I Pe. 5:7 - "Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós".
INTRODUÇÃO
Ansiedade foi caracterizada como o mal do século. Dentre as múltiplas coisas que este século produziu, a ansiedade é o mal que vem assombrando o homem nesta virada de século.
Tantos avanços tecnológicos. Tantas conquistas no campo da medicina. Tantos aprendizados na área dos comportamentos e mesmo assim o homem moderno é assolado por um mal criado por sua alienação do criador e sua ganância crescente.
Observemos os maiores e melhores meios de produção. Quantos produtos fabricados, quantas novidades invadindo o mercado, apontando para o maior desenvolvimento já conseguido pela raça. Por ano, além dos produtos fabricados no Brasil, entram no mercado mais de dois mil novos produtos. Quanto mais baixo o dólar for cotado em relação a moeda nacional mais importações acontecerão.
O advento da informática(ship) veio revolucionar os meios de produção, encurtando as distâncias de tal maneira que nós falamos com qualquer parte do mundo, sem sairmos de casa, pela Internet. Um dos pilares da globalização é o uso das comunicações com baixo custo. Milhares de lares já possuem seus computadores ligados à internet com banda larga. Alta velocidade de comunicação e alta definição. Assim, temos comunicação de voz e vídeo em tempo real. Aquilo que era produto dos filmes de ficção científica virou realidade bem presente.
Os carros são montados por computador e robôs, sendo oferecidos com melhor qualidade e preço.
A telefonia avançou a ponto de não precisarmos estar conectados por um fio para comunicarmos com o outro. Chega o telefone conectado à WEB. Nele você pode assistir filmes, baixar e-mails e até fazer conferência.
O dinheiro(papel moeda) está com seus dias contados. Hoje se fala do “smart-card”. Um cartão com memória para ser recarregado em pontos de bancários. As transações são on-line (tempo real) o que leva a uma maior agilidade nos meios de pagamentos. Hoje bilhões de dólares cruzam o planeta com simples toque no terminal de computador.
Cria-se que com a chegada do desenvolvimento e conseqüente tecnologia o homem seria mais feliz e teria tempo para aproveitar melhor a vida. Mas isso aprisionou o homem em uma cadeia de compromissos e competitividade infindáveis. Ninguém mais possui seus momentos de privacidade. E com isso o homem está vazio de conteúdo para enfrentar os embates da vida.
Diante de tanto desenvolvimento e conhecimento o homem moderno padece de um grande mal, a ansiedade. Aquilo que nos faz perder o sono, o apetite, prejudica a memória etc.
Mas o que é ansiedade?
Ansiedade pode ser definida como um sentimento de apreensão, mal estar, preocupação, angústia e medo.
Pode aparecer como uma reação a um perigo identificável ou imaginário.
Ameaça - A algum valor que o indivíduo considera essencial à sua existência como pessoa. Quando sentimos que algo valoroso para nós está sendo ameaçado, isso causa ansiedade. Essas ameaças atingem várias áreas de nossas vidas e isso nos perturba. E quanto mais o mundo se afasta do criador, mais nos vemos reféns dessas angústias.
Observemos algumas área que somos afligidos:
Ameaça física(morte) - psicológica ( perda da liberdade, objetividade) - outro valor (amor por outrem, sucesso, auto-estima, separação).
Conflito - Duas ou mais pressões. Surge um senso de insegurança que leva a ansiedade. Quando precisamos decidir entre duas coisas ou situações que nos parecem oportunas ou bem vindas. Isso gera a equação abaixo.
Aproximação x Fuga = Tendências
- Reações Psicológicas - reduz o nível de produtividade - sufoca a criatividade e originalidade - prejudica relacionamentos - interfere no pensamento e na memória.
- Reações Defensivas - ocultar a causa - reações infantis - álcool - droga, podendo até a se esconder num comportamento anormal mentalmente.
- Reações Espirituais - não ter tempo de orar - ler a Bíblia - redução de idas à igreja.
Colocar as Dificuldades Nas Mãos de Deus
I Pe.5:7 - No grego o verbo quer dizer: “Colocar nas mãos de Deus a situação, o problema de uma vez por todas” Implica confiança em Deus/andar com Deus diariamente.
Disse um hino: “não sei o que o futuro reserva, mas sei quem controla o futuro”. Outro diz: “porque Ele vive, posso crer no amanhã”.
Alegrar-se porque Ele prometeu em Mt.28: 18-20 - “... e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”.
Adaptar-se às situações ( dançar a dança da vida - a vida é dinâmica e se apresenta da várias maneiras - não podemos ser pessoas rígidas diante das situações, há tempo para tudo debaixo do sol, “o que nascido Espírito não sabe para onde vem, nem para onde vai( é Livre)).
Apropriar-se - Mt. 6:26-33 - “Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros;
e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?.
E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?.
E, quanto ao vestuário, porque andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
Não andeis, pois, ansiosos, dizendo:Que comeremos ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?(Porque todas estas coisas os gentios procuram) De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
Mas buscai em primeiro lugar o reino de Deus, e a vossa justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não vos inquieteis, pois, pelo dia d´amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal”.
Lc. 12:7 “E até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados...”.
Ilustração: “num grande transatlântico que cruzava o mar, à noite, quando sobreveio um grande temporal. O mar estava agitado. Ondas enormes se formavam. Os marinheiros lutavam para manter o barco bem.
Nisso um homem de posse abre a porta de um salão e vê uma menina brincando e sorrindo com seu cachorrinho. Ele lhe pergunta: Por que você está brincando? Não está com medo? Ela disse: não; Por que? Perguntou o homem. Ela respondeu: Porque meu pai é o capitão. Ele não deixará eu morrer”.
Soli Deo Gloria.
Pr. Luiz Fernando R. de Souza
PASTOR A PAZ ESTE ARTIGO, É REAMENTE UQUE ESTAMOS VIVENDO .SO JESUS PARA NUS AJUDAR E DAR EQUILIBRIO ESPIRITUAL MUITO IMPORTANTE. DEUS O ABENÇOE MIRIAN REIS
ResponderExcluirVerdade irmã Mirian. Precisamos de equilíbrio para não desfalecermos ao longo do caminho. Vamos continuar olhando para Jesus autor e consumador de nossa fé.
ResponderExcluirPr luiz,
ResponderExcluirRecebi seu email e aqui estou. Um blog muito relevante!
Que Deus continue abençoando a sua vida.
Um forte abraço,
Marcos Sampaio
Faça uma visita: http://solafide-blog.blogspot.com
Obrigado Marcos por visita o blog. Isto enriquece este espaço.
ResponderExcluirDeus o abençoe ricamente.
Pr. Luiz Fernando,
ResponderExcluirTexto muito bem elaborado (ainda que sintético) porque define e revela o problema ao invés de jogá-lo para debaixo do tapete, ou a insuflar os crentes a se verem como super-homens, seres blindados por um suposto poder auto-determinado tão em voga no meio evangélico atual.
O irmão indicou a doença, e apresentou a cura, que só é possível através do Evangelho e de uma vida verdadeiramente cristã, em que lançamos sobre os ombros do nosso Senhor todas as nossas aflições, angústias, dores e sofrimento, esperando nEle, confiando nEle, e recebendo dEle o sustento e a paz que excede todo entendimento.
Mais uma vez, parabéns! (já está ficando redundante).
Grande abraço ao irmão e amigo!
Cristo o abençoe imensamente!
Prezado irmão Jorge,
ResponderExcluirsomente Cristo pode ser auxílio nesta hora. Somente Ele pode acalmar nossas mentes e corações nas horas das angústias.
Um abraço
Naquele que troca nosso fardo pesado pelo Seu que é leve e suave.