25 fevereiro 2011

A LUTA CONTRA O VAZIO - BBB


"Respondeu-lhes pois Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras de vida eterna". Jo. 6:68.

A luta do homem moderno é para preencher o grande vazio existencial. A busca por entretenimento, por conhecimento da vida de pessoas famosas (fofocas), por curiosidades e fórmulas artificiais, realça este vazio. Meios artificiais são criados pelas mídias televisivas para prender a atenção dos assistentes. Se observamos seus conteúdos, veremos que são inversões totais de valores. A moralidade é desprezada, a gentileza banida, a cultura depreciada etc. premiando-se a estupidez, a força física (estética) e a hediondez. Este vazio aumenta quando a sociedade se alimenta destas coisas. Vemos a perpetuação da maior mostra de vazio existencial, BBB. Milhões de lares são expostos e afetados pelo conteúdo deste vileza. Nossos filhos são expostos a comportamentos bizarros, anticulturais, anti-sociais e mesmo imorais. Aprendem os modos mais perversos de comportar em relação ao sexo, absorvem comportamentos imaturos e erráticos em relação ao enfrentamento das crises da vida e tomam para si como padrões vivenciais a mentira, o engano, a traição e a competição desonesta. Eles ainda colherão os frutos destes momentos em suas vidas futuramente. Realmente é uma inversão de valores.
O pior é que milhares de cristãos se posicionam a favor desta vileza usando a desculpa que aprendem como o mundo está perdido. Na realidade, escondem também seus vazios existenciais. Com certeza, após esta falácia do BBB, milhões de lares ficaram mais pobres. O diálogo em família é substituído pela imbbbecilidade do BBB. As brincadeiras em família são desprezadas em detrimento do BBB. A oração familiar e individual morre nestes dias. Enfim, todos perdem muito por tão pouco.
Santo Agostinho orou assim: "Senhor tu nos criaste para Ti e só alcançaremos descanso em ti". O mesmo Agostinho disse: "Existe um vazio no homem que é do tamanho exato de Deus". Deus disse através do profeta Jeremias: "Porque o meu povo fez duas maldades: A mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas". Jer. 2:13
Enquanto o homem não voltar para Deus, fonte de vida, encontrar-se-á lutando contra seu vazio existencial. Enquanto Cristo não for entronizado nos corações, o homem terá fome e sede pelo transcendente e nada o satisfará.
Como você está? Cheio da melancolia do BBB? Com raiva porque quem saiu era seu candidato? Ou frustrado consigo mesmo por perceber que tudo não passa de ilusão?
Somente o Senhor Jesus Cristo pode trazer significado para a vida.

Soli Deo Gloria

Pr. Luiz Fernando R. de Souza

14 comentários:

  1. Pr. Luiz Fernando,

    O que mais me choca não é somente a questão do BBB, das novelas, dos programas de auditório, do Carnaval, etc, mas a que ponto os cristãos chegaram em seu estado de ignorância [desconhecimento de Deus e da Escritura] que nem reconhecem a própria degradação, e como descem tão fundo ao abismo moral, alimentando-o com suas vidas rasas.
    A audiência que se dá a essas "diversões" são consequência do que o coração está cheio. Foi o que o Senhor Jesus disse [Mt 12.35; 15.18-19]. Por isso, exortá-los a desligar a tv não terá nenhum efeito prático, pois o mal está tão entranhado em suas mentes que não sabem distinguir entre o certo e o errado, ao ponto de confundi-los como sendo a mesma coisa. São os mesmos que o profeta Isaías condenou: "Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo! Ai dos que são sábios a seus próprios olhos, e prudentes diante de si mesmos!...Por isso, como a língua de fogo consome a palha, e o restolho se desfaz pela chama, assim será a sua raiz como podridão, e a sua flor se esvaecerá como pó; porquanto rejeitaram a lei do Senhor dos Exércitos, e desprezaram a palavra do Santo de Israel" [Is 5.21, 21, 24].
    Grande abraço, meu irmão!
    Cristo o abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom é tão agradável estar compartilhando.Um abraço e fica com Deus.Sueleny,caiçara.

    ResponderExcluir
  3. MUITO BOA REFLEXÃO.GRAÇAS A DEUS NÃO DAMOS NOTÍCIAS DE MUITOS PROGRAMAS TELEVISIVOS, MAS COMO MÃE DE UM JOVEM, MINHA ORAÇÃO TEWM SIDO COMO A DE JESUS 'NÃO OS TIRE DO MUNDO MAS QUE O LIVRE DO MAL
    EM CRISTO
    ANDRÉIA.

    ResponderExcluir
  4. Olha gostaria que todos os cristãos ( que se dizem evangélicos ) lessem esta postagem. Tenho certeza que nossa sociedade está corrompida e doente, e nós temos que fazer a diferença e não deixar que estes programas imorais entrem em nossos lares.

    Um bom final de semana.

    Tiago

    ResponderExcluir
  5. Prezado irmão Jorge,
    realmente doi saber que muitos cristãos estão endurecidos para o Evangelho e sensíveis às estas anomalias. O mundo tende a piorar porque os cristãos abdicaram de seu chamado. O texto de Isaias é perfeito para este momento.
    Um abraço
    Em Cristo

    ResponderExcluir
  6. Que bom que a irmã está de volta. Somente o Senhor é o nosso provedor.
    Um abraço
    Em Cristo

    ResponderExcluir
  7. Irmã Andreia,
    infelizmente essa praga vem grassando na igreja e veio para ficar. Piora o nível espiritual dos cristãos e enfraquece a fibra moral da igreja. Faz muito bem em proporcionar outras alternativa para seus filhos.
    Deus a abençoe

    ResponderExcluir
  8. Tiago,
    obrigado por sua visita. Não posso acrescentar nada ao seu comentário. Foi muito pertinente.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  9. Ola meu Papa, muito me honra poder ler uma postagem como esta, é exatamente o que esta acontecendo com as familias de hoje, estão deixano se levar pelo o LIXO criado pela sociedade, é lamentavel ver cristãos envolvidos com esta desgraça de nome bbb, estão não, já perderam os valores do ETERNO,e isto é uma vergonha, pois quando deixamos os principios da PALAVRA DE DEUS SOMOS OBRIGADO A FAZER A GRANDE COLHEITA DA MISERIA, DA POBREZA E DA DESGRAÇA.
    ( O POVO SÓ VAI POSSUIR O QUE ESTIVER DISPOSTO A BUSCAR, POIS A PROVA DO QUE DESEJA É A BUSCA).
    PRABENS MEU PASTOR.
    Pr.Hélio de Jesus

    ResponderExcluir
  10. Meu caro Pastor Luiz Fernando,

    Hoje,li na revista "VOX OBJETIVA" de Belo Horizonte, Página 50, uma matéria que traz uma boa informação sobre o BBB. A cada edição, esse lixo televisivo vem caindo de audiência. O que já tinha atingido 49 pontos, em sua primeira edição, hoje não passa de 35 pontos. Se depender de mim, que não consigo nem assistir a propaganda desse famigerado programa e sempre que posso, o desconstruo, quando o cito como um exemplo maléfico em minhas pregações, logo não teremos mais este quadro televisivo, que é um deserviço a nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  11. Prezado Pr. Hélio,
    A baixeza do homem se revela quando ele se alimenta daquilo que é degradante. Famílias inteiras comem das migalhas que caem da mesa do sistema do mundo e abandonam o Eterno, como bem você disse. Somente o Evangelho ergue o homem dessa lama.
    Um abraço
    Em Cristo

    ResponderExcluir
  12. Pastor Luiz

    Comecei um blog ontem. Na verdade e` um blog meu como ex-evangelico, agora agnostico.

    Estou divulgando ele aqui para voce saber meu posicionamento e se possivel trocar ideias com os outros participantes.

    Grande abraco

    Emmanuel

    http://apokkalyypse.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Pastor Luiz,

    A Paz do Senhor!

    Parabéns pela postagem!

    Também aproveito o momento, pena que com atraso, para agradecer pelo comentário que deixastes em meu blog.

    Obs. A resposta para o mesmo está lá.

    Em Cristo, sou grato.

    ResponderExcluir
  14. Com todo respeito...

    É preciso ser muito "sem o que fazer" para se sentar em frente à uma televisão e perder tempo assistindo novelas, BBB e similares.

    Até as propagandas irritam e enojam!

    Mas é aquele caso: essa é uma maneira prática de burrificar as massas e influenciá-las, manobrando-as de acordo com os interesses pessoais de uma minoria dominante e, principalmente, de um diabo sedento por vidas descompromissadas com o Evangelho, vazias das coisas do alto e, consequentemente, distantes de Cristo.

    Que Deus tenha misericórdia do Seu povo e lhe ajude a redimir-se enquanto ainda há tempo.

    No amor dEle, que abre os nossos olhos e nos liberta por Sua Verdade.

    Shalom.

    Elaine Cândida

    ResponderExcluir

Construindo Casamentos Fortes na Era da Distração

  Construindo casamentos fortes na era da distração Por  Foco na FamíliaQuinta-feira, 7 de março de 2024 Na sociedade acelerada de hoje,...