07 outubro 2009

RESPOSTAS A ALGUMAS PERGUNTAS

Recebi algumas perguntas através do site de nossa igreja e as respondi nos boletins internos e via email. Hoje gostaria de transcrever algumas que achei interessante. Espero despertar o interesse para alguns pontos importantes. São respostas curtas e as fiz por causa de espaço. Abaixo quatro delas.

1 - POR QUE ALGUMAS PESSOAS SÃO CURADAS E OUTRAS NÃO, SENDO QUE RECEBERAM A MESMA ORAÇÃO NO MESMO CULTO?

Pergunta bastante pertinente. Podemos ver isso acontecer ao longo da história da igreja. Alguns são curados outros não e isso no mesmo culto, mesmo tendo recebido a oração por parte do mesmo pastor. Alguns dirão que os que não foram curados estavam em pecado e por isso Deus não pode abençoar. Outros dirão que os que não foram curados não tiveram fé suficiente para ocorrer a cura. Creio que ambas as coisas podem acontecer, mas para mim a grande verdade é que Deus é soberano e cura a quem quer, como quer e na hora que lhe aprouver. Mas Paulo nos lembrar que em todas coisas Deus trabalha para nosso bem. Se a cura estiver dentro dos planos de Deus para alguma pessoa, ela acontecerá porque os planos de Deus nunca são frustrados - Jó 42:2
Continuaremos a orar para que o Senhor manifeste Sua glória em nosso meio e assim muitas curas aconteçam.

2 - EXISTE UM SÓ TIPO DE FÉ NA BÍBLIA?

A Bíblia faz referência a alguns tipos de fé. Tem a fé salvadora. Está fé vem de Deus. (Ef. 2:8-9). Quando alguém se entrega nas mãos de Cristo e crê em Seu sacrifício vicário, ele o faz porque Deus lhe concedeu a fé salvadora. Existe outro tipo de fé que é a fé natural. Aquela fé que todos nós temos. Quando nos assentamos em uma cadeira, cremos que ela não quebrará sob nosso peso. Há o dom da fé que é concedido pelo Espírito Santo. Está fé é especialmente concedida para realizações de milagres. Geralmente vem ligada a uma cura ou algo semelhante. Isso mostra como a vida cristã é dinâmica e intensa. Deus concede estas capacitações para realizarmos sua obra.

3 - GOSTARIA DE SABER COMO VAI SER A AÇÃO E OBRA DO ESPÍRITO
SANTO DURANTE A GRANDE TRIBULAÇÃO.
O ESPÍRITO SANTO AGIRA NA TERRA NA ÉPOCA DA TRIBULAÇÃO? ELE ESTARÁ PRESENTE PARA CONVENCER PESSOAS DE SEUS PECADOS PARA
ACEITAREM A CRISTO JESUS
? ( pergunta recebida pelo site www.Ibalianca.com )

Prezado irmão,
sua pergunta é muito interessante. Nesta matéria de Escatologia (doutrina das últimas coisas) como é tratada em teologia, existem várias opiniões sobre a volta do Senhor Jesus Cristo. Alguns intérpretes crêem que Ele voltará para arrebatar a igreja e depois haverá a grande tribulação e consequentemente o juízo final, outros não entendem assim, mas que não haverá arrebatamento, mas que a 2a vinda de Cristo é coincidente com o arrebatamento, outros que não haverá milênio. Daí já deu para perceber que não existe unanimidade quanto ao assunto. Dentro deste contexto teológico alguns intérpretes da Bíblia entendem que o Espírito Santo não estará atuando como atua hoje. Ele, segundo estes intérpretes, atuará como atuava no Antigo Testamento. Virá e voltará não permanecendo com as pessoas como o faz hoje. Outra linha de pensamento indica que a tribulação já está acontecendo e por isso Ele continua atuando em nosso meio. De qualquer maneira, Deus o Pai determinou que quem convenceria o mundo do pecado, da justiça e do juízo, seria o Espírito Santo. É Ele quem dá vida ao pecador. É Ele quem leva o homem a crer em Jesus Cristo por meio da pregação da Palavra de Deus. Portanto, a igreja passando ou não pela a grande tribulação o Espírito Santo estará atuando na sociedade humana, chamando os eleitos à salvação. Não existe mais de um modo de Deus salvar. A idéia que na grande tribulação as pessoas se converterão através do martírio é totamente estranha ao Novo Testamento e incoerente com a teologia. Espero poder ter ajudado um pouco em sua dúvida. Continue a escrever para nós, pois, é um prazer muito grande sua participação. Sempre que desejar estarei à sua disposição.

4 - A IGREJA BATISTA DA ALIANÇA É PENTECOSTAL OU TRADICIONAL?
O QUE O IRMÃOS ENTENDE POR FUNDAMENTALISMO BÍBLICO
?

Prezado irmão,
agradeço sua pergunta e a entendo como muito oportuna.
Somos uma igreja batista com princípios reformados. Cremos nos dons do Espírito Santo, mas não somos pentecostais. Posso dizer que somos equilibrados. Em nosso rol de membros temos irmãos que vieram do metodismo, batistas tradicionais, presbiterianos, assembleianos. Como o irmão pode ver somos uma igreja que vem se pautando pelo equilíbrio na Palavra e isso torna nossa igreja, em Belo Horizonte, uma igreja alternativa. Nossas doutrinas são fundamentalmente batistas.
Quanto o que entendo por fundamentalismo bíblico gostaria de ponderar:
Esse termo tem vários significados, por isso, torna-se difícil uma posição intermediária. Mas em termos gerais, hoje em dia, ser fundamentalista é crer nas doutrinas tradicionais da Palavra de Deus e seus valores como: Nascimento virginal do Senhor Jesus Cristo, em Sua ressurreição, em Sua morte expiatória etc.
Diante de tanto afastamento da Palavra, quem crê nessas doutrinas fundamentais é chamado, hoje, de fundamentalista.
Podemos nos incluir no rol dos fundamentalistas bíblicos.

Soli Deo Gloria.

Pr. Luiz Fernando R. de Souza

5 comentários:

  1. Pastor Luís Fernando,

    A Paz do Senhor!

    A sua participação no meu blog sem sombras de dúvidas enriqueceu e muito o mesmo. Muito Obrigado!

    Quanto a sua dúvida, realmente comecei o curso este ano com o meu pai, todavia, meu objetivo maior era o reconhecimento junto ao MEC, pois, já tenho formação em alguns cursos livres de teologia.

    Todavia, os planos mudaram visto que fui agraciado por Deus com a fundação de um Instituto Bíblico de Teologia "Livre" no qual comecei a lecionar no mês de agosto.

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Pr. Luiz.

    Gostaria de lhe agradecer pela sua participação no Blog Bereianos, bem como seus comentários referentes à postagem "o Deus dos derrotados".

    Venho lhe informar que a postagem em questão foi excluída do Blog por conter um conteúdo controverso à bíblia. O sr. tem razão sobre o conteúdo do autor da postagem. Confesso que ainda não tinha lido a mesma por completo, pois quem a postou foi um colaborador do blog. Fiquei assustado e resolvi excluí-la ao invés de colocar ressalvas.

    Existem alguns colaboradores de nosso blog que possuem certa liberdade para postar artigos concernentes ao foco do mesmo. Porém, confesso que deste modo ocorrem algumas falhas que precisam ser corrigidas. Por isso, adotarei a partir de agora a moderação de todas as postagens, principalmente dos colaboradores mais "confiáveis".

    Prometo ser mais cuidadoso neste sentido.

    Desde já agradeço pelo apoio ao nosso blog.

    Grande abraço, em Cristo!

    Ruy Marinho
    Editor - Blog Bereianos

    Obs.: Por favor, deixe esta mensagem em "OFF", não precisa publicar.

    ResponderExcluir
  3. prezado Pr. Sylas,
    fico feliz em ver o crescimento da obra de Deus e como Deus o tem usado. Continue a batalhar com firmeza pelo Reino de Deus.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Prezado irmão Ruy,
    seu blog tem sido benção para muitos. Continue pois acredito que o Senhor tem sido glorificado.
    Parabéns pelo belo trabalho realizado. Muito competente e de muita qualidade.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Enquanto não houver uma postura nossa como líderes de denunciar essa pilantragem que se instalou na igreja evagélica hoje, ficaremos cúmplices de toda essa canalhice que se chama de "evangelho", não uma reforma, pois como daremos forma a esse monstro de sete cabeças que se chama igreja, não, precisamos de algo novo, não se põe pano novo em remendo velho, vinho novo em odres antigas, precisamos voltarmos pro evangelho de Jesus, precisamos denunciar esse evangelho da prosperidade.

    ResponderExcluir

Construindo Casamentos Fortes na Era da Distração

  Construindo casamentos fortes na era da distração Por  Foco na FamíliaQuinta-feira, 7 de março de 2024 Na sociedade acelerada de hoje,...