17 agosto 2014

E NÃO SOBROU NINGUÉM




E NÃO SOBROU NINGUÉM

Martin Niemöller foi um pastor luterano alemão que, em 1966, ganhou o Prêmio Lênin da Paz, e que desde a década de 80, tornou-se conhecido pelo texto: "E Não Sobrou Ninguém", adaptação do poema de Vladimir Maiakovski - "Quando os Nazistas Vieram Atrás dos Comunistas". 

O texto adaptado de Niemöller ficou assim: "Quando os nazistas levaram os comunistas, eu calei-me, porque, afinal, eu não era comunista. Quando eles prenderam os sociais-democratas, eu calei-me, porque, afinal, eu não era socialdemocrata. Quando eles levaram os sindicalistas, eu não protestei, porque, afinal, eu não era sindicalista. Quando levaram os judeus, eu não protestei, porque, afinal, eu não era judeu. Quando eles me levaram, não havia mais quem protestasse".

O texto está centrado no fato de que o nazismo não surgiu de uma hora para outra. Pouco a pouco foram feitas mudanças de valores que não foram observadas pelos alemães, e logo depois surgiram ameaças, impedimento da liberdade de expressão, controle da religião, pregação de conceitos bem diferentes dos praticados pela nação alemã, e por fim... o nazismo fez o que fez. Primeiro com os próprios alemães de origens diversas, e depois com o terror da guerra mundial. Muitas vidas foram ceifadas e a desgraça se abateu sobre o mundo de então, porque não houve reação sobre o que estava por trás da proposta nazista. Mas, o que isso tem a ver conosco? Antes de considerar algumas questões, já adianto: muito, e tudo a ver com a política de uma nação. Política é um dos assuntos mais complexos que temos; ela é demasiadamente poderosa.

O desgaste advindo das más administrações e do nível de corrupção, mexe tanto com a sociedade que a vontade que temos é de parar de ler esta matéria, pelo simples fato de tratar deste tema. Entretanto, a política é essencial, só que apenas poucos se preocupam em aprofundar seu conhecimento sobre o assunto. Por falta de interesse ou mesmo ignorância, fala-se muito sobre partidos e candidatos políticos, mas quase nada sobre a proposta ideológica que eles defendem. Não me refiro apenas ao sistema político, que é uma forma de governo que engloba instituições políticas para governar uma Nação, como a Monarquia e a República que são os sistemas mais tradicionais, mas sim, aos valores e intenções que os governantes, em nome do povo, aplicam em suas administrações. Para se ter uma ideia mais clara, um bom exemplo é o que temos visto nas declarações públicas da Ministra Martha Suplicy, do PT de São Paulo, sobre a "Ideologia do Gênero", afirmando que não podemos ensinar aos nossos filhos pequeninos sobre a sexualidade que devem assumir, mas somente quando chegarem à adolescência poderão optar se querem ser homens ou mulheres. Isso não é tolice de gente ignorante, nem de pessoas que desejam estar na mídia, mesmo porque muitas dessas ideias são desgastantes. Então, o que isso significa? A resposta é: "ideologia", e neste caso marxista. 

Não é comum perguntar aos candidatos ou partidos que desejam governar, quais os valores e princípios que acreditam. Por isso nos assustamos com leis que surgem, e que não fazem parte de nossa cultura e nem de nossa fé, já que a maioria da nação brasileira se diz cristã. Quer um exemplo? Ficamos impressionados com a "Lei da Palmada", pois é uma intervenção do Estado na família. Alguns até argumentam que precisamos defender as crianças. Concordo, mas elas já estão protegidas pelo Código Penal, só falta aplicá-lo. Então, por que essa intervenção na família? Isso é ideologia! O que é uma ideologia? Há dois sentidos de ideologia: neutro e crítico. O que se pode dizer do neutro, é um conjunto de ideias, pensamentos, doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo ou grupo, orientado para as ações sociais e, principalmente, políticas. A concepção crítica é que a ideologia pode ser considerada como um instrumento de dominação que age por meio de convencimento, alienando a consciência humana. Para alguns, como Karl Marx, a ideologia age mascarando a realidade. É preocupante quando não estamos atentos no que acredita aqueles que poderão estar no controle de nossas vidas, e o que é pior, sendo colocados no poder por nós mesmos, por meio do voto, democraticamente. Precisamos mudar esta realidade. Estar atento e sensível, sabendo o que está por trás do discurso, atitudes e propostas é uma obrigação fundamental, que se demonstra na coragem de questionar, mostrando preocupação com a mudança de determinados valores e princípios. Com isso, fica claro que existem pessoas com as quais candidatos e partidos terão compromissos mais profundos. Você concorda com a liberação da maconha? Você concorda com a intervenção do governo na educação de seus filhos? Você concorda com o aborto indiscriminado? O que você acha da mentira? Uma família deve ser constituída por um homem e uma mulher como diz a nossa Constituição? Você aceita que um professor da escola pública ou privada ensine homossexualidade para seu filho sem que você possa interferir nesse aprendizado? Pois é... tudo isso é ideológico e tudo isso está acontecendo. Tenho percebido que as políticas públicas de nossa nação estão indo contra o conceito de família tradicional que acreditamos, e pouco está sendo discutido sobre isso. Às vezes nos concentramos nas questões sobre quem seja menos corrupto ou o mais honesto, o que também é bastante importante, e nos esquecemos das ideologias que nos marcarão para sempre. 

Precisamos ter o cuidado de não imitarmos Maiakovski, e no final dizer: "...Quando eles me levaram, não havia mais quem protestasse". Temos a obrigação de enxergar o que está por trás dos discursos, se não por nós mesmos, pelo menos pelos nossos filhos e netos, que inocentes herdarão as consequências do nosso silêncio e de atitudes não assumidas pelo que se diz "policamente correto". Começando por nós, precisamos dar uma remodelada no caráter de nossa sociedade, e para quem é cristão de verdade, sabe que a única referência é Jesus Cristo, com quem podemos realmente aprender sobre ética e caráter.

Fonte: Email Recebido Pr. Barbosa - Autor - 
Pr. Luciano Estevam Gomes - PIB de Aracruz – ES.

Soli Deo Gloria

Pr. Luiz Fernando R. de Souza



07 agosto 2014

NOVA EDIÇÃO DO LIVRO OSSO DOS MEUS OSSOS/CARNE DA MINHA CARNE

Acaba de sair a 3a. edição do livro OSSO DOS MEUS OSSOS/CARNE DA MINHA CARNE. 
São abordados 4 assuntos fundamentais na vida de cada casal e família. 
  1. Como Melhorar a Comunicação no Casamento. O primeiro sinal de crise em uma relação é a comunicação deficiente. Respostas curtas, duras são sinais que algo não vai bem. Muitos casais não percebem isso e acumulam ao longo da vida ressentimentos e rancores que corroem a relação levando ao divórcio. O livro apresenta dicas de como melhorar a comunicação e encontrar o equilíbrio na vida a dois.
  2. Como Enfrentar as Crises Financeiras. Via de regra os casais mentem sobre essa área da vida. Para muitos existem mais dias do mês do que dinheiro para chegar lá. Aí, suprem as necessidades financeiras em cheques especiais, financeiras, cartão de crédito etc. e isso somente leva a opressão financeira. Dois de cada três casais separam tendo como um dos fortes motivos a área financeira. No livro você encontrará dicas de como administrar o dinheiro, sair das dívidas e ganhar qualidade de vida.
  3. Solucionando Conflitos. Não existe família sem conflito. A questão é como tratar os conflitos e melhorar o relacionamento. As causas dos conflitos são apresentadas e soluções apontadas.
  4. Melhorando a vida sexual. Ainda é um tabu no meio evangélico a palavra sexo. Este componente de nossas vidas é fundamental para bons relacionamentos entre os casais. O livro traz notas esclarecedoras sobre o assunto e encoraja e melhorar esta área.
Os pedidos poderão ser feitas pelo email prluizfernando@zipmail.com.br -prluizfernando1@gmail.com O valor do livro será de R$ 25,60 já incluídas as despesas dos correios.
Após o depósito ter sido feito, comunicar via email os seguintes dados: Nome, endereço completo, quantidade de livros e dia e número do depósito.
Dados da conta bancária:
Banco - Caixa Econômica Federal - CEF
Ag. 2923
C/C 883-6
Favorecido: Luiz Fernando R. de Souza



Construindo Casamentos Fortes na Era da Distração

  Construindo casamentos fortes na era da distração Por  Foco na FamíliaQuinta-feira, 7 de março de 2024 Na sociedade acelerada de hoje,...