pensamento e comportamento durante os mais de 2000 anos de história da igreja tenha sido utilizada. Mas parece que por falta de conteúdo e do que dizer, fala-se qualquer coisa que aparente sabedoria ou espiritualidade e ai tudo fica bem. O Reino de Deus não se expande através de dança. Isso não tem cabimento. A expansão do Reino se dá através da chegada das boas novas de salvação proclamadas no poder do Espirito Santo. Essa afirmação da pastora tira a igreja de sua função precípua de evangelizar tornando-a cativa em 4 paredes. A igreja precisa mostrar sua cara ao mundo e dizer o motivo de sua existência e não privatizar Deus no íntimo do homem ou amordaça-lo dentro de templos.
Agora o complemento da afirmação da chamada causa mais espanto:  e retorne para buscar os que o amam de todo coração, alma e entendimento.
Retorne para buscar os que o amam? Quando Deus partiu para retornar? Será que autora do texto está falando da segunda volta de Cristo? O apóstolo Paulo nos diz em sua carta aos Romanos que Deus opera em todas as coisas para o bem daqueles que o amam. Deus está bem presente nos acontecimentos da vida levando-os a bons termos para o bem daqueles que o amam. Deus nunca se ausenta porque não pode se ausentar, porque isso anularia sua infinitude, sua onipresença, seu amor por nós. Confunde-se figuras de linguagem com afirmativas e ai se apresenta desconhecimento dos gêneros e figuras empregados na escrita das Escrituras.
Deus nunca abandonou aqueles que o amam porque não pode negar a si mesmo. É sua promessa escrita em Sua Palavra que Ele estaria conosco até a consumação dos séculos.
O pior é que as bobagens não param e somente pioram, veja isto:
Este é um encontro para os que desejam mergulhar e se posicionar em meio ao grande propósito de Deus para sua criação...”.
Desde quando dança faz alguém mergulhar e se posicionar em meio ao grande propósito de Deus para sua criação? E é preciso perguntar, qual é mesmo esse grande propósito de Deus para sua criação? Creio que dificilmente a autora do texto saberia dizer. Que afirmação sem cabimento e desprovida de lógica e fundamentação!
Agora essa afirmativa é sensacionalmente pueril: “É o Reino vindo em nossa direção, tomando forma dentro de nós, se expandindo sobre a Terra, até que tudo tenha fim, e enfim, estejamos somente com Ele.
Quer dizer que dança gospel implica no Reino vindo em nossa direção? Acho que aqui cabe uma grande rizada e é até bom porque descontrai e alegra o ambiente.
O Reino já está em nós, dentro de nós, nunca vindo em nossa direção nem se expandindo através de dança ou quaisquer tipos de encontros gospel. Gostaria de sugerir dois bons livros sobre o Reino de Deus – A Vinda do Reino de Herman Ridderbos – O Evangelho do Reino de George Eldon Ladd. Creio que se lermos estes livros e os confrontarmos com a Palavra aprenderemos claramente o que é o Reino de Deus, seus aspectos cumpridos, sua presença e consumação final.
Para terminar dentre vários temas para workshops ou oficinas está um que me chamou atenção e diz respeito em relação a dança e o retorno de Cristo. Gostaria de saber como será fundamentada esta palestra. Pode ser que haja uma revelação extraordinária vinda dos céus que será dita naqueles dias do congresso. Coisas que nem anjos intentaram saber ou tomaram conhecimento. Mas acho que dá para afirmar sem medo de errar que serão ensinamentos erráticos, com utilização de versículos da Palavra fora de seus contextos e mesmo interpretações que forçam a barra distorcendo o significado dos textos citados, adaptando textos bíblicos a argumentos espúrios.
Para quem gosta de si alimentar daquilo que o filho pródigo se alimentou antes voltar para casa de seu pai, será um grande momento.

Soli Deo Gloria

Pr. Luiz Fernando R. de Souza



20 comentários:

  1. Caro companheiro pr. Luiz Fernando,

    Paz amado!

    Cometeste um engano em chamar com cavalherismo e educação, este evento de uma BOBAGEM.

    Este evento, creio eu, na tentativa de encontrar uma palavra quase ideal, seria denunciá-lo com o título de ABOMINÁVEL e mentiroso.

    Este vento anuncia o quão desgastada se encontra a igreja no mundo, e de forma hedionda, como está sendo atacada por inventores de bençãos na forma de heresias.

    A mentira encontrou um tapete vermelho gospel e fincou os seus pés diante da propulsão encadeada pelos assaltantes da fé, que com brilho próprio, enganam sem pena e sem dó, aos que se alimentam de qualquer porcaria que faz mal a saúde espiritual.

    O homem perdeu o rumo nos ensinos e o seu aprendizado é precedido pela inconsciência de uma vida que não consegue separar o Bem do Mal.

    A falácia da prosperidade tem causado um caos na sociedade que se deteriora nos caminhos de mentira.

    Bom saber que em nosso nosso meio existe uma igreja que, não se cala e produz de uma forma ou de outra, um alimento saudável e recheado de alertas. São os que não se vendem nem a baal e muito menos à mamom.

    O Senhor seja contigo, nobre pastor,

    O menor dos teus irmãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amado colega Pr. Newton,
      suas colocações foram precisas e cirúrgicas. Essa coisas acontecem porque Paulo já nos havia advertido que chegariam dias em as pessoas teriam comichão nos ouvidos. Infelizmente é uma realidade que adoece a igreja e rouba sua vitalidade.
      Um forte abraço.

      Excluir
  2. concordo plenamente isto e so para chamar ateçao do povo este povo se iluda indo atraz de falsos pastores que fazem tudo para aparecer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado colega Pr. Volni,
      que o Senhor nos livre do engano tão comum em nossos dias.
      Um forte abraço

      Excluir
  3. QUERO AQUI, NO BOM SENTIDO, APLAUDIR O PR. NEWTON CARPINTERO POR APOIAR A ATITUDE DO PR. LUIZ FERNADO EM DENUNCIAR ESTA "BOBAGEM DE DANÇA PARA ATRAIR DEUS". PORQUE ESTOU "APLAUDINDO"? PORQUE, INFELIZMENTE EXISTEM PESSOAS INCAUTAS QUE ESTÃO APLAUDINDO ESTA "BOBAGEM"...

    REALMENTE É, NO MÍNIMO, RIZÍVEL, ESTA IDÉIA DE ATRAIR DEUS COM UMA DANÇA, ÀS VEZES, RECHEADA DE PASSOS SENSUAIS.

    O QUE LEVA UMA PASTORA A PENSAR ALGO TÃO SEM NOÇÃO? DEVIA PROCURAR AGIR DE TAL MODO A ATRAIR AS PESSOAS PARA DEUS, PREGANDO O EVANGELHO SEM HERESIA, SEM HIPOCRISIA...

    AS VEZES FICO PENSANDO ONDE VAMOS CHEGAR COM TANTA "BOBAGEM" SENDO COLOCADA COMO SE FOSSE A "GRANDE DESCOBERTA DO SÉCULO"!...

    DEPOIS DESTE "ABOMINÁVEL CONGRESSO DE DANÇA", NÃO ME ASSUSTA SE SURGIR "CONGRESSO DE RISOS", "CONGRESSO DE SAPATEADO", "CONGRESSO DE PALMAS", "CONGRESSO DE RETETÉ"...

    AGORA, SÓ RESTA SABER SE O TAL "CONGRESSO" É DE DANÇA "VALSA SANTA", "FORRÓ SANTO", "FUNK SANTO", "ROCK SANTO"...

    ERA SÓ O QUE ME FALTAVA!

    GRAÇAS A DEUS, PORÉM, QUE DEUS TEM SEMPRE RESERVADO MUITOS "7.000" QUE NÃO SE CURVARAM E NEM SE CURVAM A BAAL!

    ABRAÇOS.

    JORGE D. ASSIS, PR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu colega Pr. Jorge,
      parece-me que este foço não tem fim e que cada vez mais atrai muitas pessoas.
      Modismos tentam substituir o poder do Espírito, mas o que mais precisamos é aquilo que desconhecemo.
      Sejamos vigilantes.
      Um forte abraço,

      Excluir
    2. a igreja dos nobres colegas devem ser top´s para serem juízes de outros!!! Misericórdia e graça

      Excluir
  4. Me preocupo quando alguns criticam o ministério de outros com tanta veemência, chega a beirar o farisaismo. Penso que toda critica deve ser feita diretamente a própria pessoa ou ministério. Sempre é fácil falar por blog ou email. Mas o certo, é orarmos e o que for excesso, o Senhor esclarecerá. Mas colegas muito cuidado em tocar em ministérios, o mesmo princípio que se aplica a vossos ministérios, ou seja, o que tocar em vcs acertarão com Deus, vale para outros que vcs podem estar tocando, CUIDADO COM A RELIGIOSIDADE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado irmão Leonay,
      agradeço sua visita ao blog ela somente o enriquece. Entendi suas colocações e pondero sobre alguns pontos: 1o. Sua postura se aproxima muito dos grupos LGBT que acham que todos têm que concorda com eles em tudo, não cabendo nenhum tipo de discordância. Disse Nelson Rodrigues: "Toda unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar". Discordar é sempre necessário e útil até para se fazer um contra ponto em relação aquilo que tem prevalecido. Se o Senhor Jesus tivesse usado seu modo de pensar nunca teria criticado a hipocrisia dos fariseus de sua época. O mesmo se daria com Paulo que atacou veementemente os gnósticos de seu tempo ao mesmo tempo que confrontou os judaizantes que foram um espinho em seu ministério. O que dizer dos primeiros pais da igreja que bateram de frente com as heresias de seus tempos? Assim sendo, a concordância com essa coisa espúria que se processa no meio evangélico em nosso pais, precisa sim ser confrontada e denunciada para que não viremos cínicos ou covardes, alertando os mais novos na fé a não assimilarem tais sandices. A história da igreja nos diz que somente orar não resolve, mas orar e confrontar.
      20. Ninguém estã tocando em ministério de ninguém, porque ninguém é dono de ministério algum. Tudo vem Dele, por meio Dele e para Ele. Se você teve cuidado de ler o texto com atenção, não mencionei nomes de pessoas nem de igrejas.
      3o. Religiosidade se expressa através do complexo de avestruz. Esse animal quando confrontado com algum tipo de perigo, enfia a cabeça em um buraco deixando o corpo para fora, achando que está protegido. Assim sendo, lhe digo com todo carinho, sem querer ofender: Cuidado com a Religiosidade que o cerca e o faz crer que tudo se endireitará normalmente.
      Um abraço
      Em Cristo

      Excluir
  5. O que atrai Deus é aquilo que Ele mesmo pre-estabeleceu em sua imutável palavra, sim amigos com certeza o tempo que Paulo descreveu a Timóteo se cumpre no que se refere a um tempo em que as pessoas se cercariam de líderes ou mestres segundo suas próprias vontades, ja não bastante esse lixo denominado show gospel, provinciano dos provincianos, ainda atrelam a uma manifestação cultural livre o peso de atração da presença de um Deus tão respeitável como o nosso, não descarto a manifestação artística e cultural dentro do âmbito de nossas igrejas, desde que seja dada a devida relevância, ou seja, meramente cultural, agora daí pressupor na maior "cara de pau" que isso vá gerar realidades transcendentais da presença de Deus, faça-me o favor.

    ResponderExcluir
  6. Prezado colega Pr. Vinicius,
    mas o que estamos vivendo em nossos dias é uma completa anulação da Palavra de Deus e um enxerto de heresias no seio da igreja. Para os jovens e novos na fé essas propostas mirabolantes são altamente atrativas, mas ao longo do tempo corroeram a fé e os tornaram céticos. Você bem disse sobre aquilo que está na Palavra é que agrada ao Senhor, mas vem a pergunta: Nesse movimento gospel que está preocupado com isso?
    Deus tenha misericórdia de nós.
    Um forte abraço.
    Em Cristo

    ResponderExcluir
  7. Ilustre colega, permita-me a ousadir de tecer um simples comentário.
    Concordo que hoje, muitas Igrejas e Pregadores têm utilizado de "estratégias" exageradas para pregar o Evangelho e Adoradr a Deus.
    Me considero muito aquém dos conhecimentos e atuações dos colegas que aqui escreveram, mas procuro sempre, questionar a pessoa que está falando, o que deseja transmitir com as palavras ou ações.
    Podemos, talvez, incorrer em injustas interpretações.
    Alguém perguntou aos organizadores do evento o objetivo e o sentido das palavras?
    Isto também é agir observando os princípios constitucionais das liberdades religiosas e, acima de tudo, ser prudente, vigilante e até mesmo, misericordioso.
    As palavras? Elas possuem diversos sentidos dentro de vários contextos.
    Por exemplo? Atrair a Deus? É possível?
    Para a mulher hemorrágica sim. Ele se arrastou até tocar suas vestes.
    Para o ladrão na cruz sim. Ele clamou por salvação.
    Para o cego que jazia à beira do caminho sim. Ele gritou até atrair a atenção de Jesus. Aliás, sabemos que muitos "discípulos", o repreenderam e acabaram sendo repreendidos pelo Mestre.
    Como poderia atrair a Deus? Com meu toque, com minha confissão, com meus gritos por misericórdia, com minha oração, com meu louvor e quem sabe, até com minha dança.
    Óbvio que não me refiro à dança mundana, mas como a dança de Miriã, Davi...
    Por fim, quanto a existirem muitos sites religiosos com conteúdo inaproveitável, com certeza, existem sim.
    Mas também existem bons sites e blogs, com discussão de temas salutares ao crescimento cristão, não é mesmo?
    Abraço fraterno.
    Graça e paz!

    ResponderExcluir
  8. Compartilhei este post em meu perfil no Facebook, não sem um veemente comentário denunciando como parta da "baboseirologia" de líderes e "igrejas" que, de cristãos, parecem só ter o nome. Saudade dos tempos em que os evangélicos eram minoria sem mídia. Hoje ainda somos minoria, mas o crescimento exponencial produziu mídia e é o que tem produzido líderes ávidos de aparecer com seus congressos ricos de bobagens e pobres das Escrituras. Já começo a pensar que esses "evangélicos" já são campo missionário, que precisam do evangelho simples para serem salvos. Não fazem parte da igreja do Deus vivo, com algumas exceções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc deveria dançar... ai entenderia do que Deus é capaz... quer evangelho mais simples que a musica e expresão... todos entendem... não preceisa ter lido a biblia uma só vez.... a cada danaç a cada experiencia que vivo quando danço, Cresço espiritualmennto, me renovo, transformo, na presença de Deus até a tristeza salta de alegria!! OBS.: danço a mais de 12 anos, e sou lider de um ministério há 10....

      Excluir
  9. O Reino de Deus não significa algo passageiro e sim eterno, as pessoas não tem noção nenhuma sobre dança, dança é alegria que é expressado através das jeito corporal, é um arte. A sexualidade está em todos os lugares até mesmo nas palavras que são ditas sobre pessoas ou até mesmo ministério, devemos orar, porque não é falando de dança, que foi algo que Deus criou, o Reino de Deus não é comida e nem bebida, mais buscar por pessoas que ainda não conhecem a Deus. A dança é um ato profético, pois tem pessoas que não enxergam, mas com a dança ela vai consegui vê a expressão das pessoas, e vai sentir o toque do Espírito Santo. Temos que orar mais a Deus e pedi a Revelação que vem de Deus, e não uma mente pequena e vazia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo... a atitude desse povo, além de ridicula e profana!!!

      Excluir
  10. amigo eu compareci e nunca vi um agir do espirito santo dessa forma,,,, acredito que nao devemos julgar sem estar presente para tirar as comclusoes,,, infelismente estava procurando algo do comgresso e vi esta postagem apenas peço que nos visite ano que vem e tire suas proprias conclusoes,, que Deus abençoe grandemente e possa agora apenas com um simples toque lhe mostrar o reino estabelecido em nossas vidas pela presença de DEus que nos faz ser dicipulos ,,,,,ganhadores de almas,, servos,,,,, medite mateus 10:5

    amandaggcc@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã Amanda, agradeço sua visita e comentário. Pondero alguns pontos de seu comentário. 1o. Quanto não a julgar essa postura não é bíblica, pois, o próprio Cristo Julgou várias vezes, os apóstolos julgaram e nós julgaremos os anjos. Não julgar leva ao cinismo e à covardia que têm como corolário a lassidão e mesmo o descompromisso. Julgar é necessário e útil para mantermos a Sã Doutrina como nosso padrão. O Senhor Jesus em João 7:24 nos incentiva a julgar de acordo com a reta justiça;
      2o. Segundo seu ponto de vista é preciso experimentar algo para saber se ele é bom ou não, se assim for, teremos de experimentar todo tipo de droga para sabermos se vicia, mata ou degenera o homem. Sua forma de pensar ainda é pequena, pois somente parte do empirismo. Não existe somente essa forma de pensar, agir ou de conhecimento, mas temos na literatura o conhecimento necessário para não mexermos com nenhum tipo de drogas. A Palavra já nos alerta para tais tipos de congressos e outras baboseiras gospel de nossos dias e chama isso de fábulas inventadas pelos homens.
      3o. Você disse que experiências não se contam, mas devem ser vividas. Puro pragmatismo e pouquíssima reflexão. Mas assim agem os cristãos hoje. São poucos reflexivos e muitos sentimentais. Você em momento algum mostrou pela Palavra que esse congresso era viável, mas somente falou de sentimentos e coisas mais. Sentimento não é nossa regra de fé e prática, mas a PALAVRA DE DEUS E SOMENTE ELA.
      Você deve ser uma pessoas jovem e assim sendo está em fase de crescimento.
      O grande teólogo John Mackey disse: "“A entrega sem reflexão é fanatismo em ação, mas a reflexão sem entrega é a paralisia de toda ação”.
      Deus a abençoe ricamente.
      Em Cristo

      Excluir
  11. eu estive la e vi o agir do espirito santo como nunca antes,,, a biblia e clara para nao julgar, apenas peço para que ano que vem possa compareçer pois assim podera tirar suas conclusoes, somos discipulos servos profetas, e infelismente experiencias nao se contam ou explica se vive,,, e hoje minha vontade era que todo o mundo sentise o que senti,,,,,,,,,, la neste comgresso deixo mateus 10:5 para meditação e que o espirito santo possa tocarlhe grandiosamente nesta manha e mostrar que o agir dele nao é brincadeira e que a voklta de jesus se aproxima e precisamos ter santidade o reino estabelecido autoridade em nossas vidas,,
    amandaggcc@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Fala sério... é ridiculo isso.... pastores destruindo ministérios??? acaso Davi e Miriaã não dançaram??? se é "modismo" eles a ditaram danço a mais de 12 anos... sou um ministra de dana e sei o que já vivi e vivo na presença de Deus... as experiencias que tenho na presença dele... por acaso o diabo tem criatividade pra criar algo??? ele só reescreve... adapta... ele que Deus cria.. e faz a versão deturbada ... ele criou a biblia satanica... louvores engrandecendo a ele, sexo antes do casamento, nada é original... pq a dança é dele???... meu caros.... cuidem de seus ministerios e igrejas, cuidem em ganhar almas, em vez de crititcar e tentar parar quem esta fazendo... DESPERTA!!!

    ResponderExcluir

Construindo Casamentos Fortes na Era da Distração

  Construindo casamentos fortes na era da distração Por  Foco na FamíliaQuinta-feira, 7 de março de 2024 Na sociedade acelerada de hoje,...